sexta-feira, 28 de março de 2025

Garimpando em Gibiterias: Tê Rex: Spoilerfobia, O Primeiro Livro Impresso das Melhores Tiras da Internet por Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo

Aconselhável para todas as idades!


    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como livros clássicos. Os editores de quadrinhos nacionais são bem imediatistas e até mesmo obras como Fradim, Watchmen, Piratas do Tietê e Maus ficam difíceis de encontrar de tempos em tempos. A série “Garimpando em Gibiterias” fala de quadrinhos que valem a pena “garimpar” em gibiterias, sebos, estoques antigos de livrarias virtuais, feiras de livros e, se a grana estiver muito curta, em bibliotecas públicas. Sim, existem quadrinhos em bibliotecas públicas, é só procurar.

    Nada é mais avançado que um básico bem executado! Em Tê Rex: Spoilerfobia com roteiros de Marcel Ibaldo e arte de Marcelli Ibaldo temos tiras de aproximadamente 3 quadros cada muito, mas muito bem executadas mesmo! Bem executadas, divertidas, inteligentes e para todas as idades! Isso forma público novo. Isso faz com que o público antigo, cansado de propostas mirabolantes que, muitas vezes, não funcionam, volte. As tiras já foram publicadas no blog da Tê Rex, que está com tiras mais novas neste momento; a primeira temporada está impressa este livro publicado pela Avec Editora.

    As tiras contam as aventuras de Teresa Rex, ou Tê Rex para os amigos, ou Tê para os muito amigos, uma tiranossaura rex nerd que vive em meio ao mundo nerd da pré-história. Esta valente dinossaura adolescente encara todos os perigos da pré-história nerd sem medo, mas seu maior e talvez único ponto fraco são os spoilers.

    Apesar do título, o grande destaque do livro vai da página 30 até a 39 em que há a sequência de tiras que, juntas, contam a saga Planeta dos Humanos Duzumano, uma adaptação satírica e tão boa de Planeta dos Macacos, que cheguei a imaginar a dupla de criadores lendo o livro Planeta dos Macacos que é três vezes melhor que qualquer um dos filmes. Perguntei a eles e os dois me garantiram que só viram os filmes. Espero que já tenham lido o livro, afinal o medo de spoilers da Tê é herança da Marcelli, não consigo comentar o livro Planeta dos Macacos sem comparar com os filmes soltando spoilers no processo.

    Marcel Ibaldo já é veterano nos quadrinhos, tendo publicado, entre outros títulos, The Hype em parceria com Max Andrade e que rendeu um troféu HQ Mix. Marcelli é a desenhista e o talento quase revelação, ela também tem trabalhos anteriores como Closed Window. Espero que Tê Rex seja a primeira de muitas personagens protagonistas recorrentes da Marcelli! Essa menina é talento presente e futuro do quadrinho nacional. Que este livro marque o início de uma história tão longeva e rica quanto a que foi iniciada na publicação da primeira tira do Bidu em jornal. Marcelli Ibaldo é, sem exagero, um novo capítulo na história dos quadrinhos brasileiros.

    Mas não pense que o ponto alto do livro são só piadas sobre cultura nerd e pop em geral, Marcel e Marcelli Ibaldo, escritor e desenhista, pai e filha respectivamente, usam esse contexto fantástico e, de forma divertida, mas não menos contundente, nos fazem refletir sobre temas bem sérios como bullyng, preconceitos de gênero (na família e até no próprio meio nerd) e até mesmo o racismo, que fere e machuca, é abordado de maneira sensível, com destaque na tira da página 18 de forma direta é certeira.

    Extras, tenho que falar dos extras. Uma página com a evolução da desenhista de 2015 até 2018; biografia dos autores; várias introduções; e a Tê Rex pelo traço de vários artistas consagrados dos quadrinhos nacionais, minha preferida foi a do Rafael Conte, tem um certo Vitor Cafaggi, autor de Valente, Ana Luiza Koehler entre outros. O livro tem lombada quadrada, 96 páginas, muita reflexão e, principalmente, muitas risadas!

Boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garimpando em Gibiterias: Tê Rex: Spoilerfobia, O Primeiro Livro Impresso das Melhores Tiras da Internet por Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo

Aconselhável para todas as idades!     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem ...