sábado, 10 de dezembro de 2022

Dias de Horror para Calisto 2.0 e C4

Adaptações sem fins lucrativos de Rodrigo Rosas Campos da Obra de Danilo Beyruth et all.

Cuidado, esta ambientação contem spoilers! Mas até o fechamento deste texto, em 10/12/2022, o quadrinho Dias de Horror estava disponível gratuitamente em PDF no site do Chiaroscuro Studios (http://chiaroscuro-studios.com/publications/yearbook-2017/).

Introdução

    Dias de Horror é uma graphic novel de super-heróis made in Brazil. Feita pelos profissionais agenciados pelo Chiaroscuro Studios, que trabalham para editoras estadunidenses como DC, Marvel, Dark Horse, Titan Comics etc. É uma história fechada em edição única que traz novos personagens e um novo universo, portanto, qualquer um pode ler. Não é necessária nenhuma leitura prévia para o entendimento e não será necessária nenhuma leitura posterior, pois se trata de uma história verdadeiramente completa.

    A história foi roteirizada por Danilo Beyruth (Bando de Dois). Artes (desenhos, arte final e cores) de: Adriana Melo; Adriano Di Benedetto; Alex Shibao; Allan Jefferson Alisson Borges; Amilcar Pinna; Andrei Bressan; Breno Tamura; Bruno Oliveira; Cris Bolson; Daniel HDR; Daniel Maia; Danilo Beyruth; Diógenes Neves; Dijjo Lima; Eber Ferreira; Eddy Barrows; Eduardo Ferigato; Eduardo Pansica; Fabiano Neves; Felipe Watanabe; Geraldo Borges; Gustavo Duarte; Ig Guara; Ivan Reis; Jok; Joe Prado; Jonas Trindade; José Luis; Júlio Brilha; Júlio Ferreira; Leonardo Romero; Lucas Werneck; Marcelo Costa; Marcelo Di Chiara; Marcelo Maiolo; Márcio Fiorito; Márcio Hum; Márcio Menyz; Márcio Takara; Natalia Marques; Nuno Plati; Oclair Albert; Paulo Siqueira; Péricles Júnior; RB Silva; Ricardo Jaime; Robson Rocha; Rodney Buchemi; Rodrigo Spiga; Rogê Antônio; Ronan Cliquet; Ruy José; Thony Silas; Wesllei Manoel; Yildiray Cinar e Zé Carlos. Letras e design gráfico de Rodolfo Muraguchi. Capa: Danilo Beyruth (lápis); Joe Prado (arte-final) e Marcelo Maiolo (cores).

A Trama


    Um grande supervilão, que também é ditador da Krasólvia (um pequeno país do leste europeu), chamado de Doutor Horror, é acusado de ter conspirado com alienígenas para tentar dominar a Terra. Nessa invasão, alguns heróis morreram, entre eles, os três maiores heróis do planeta Solar, Caçador e Rapina.

    Se o leitor puder ler a graphic novel antes de continuar, ótimo. Caso contrário, os spoilers começarão; este é o último aviso.

    Leitor que só quer ser jogador, pare agora. Sério.

Regras do Cenário


A Ambientação


    1. Como os sistemas Calisto 2.0 e C4 são simplificados, a ambientação será feita depois da história, dando continuidade a ela. Ou seja, ou todos no grupo leram ou quem não leu tomará spoilers.

    2. A história da mesa séria uma bifurcação da realidade tendo em vista a possibilidade de uma continuação futura desmantelar o que foi definido na mesa de jogo.

    3. Todos os personagens publicados na revista são NPCs obrigatórios. Os jogadores terão que criar seus próprios heróis.

    4. O mestre pode permitir que os jogadores criem os personagens não nomeados como PCs.

    5. Ler os manuais básicos dos sistemas Calisto 2.0 e C4 é fundamental para o mestre e para os jogadores que criarão seus próprios personagens.

    6. O Básico de Calisto v. 2.0 e C4.

    6.1. Calisto v. 2.0 é um sistema de RPG genérico, criado por Tiago Junges, publicado pela editora Coisinha Verde, e que pode ser baixado gratuitamente. Ele é genérico, o que quer dizer que pode ser usado para a criação de qualquer cenário de jogo. Possui licença aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de Calisto v.2.0. C4 é a evolução de Calisto 2.0, também é genérico, o que quer dizer que pode ser usado para a criação de qualquer cenário de jogo, também possui licença aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de C4.

Licença Aberta de Calisto v.2.0


    A licença mecânica do sistema Calisto v.2.0 é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de Calisto v.2.0.

    Calisto v.2.0 é um sistema de RPG criado por Tiago Junges. A editora Coisinha Verde é a detentora dos direitos de publicação desse material, que pode ser baixado gratuitamente em (http://coisinhaverde.com.br/jogos/).

Licença Aberta de C4


    A licença mecânica do sistema C4 é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de C4.

    C4 é um sistema de RPG criado por Tiago Junges. A editora Coisinha Verde é a detentora dos direitos de publicação desse material, que pode ser baixado gratuitamente em (http://coisinhaverde.com.br).

Ficha de Personagem de Calisto v.2.0


    Nome:
    Conceito:
    Físico: __ Vida: __
    Mental: __ Mana: __
    Perícias:
    *
    *
    *
    *

Ficha de Personagem de Calisto com Forma Alternativa

Nome: ______________________________
Conceito: ____________________________
Físico: __ Vida: __
Mental: __ Mana: __
Perícias:
* forma alternativa + __
*
*
*
Nome: ______________________________
Conceito: ____________________________
Físico: __ Vida: __
Mental: __ Mana: __
Perícias:
*
*
*
*

    Em C4, forma alternativa é substituída por metamorfose, que poderá ser limitada de acordo com o contexto do cenário, o conceito do personagem e a decisão final do mestre.

Ficha de Personagem de C4

    Nome:
    Conceito:
    Pontos de Vida:
    Pontos de Energia:
    Perícias etc.:
    *
    *
    *
    *
    *
    *
    *

6.2. Perícia Combate: igual em Calisto 2.0 e C4

    A perícia combate exige que o jogador especifique o modo como ele combate. Pode ser algo abrangente; combate (artes marciais)+4; mais específico, combate (karatê) +4; ou mais específico ainda, combate (socos)+4 ou combate (chutes) +4.

    C4 possuí uma única desvantagem, toda arma de longa distância (arcos, adagas, estrelas voadoras, bestas, pistolas, metralhadoras etc.) possui munição limitada.

6.3. Perícia Condução de Calisto 2.0

    A perícia condução não exige que se especifique o quê o personagem sabe conduzir. Se ele possuir condução +4, por exemplo, saberá conduzir qualquer veículo ou montaria que o cenário apresentar. Mas se o personagem tiver condução (carro) +4, ele só saberá guiar carros. Se o jogador especificar o modelo, condução (Fusca)+4, ele só dirige Fuscas.

    6.3.1. Em C4, a regra condução se divide em veículos (para veículos mecânicos, automotivos, voadores, aquáticos, espaciais etc.) e animais, para o personagem saber montar em algum animal de montaria. Se o mestre for muito purista, usar uma carroça pode exigir algum grau tanto em perícias animais como veículos em C4.

6.4. Perícia Conhecimento: igual em Calisto 2.0 e C4

    A perícia conhecimento exige que o jogador especifique o assunto que ele conhece. Pode ser algo abrangente: conhecimento (sobrevivência) +4, sabe tudo de sobrevivência em qualquer situação; mais específico, conhecimento (sobrevivência na selva) +4; ou mais específico ainda, conhecimento (sobrevivência na selva amazônica) +4 ou conhecimento (sobrevivência no deserto do Saara) +4.

    6.5. Neste cenário específico, em Calisto 2.0, a perícia conhecimento (ciências e tecnologias) significará que o personagem é inventor. Em C4, a perícia tecnologia supre essa necessidade.

    7. Os personagens mortos na história não serão adaptados nas fichas aqui. Se o mestre desejar uma aventura antes, ou mesmo uma aventura alternativa em relação a que foi publicada, ele que adapte estes personagens para Calisto 2.0 ou C4 como bem quiser.

    8. Calisto 2.0 não tem regras de desvantagens, logo alguns personagens serão interpretados pelo mestre sem o uso de fichas. Ou, se o mestre quiser usar a regra de ouro para criar regras de desvantagens, fique à vontade. Em C4, a única desvantagem é a munição limitada para armas de longa distância.

    9. Personagens muito poderosos serão interpretados pelo mestre sem o uso de fichas.

    10. Teleporte, ou teletransporte em C4, poder previsto nas regras dos sistemas, pode ser interpretado como super velocidade. Entretanto, deixo uma regra alternativa para os que quiserem usar a seguir.

    11. Nova vantagem: aceleração. Mecânica criada por Rodrigo Rosas Campos. Aceleração é uma nova vantagem para Calisto 2.0 e C4, que dá ao personagem uma velocidade de movimento acima do personagem comum. O personagem pode correr e se movimentar mais rápido que os demais dependendo dos pontos que o jogador (ou o mestre) tiver colocado nessa vantagem. Veja a lista abaixo. Acima de +4 pontos em aceleração, o personagem é NPC obrigatório.
Aceleração +1 => o personagem é 2 vezes mais rápido do que os que não tem essa vantagem.
Aceleração +2 => o personagem é 3 vezes mais rápido do que os que não tem essa vantagem.
Aceleração +3 => o personagem é 4 vezes mais rápido do que os que não tem essa vantagem.
Aceleração +4 => o personagem é 5 vezes mais rápido do que os que não tem essa vantagem.
    Pode ser interpretada como a famosa supervelocidade.

    12. Se o grupo quiser crossovers de universos, ainda assim, todos os personagens publicados na vida serão NPCs obrigatórios.

    13. Calisto 2.0 e C4 não exigem uso de tabuleiro, que cada grupo que queira usar tabuleiros e miniaturas defina o tipo de tabuleiro e as regras de movimento.

    14. Personagens mencionados e não mostrados serão exclusivos do mestre.

    15. Avisei que teria spoilers.

    15.1. Durante a invasão alienígena nenhum super vilão combateu os invasores. Também foi omitida na história a participação dos vigilantes sem poderes. Mesmo o Caçador tinha sentidos sobre humanos e os alienígenas farejavam e colecionavam super poderes.

    15.2. Cabe ao mestre criar os demais super vilões e mestre e jogadores podem criar vigilantes sem poderes.

    15.3. Apesar de não ter sido dito, parece que os vilões se ausentaram contra a ameaça comum por terem sido alertados pelo Doutor Horror. Se o mestre quiser dar outra explicação, fique à vontade.

    16. A aventura poderá ser da perspectiva dos vilões, jogadores interpretando vilões.

    17. Qualquer tipo de combate que não seja com armas ou golpes de artes marciais será considerado um super poder.

    18. Neste cenário específico, a força humana máxima é +1, a partir de força +2 é super força. Em C4, a potência máxima de um ser humano normal é +1, a partir de +2 já é a super força/potência.

    19. Alguns poderes e habilidades não foram mostrados na história. Nesta adaptação alguns elementos foram incluídos por hipóteses. Mestres, sintam-se livres para fazer mudanças nas fichas sugeridas de acordo com suas interpretações da história.

    20. Só foram adaptados os personagens que aparecem na história como sobreviventes sem sequelas. Que cada mestre crie os humanos normais, civis, e os personagens que perderam poderes ou ficaram com outras sequelas.

    21. Master Sanson hora é tratado como um super soldado padrão, ora é mostrado voando. Para ele foram feitas duas fichas alternativas. Mestre, escolher uma, e somente uma.

Fichas de Personagens da História Para Calisto 2.0


    Nome: Master Sanson
    Conceito: super soldado padrão.
    Físico: 4 Vida: 16
    Mental: 1 Mana: 4
    Perícias:
    * acrobacia +4
    * força +2
    * combate (artes marciais)+3
    * combate (armas de fogo)+1

    Nome: Master Sanson
    Conceito: super soldado voador.
    Físico: 4 Vida: 16
    Mental: 1 Mana: 4
    Perícias:
    * voar +4
    * força +2
    * combate (artes marciais)+3
    * combate (armas de fogo)+1

    Nome: Casca Grossa
    Conceito: herói fortão de pedra.
    Físico: 4 Vida: 16
    Mental: 1 Mana: 4
    Perícias:
    * condução +3
    * força +4
    * regeneração +2
    * vigor +1

    Nome: Garota Quântica
    Conceito: uma teleportadora.
    Físico: 1 Vida: 4
    Mental: 4 Mana: 16
    Perícias:
    * teleporte +4
    * conhecimento (ciências)+3
    * aparência +2
    * condução +1

    Nome: Master Mind
    Conceito: herói cabeça inventor.
    Físico: 1 Vida: 4
    Mental: 4 Mana: 16
    Perícias:
    * conhecimento (ciências e tecnologias)+4
    * ataque mental +3
    * combate (todas as armas) +2
    * condução +1

    Nome: Doutor Horror
    Conceito: vilão, ditador, inventor e cientista.
    Físico: 1 Vida: 4
    Mental: 4 Mana: 16
    Perícias:
    * conhecimento (ciências e tecnologias) +4
    * crime +3
    * combate (todas as armas) +2
    * condução +1

    Nome: Fire-Ant
    Conceito: herói inseto.
    Físico: 3 Vida: 12
    Mental: 2 Mana: 8
    Perícias:
    * acrobacia +4
    * combate (toque de chamas)+2
    * combate (artes marciais) +3
    * conhecimento (ciências)+1

    Nome: Rapina
    Conceito: uma valquíria imortal.
    Físico: 3 Vida: 12
    Mental: 2 Mana: 8
    Perícias:
    * Voar +3
    * Força +4
    * combate (espada) +2
    * coragem +1


Nome: Ray Burst
Conceito: cara que vira monstro.
Físico: 1 Vida: 4
Mental: 4 Mana: 16
Perícias:
* forma alternativa + 4
* conhecimento (ciências e tecnologia)+3
* condução (carros)+2
* vigor +1
Nome: Gama Ray
Conceito: monstro herói.
Físico: 4 Vida: 16
Mental: 1 Mana: 4
Perícias:
* regeneração +4
* força +3
* combate (soco)+2
* vigor +1

Fichas de Personagens da História Para C4


    Nome: Master Sanson
    Conceito: super soldado padrão.
    Pontos de vida: 30
    Pontos de energia: 10
    Perícias:
    * acrobacia +4
    * potência +2
    * combate (artes marciais)+3
    * combate (armas de fogo)+1
    * Veículos +2

    Nome: Master Sanson
    Conceito: super soldado voador.
    Pontos de vida: 30
    Pontos de energia: 10
    Perícias:
    * voar +4
    * potência +2
    * combate (artes marciais)+4
    * combate (armas de fogo)+2

    Nome: Casca Grossa
    Conceito: herói fortão de pedra.
    Pontos de vida: 30
    Pontos de energia: 10
    Perícias:
    * veículos +4
    * potência +4
    * tecnologia +2
    * acrobacia +2

    Nome: Garota Quântica
    Conceito: uma teleportadora.
    Pontos de vida: 10
    Pontos de energia: 30
    Perícias:
    * teletransporte +4
    * conhecimento (ciências)+4
    * tecnologia +2
    * veículos +2

    Nome: Master Mind
    Conceito: herói cabeça inventor.
    Pontos de vida: 10
    Pontos de energia: 30
    Perícias:
    * tecnologia +4
    * combate (ataque mental) +4
    * combate (todas as armas) +2
    * veículos  +2

    Nome: Doutor Horror
    Conceito: vilão, ditador, inventor e cientista.
    Pontos de vida: 20
    Pontos de energia: 20
    Perícias:
    * tecnologia +4
    * crime +4
    * combate (todas as armas) +2
    * veículos +2

    Nome: Fire-Ant
    Conceito: herói inseto.
    Pontos de vida: 20
    Pontos de energia: 20
    Perícias:
    * acrobacia +4
    * combate (toque de chamas)+2
    * combate (artes marciais) +4
    * conhecimento (ciências)+2

    Nome: Rapina
    Conceito: uma valquíria imortal.
    Pontos de vida: 20
    Pontos de energia: 20
    Perícias:
    * Voar +4
    * potência +4
    * combate (espada) +2
    * coragem +2

Nome: Ray Burst
Conceito: cara que vira monstro.
Pontos de vida: 10
Pontos de energia: 30
Perícias:
* metamorfose (Gama Ray) + 4
* tecnologia +4
* veículos (carros)+2
* conhecimento (ciências) +2
Nome: Gama Ray
Conceito: monstro herói.
Pontos de vida: 30
Pontos de energia: 10
Perícias:
* potência +4
* combate (chute) +2
* combate (soco)+4
* acrobacia + 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] Comic Kill de R. C. Ramos e Marcelo Damm

  +18     O Minotauro é um personagem brasileiro de um quadrinho de sucesso que está prestes a virar filme. Dúvidas pairam sobre os direitos...