sábado, 6 de abril de 2024

Garimpando No Evento Eisner Week: O Amante de Lady Frankenstein de Hermán Migoy e Patricia Breccia

 



+18


    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.

    A pedra garimpada de hoje é O Amante de Lady Frankenstein de Hermán Migoy e Patricia Breccia, foi garimpada no evento Eisner Week em Niterói com o editor, R$ 60,00, vale cada centavo.

    Frankenstein de Mary Shelley é um dos livros de terror mais aclamados, citados, adaptados, resignificados e relidos de todos os tempos. E isso é um baita elogio para um livro escrito em 1818 num despretensioso concurso literário entre amigos. Mas e se Victor Frankenstein, o cientista que criou o monstro, tivesse se casado com uma prima inglesa? Essa foi a alteração feita por Hermán Migoy, texto, e Patricia Breccia, arte, em O Amante de Lady Frankenstein, um terror erótico que reconta a história do monstro de Frankenstein da maneira mais inusitada possível.

    Por alguma razão, Victor Frankenstein é um homem recluso e não muito querido por sua comunidade, apesar de rico. Para sanar um pouco essa imagem, ele manda buscar da Inglaterra, sua prima Elizabeth, cuja mãe morrera de parto e seu pai havia falecido recentemente, para com ela casar-se. O casamento acontece e, a única regra que Elizabeth não pode quebrar é a de não ir ao laboratório na torre mais alta do castelo.

    Você já deve ter percebido que se nossa heroína não desobedecesse ao marido não teríamos história, ou ao menos a história não seria tão boa. É claro que ela descobre o segredo sórdido do marido, mas até aqui, nada há de tão escabroso em um médico obcecado pelo estudo de cadáveres. Entretanto, com um marido workaholic, não demora muito para que Elizabeth se envolva com o jardineiro, guarda-caça e ex-soldado do castelo, Adam.

    Adam, por sua vez, também desperta os desejos da cozinheira que, percebendo o caso da senhora, denuncia os amantes ao senhor que assassina Adam. A parte do terror começa quando o Barão e Doutor Frankestein transforma o cadáver de Adam no monstro e isso não é spoiler, é só o início da história. O Amante de Lady Frankenstein é considerada a fusão de Frankestein de Mary Shelley com O Amante de Lady Chatterley de D. H. Lawrence. É uma história erótica com terror e horror que escancara a hipocrisia do puritanismo e da condição da mulher em uma sociedade patriarcal. Uma leitura imperdível! Um desenho excelente e uma narrativa gráfica impecável!

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”. Faça a mesma coisa no site Literakaos.

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] Diário Macabro RPG Versão Beta

    Sim, isso é uma resenha de um RPG em fase beta. Descobri esse sistema ao consultar o site da editora do quadrinho Ink Madness . Diário ...