quinta-feira, 11 de abril de 2024

Garimpando No Evento Eisner Week: The Spirit Especial Aniversário de 80 Anos de Will Eisner


     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.

    A pedra garimpada de hoje é The Spirit Especial Aniversário de 80 Anos de Will Eisner, foi garimpada no evento Eisner Week, nada mais apropriado, em Niterói, R$ 48,00. Sim, Will Eisner é o cara que deu nome ao evento!

    The Spirit Especial Aniversário de 80 Anos de Will Eisner foi publicado aqui no Brasil pela JBraga Comunicação e é sobre este personagem mundialmente famoso, mas que, estranhamente, nunca teve boas vendas aqui em nosso país. Spirit é um detetive que auxilia a polícia e que, depois de ter sido dado como morto por um acidente bizarro, passou a ajudar a polícia e a combater o crime de forma clandestina.

    Ele é auxiliado pelo comissário Dolan, mas sabe que será preso se cruzar certas linhas, que ele não cruza. Spirit e seus amigos vivem em Central City, uma cidade fictícia que nunca foi exclusividade de uma certa distinta concorrente nos quadrinhos dos EUA.

    Apesar de sua história de origem rocambolesca, Spirit passa ao largo das histórias de super-heróis e vigilantes fantasiados. A série Spirit combina policial, sátira, humor, cotidiano, mistério, suspense, pitadas de deboche e de refinada paródia, tudo isso bem misturado, nem sempre junto e não necessariamente nesta mesma ordem. Cada história tem seus próprios ingredientes e eventuais ingredientes surpresas, metalinguagem também entra no tempero. Fora que é um comic de fato, ou seja, uma série literalmente cômica, com humor ácido e, por vezes, refinado.

    Ou seja, o leitor de Spirit não tem como saber o que esperar de uma história até terminar de lê-la. Esta edição traz 9 histórias completas, algumas coloridas, outras mantidas no formato original preto e branco. Todas as histórias foram originalmente publicadas em preto e branco, algumas foram especialmente colorizadas para esta edição. As cores até que estão boas, mas cor digital é cor digital e em alguns momentos se tem aquela impressão de que a página é uma tela de computador printada. Teria sido melhor deixar todas as histórias em preto e branco? Eu acho que sim.

    Os extras da edição da JBraga Comunicação são fantásticos, focados em depoimentos de fãs que trabalham no meio dos quadrinhos estadunidenses, falam dos bastidores e curiosidades da série. E ainda há um texto especial feito aqui mesmo que conta a história da publicação do personagem no Brasil, que, no início, teve seu nome traduzido para o Espírito. Este deve ter sido um dos raros casos em que a decisão posterior de manter o título e o nome do personagem em inglês deve ter sido motivada para que o público não o confundisse com outro espírito que também anda por aí e que já fez muito sucesso, mas isso estou tirando do achismo da minha cabeça.

    A série do Spirit é uma das mais longevas no mercado norte-americano, durou décadas com o mesmo autor, Will Eisner, porém pouco chegou a ser publicado aqui. Mas saiba que experimentar essa coletânea é ter a certeza de que você está lendo um quadrinho que reverbera em tudo o que é feito nos EUA e no mundo até os dias de hoje.

    A arte e a narrativa gráfica são fantásticas. The Spirit é um quadrinho que envelhece como um bom vinho; se você não bebe, como um excelente filme. É uma daquelas histórias que se mantém atual mesmo em seus elementos datados, pois seus personagens são pessoas que ressoam dramas e comédias vividos por pessoas em todos os tempos. Enfim, procurem pelo Spirit e o experimentem de coração aberto, pois alguma de suas mais variadas histórias saídas do espírito criativo de Will Eisner o(a) agradará e o(a) encantará. Se esta edição estiver muito salgada, sei que o Brasil não é fácil, garimpem o Spirit em sebos e gibiterias.

    É uma pena que nenhuma editora tenha conseguido publicá-lo de forma completa. O que consola é que, para além do Spirit, várias outras obras igualmente seminais de Will Eisner também foram publicadas e são periodicamente republicadas no Brasil.

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”. Faça a mesma coisa no site Literakaos.

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] Diário Macabro RPG Versão Beta

    Sim, isso é uma resenha de um RPG em fase beta. Descobri esse sistema ao consultar o site da editora do quadrinho Ink Madness . Diário ...