sábado, 3 de maio de 2025

Garimpando No Evento Eisner Week 2025: Migonautas Completo de Mig Mendes


    Sentindo falta de mais quadrinhos infantis? Eu também! Mas vamos primeiro a apresentação do garimpo de eventos: o mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.

    A pedra garimpada de hoje é Migonautas Completo e foi garimpada no evento Eisner Week 2025 ao preço de R$ 100,00. Migonautas Completo é, na verdade, uma caixa contendo toda a série Migonautas mais o livro do Thrash, tudo isso antes do mais novo volume da série, que é vendido fora da caixa. Diluindo o valor da caixa pelas cinco edições, cada edição sai a R$ 20,00. É claro que todas essas edições podem ser adquiridas separadamente! A caixa traz: Os Migonautas #1: O Despertar da Força; 2: JEPS – Jacarés do Espaço Profundo; 3: Eram os Deuses Astronautas?; 4: Space Opera dos Vinténs; e o convidado Thrash: As Tiras do Menor Fenômeno do Metal (com republicações dos anos 1990).

    Antes de mais nada, todas essas coleções são coleções de tiras. Sobre tiras, não dá para comentar uma a uma sem estragar as piadas. Mas vamos às edições: o número 1 dos Migonautas, O Despertar da Força, mostra como o Capitão conheceu o Imediato e como este entrou para a tripulação da nave Ursa Maior. A edição ainda traz uma outra série, onde conhecemos o entregador da Bellatrix Pizza, um delivery espacial, que faz crossover com nossos amigos da nave Ursa Maior.


    O número 2 nos traz os JEPS – Jacarés do Espaço Profundo, aqui, nossos intrépidos heróis se encontrarão com os tais jacarés do espaço profundo além de outras confusões dessa turminha do barulho. A segunda tira da página 5 é genial! Outras tiras de destaque são as duas da página 18, as duas da 15, a primeira da 16, as duas da 20, a segunda da 21 e a última do livro. A saga do planeta X é muito boa mesmo! Até agora, o melhor da série Migonautas!

    O número 3 vem com o título “Eram os Deuses Astronautas?”, mas, nesse caso, o título não é o tema padrão das tiras. É o que mais traz sátiras e paródias da ficção científica na cultura pop. Entretanto, as tiras mais inspiradas são a segunda da página 1, a segunda da página 2 e a segunda da página 7.


    O número 4 traz a sequência de tiras Space Opera dos Vinténs em que os Migonautas passam por várias situações diferentes e é, dessas quatro edições da série na caixa, a que mais se assemelha a um conjunto de histórias maiores fechadas. Achei a mais inspirada e a que melhor desenvolveu as possibilidades das séries de tiras. É claro que cada tira funciona isoladamente, mas ler estas na sequência certa é outra experiência.


    Finalmente chegamos no Thrash: As Tiras do Menor Fenômeno do Metal, que mostra as aventuras de um menino politicamente incorreto dos anos 1990 tentando carreira no heavy metal e suas confusões em tiras de humor bem ácido. Como Felipe, que quer ser chamado de Thrash, é um pirralho vestido de metaleiro, ninguém o leva a sério. Como mostra um para texto do próprio autor, ele também é o personagem politicamente incorreto do Mig Mendes. Suas tiras foram originalmente publicadas na Folhinha entre 1992 e 1993. Este vem na caixa dos Migonautas Completo, mas fiquem avisados; só este é politicamente incorreto e (só por garantia) é recomendado para maiores de 18 anos. 

  E agora, prestigiem os pequenos eventos… opa, temos um adendo aqui. A caixa Migonautas Completo não inclui o mais novo volume da série Migonautas: Meninautas de 2024. A Almirante Lorreny aproveita que as férias de suas duas filhas, Dedê e Duda, coincidem com as dos Migonautas para passar o comando da nave Ursa Maior para as meninas enquanto os Migonautas ficam de férias na Terra.


    Mas será que as meninautas darão conta das missões sem destruírem a nave no processo? Será que a nave resistirá a duas crianças? A resposta está na leitura desse novo e divertido volume da série Migonautas: Meninautas, que eu esqueci de anotar o preço e é recomendado para TODAS as idades! Mig Mendes também é autor de A Princesa dos Brasilossauros.

    Bom, agora sim o recado final; prestigiem os pequenos eventos de quadrinhos nas suas respectivas cidades. Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos

P.S.: Lembrando, desses volumes, o único que não é indicado para crianças, apesar de ser um menino metaleiro bem politicamente incorreto, é o Thrash!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garimpando No Evento RPG & Boardgames no Condado: Ser ou Não Ser… André Soares de Raichel

     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que...