O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.
A pedra garimpada de hoje é São Paulo do Mortos Volume 1, Segunda Edição e foi garimpada no evento Eisner Week 2025, ao preço de R$ 35,00. São Paulo dos Mortos volume 1 tem capa de Wanderson de Souza (lápis) e Al Stefano (cores), que forma uma ilustração única junto com a contracapa. Foi publicada originalmente em 2013 e esta segunda edição é de 2024 com 104 páginas. Todos os roteiros e textos da série foram escritos por Daniel Esteves.
Em alguns momentos, farei comparações com a edição original. Esta segunda edição traz uma nova história, mas essa não foi a única diferença. Qual eu prefiro? Apesar da história extra e pelo motivo que comentarei no próximo parágrafo, prefiro a primeira edição. Quem sabe o Daniel não faça mudanças para a terceira edição. Mas agora, vamos as histórias:
Antes dos Mortos tem desenhos de Jozz. História sobre o ataque real da polícia a comunidade do Pinheirinho em São José dos Campos no ano de 2012. Nesta nova edição, ela foi colocada antes de Carona Para o Governador, o que, a meu ver, tirou o impacto da leitura do volume como um todo.
Próxima Estação conta com a arte de Al Stefano. 2022, uma mulher nos subterrâneos do metrô de São Paulo tenta fugir de um dos primeiros ataques dos zumbis. Nesta nova edição, ela é a primeira.
Com Você no Fim do Mundo tem arte de Laudo Ferreira (lápis) e Omar Viñole (nanquim). Para ser lida ao som do hit brega “Eu vou Tirar Você Desse Lugar”. Como lidar com entes queridos que viraram zumbis? O que você faria por amor a uma mulher que virou zumbi? Garante boas gargalhadas e uma dose cavalar de prazer culpado e politicamente incorreto.
Vício tem arte de Ibraim Roberson e Lucas Perdomo. É uma aventura na cracolândia que se eu continuar comentando dou spoiler.
Itaquerão, com arte de Bono (lápis) e Viñole (nanquim), vemos um clássico do futebol paulista, Corinthians x São Paulo jogado por três moleques malucos com jogadores, trio de arbitragem e uma torcida de zumbis. Só zoeira, bagulho doido, mano!
Carona Para o Governador é a última história e melhor história do primeiro livro. Com arte de Wagner de Souza e Alex Rodrigues. Como ficam as relações de poder e autoridade no caos do fim do mundo? Um grupo de sobreviventes conduz o Governador de São Paulo rumo a sobrevivência, mas será que o Governador sobreviverá? Em caso afirmativo, ele ainda terá algo a governar?
Sorte Para o Fim do Mundo com desenhos de Walmir Amaral foi a história acrescentada nesta segunda edição do primeiro volume de São Paulo dos Mortos. Nela, um cara sortudo pondera sobre a sorte que está tendo durante o apocalipse zumbi, mas será que a sorte durará para sempre? E se a sanidade acabar antes da sorte? Será a sanidade uma parte inerente da sorte? Bem que o Daniel Esteves podia ter deixado essa história para o volume V, só para obrigar quem já tinha o original a ter que comprar outra revista. A Zapata Edições está virando DC ou Marvel.
Histórias de terror com uma pegada metafórica da situação política brasileira, tal como A Noite dos Mortos-Vivos de George Romero tratou, implicitamente, do racismo nos EUA e da guerra do Vietnã. Um quadrinho nacional de terror imperdível. Atualmente disponível para compra no site da Zapata Edições juntamente com os volumes II, III e IV.
Prestigiem os pequenos eventos de quadrinhos nas suas respectivas cidades. Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário