Eu sei, 3D&T vai mudar, já está mudando; mas Tormenta é um cenário que pode e deve continuar sendo jogado em 3D&T ou em qualquer sistema que o grupo goste; ninguém é obrigado a gostar de variantes do sistema d20 e, se o futuro 3D&T tirar o suporte para Tormenta, continuaremos a desbravar Arton pelo 3D&T ainda atual; mas só agora, 2023, por R$45,00 numa livraria física de livros novos, consegui meu exemplar de Tormenta Alpha Manual dos Monstros – Criaturas Fantásticas - para 3D&T de Marcelo Cassaro, Marlon Teske e Tiago Ribeiro. A arte conta com a equipe de desenhistas de sempre com destaque para ela, Érica Awano, simplesmente a melhor. Mas vamos ao livro.
O livro é um suplemento para ser usado em conjunto com 3D&T Alpha Manual Básico, Manual do Aventureiro Alpha, este somente recomendado, e Tormenta Alpha. Nem preciso dizer que todos os monstros podem ser usados por grupos com cenários próprios, muitos deles são inclusive folclóricos.
É claro que os personagens nomeados mais especificamente são de Arton, o mundo de Tormenta, que serve de cenário base para as linhas Tormenta e 3D&T há anos; no caso de Tormenta, nos mais variados sistemas de RPG e em outras mídias inclusive.
Antes de chegar no bestiário propriamente dito, o livro apresenta regras para o grupo combater monstros, ter monstros como aliados e extrair tesouros dos monstros vencidos, tanto em moedas de jogo, os Tibares de Arton, quanto em Pontos de Experiência, os XP, afinal, escama de dragão é melhor que aço, não é mesmo? As primeiras páginas também ensinam como escolher monstros balanceados para a pontuação do grupo de personagens jogadores.
E aqui temos um ponto alto do livro: sim, você “precisa” de dois livros anteriores no mínimo para extrair o máximo que esse Manual dos Monstros tem a oferecer, mas ele é absurdamente didático e escrito para interessar e ser compreendido por quem nunca ouviu falar em 3D&T ou mesmo em RPG. Um ponto alto aliais de toda a linha de 3D&T e de Tormenta, ser porta de entrada para quem nunca jogou RPG. Ser formador de público.
Os monstros estão divididos em categorias e para os que não tem o hábito de fazer uma leitura mais diagonal, fiquem calmos, a ficha do homem-peixe que comanda um caranguejo de guerra vai aparecer. Tudo fará sentido.
Além das feras dos muitos folclores utilizados em todos os RPGs tem os monstros criados pelos próprios criadores de Tormenta ao longo dos anos e personagens bem específicos. Entre as grandes surpresas desse livro estão: a ficha oficial do Tarso, fichas de animais comuns, finalmente fichas oficiais de cavalos para 3D&T, novas vantagens únicas, novas magias, uma nova vantagem e fichas oficiais de 3D&T para a praga dos kobolds, que, para a alegria do bárbaro mais engraçado de Arton, virou uma vantagem única jogável. A editora é a Jambô.
Boas leituras, bons jogos, que os dados rolem sempre a seu favor e boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
= )
ResponderExcluir