Na pequena cidade de Haarlem, na Holanda ocupada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, três adolescentes se juntam à resistência, esse quadrinho narra suas histórias. As Sereias de Haarlem é uma história em quadrinhos baseada em fatos que foi escrita por Felipe Pan e ilustrada por Gio Guimarães, sim, dois brasileiros. Publicada em 2024 pela editora Nemo, R$ 84,90. Vale cada centavo MESMO!
Na história conhecemos e acompanhamos as duas irmãs Oversteegen, Freddie e Truus, e Hannie Schaft. Elas entram na resistência por caminhos diferentes. Na maioria de suas missões, elas executavam oficiais nazistas, com ou sem sedução, ou sabotavam os caminhos estratégicos para os nazistas. Mas não eram só missões de execuções e sabotagem que elas executavam. Elas também tinham a função de esconder e transportar judeus e outros perseguidos pelos nazistas a lugares seguros. Pena que o quadrinho só tem 136 páginas e não tem bibliografia. Felizmente, o oráculo Google está aí para procurarmos mais informações.
O quadrinho é muito bem-feito, preto e branco com detalhes em vermelho. Além da guerra e da resistência contra a ocupação holandesa, a história também aborda o papel das mulheres na sociedade. Sim, é uma história fundamental sob vários aspectos. Direitos humanos e igualdade importam sempre. Espero não precisar falar o óbvio, que As Sereias de Haarlem é um quadrinho político como todos os quadrinhos e como tudo que há na vida o são.
Boas leituras e até mais!
Rodrigo Rosas Campos