O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como livros clássicos. Os editores de quadrinhos nacionais são bem imediatistas e até mesmo obras como Fradim, Watchmen, Piratas do Tietê e Maus ficam difíceis de encontrar de tempos em tempos. A série “Garimpando em Gibiterias” fala de quadrinhos que valem a pena “garimpar” em gibiterias, sebos, estoques antigos de livrarias virtuais, feiras de livros e, se a grana estiver muito curta, em bibliotecas públicas. Sim, existem quadrinhos em bibliotecas públicas, é só procurar.
A pedra garimpada de hoje é Rio Por Doug Wildey, mais que um far west, uma ficção histórica escrita e desenhada pelo pai de Jonny Quest.
Esta é uma daquelas edições que lamentavelmente não está em catálogo permanente. Publicada no Brasil pela editora Globo, foi o número 5 da série Graphic Globo em 1990. Rio é uma ficção histórica. O personagem principal, conhecido como Rio, é um ex assaltante de trem regenerado que é chamado a trabalhar como Xerife numa pequena cidade.
Ao chegar na cidade, ele descobre que ela é pacata demais para o lugar em que ela está. Ninguém porta arma de fogo e nada acontece ali. Rio começa a desconfiar de que algo está errado quando ele reencontra uma velha amiga, a mulher é nada menos que a esposa de Jesse James e ele descobre que o criminoso e sua família mantém identidades falsas naquela cidade, bem como cuidam da segurança do lugar.
Mas um mendigo alcoólatra descobre esse segredo e o vende ao jornal local. A notícia se espalha e a cidade vira alvo de vários caçadores de recompensa, acabando com a paz daquela população que verdadeiramente nada sabia sobre a verdadeira identidade de Jesse James. Nem preciso dizer que o texto é redondo e os desenhos deslumbrantes, pintados a mão com mistura de técnicas, impecável.
Como disse, é uma ficção histórica, Jesse James e sua quadrilha existiram, mas Rio, a cidade e os demais coadjuvantes e antagonistas não. A revista é em formato magazine, em cores e, infelizmente, deve ser difícil de encontrar e nunca foi republicada. Deixe seus comentários com carinho e educação, pois eles serão lidos com carinho e educação.
Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “Garimpando em Gibiterias” e clique no botão “Pesquisar”. Ou digite apenas “garimpando” e encontrará títulos a mais em garimpos de eventos. Faça a mesma coisa no site Literakaos.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário