segunda-feira, 1 de maio de 2023

[Matéria] Tormenta Alpha e Tormenta Alpha Manual dos Monstros Trazem Fichas Diferentes de Sckhar, Ambas Oficiais, e Agora?

    Eu sei, 3D&T vai mudar, já está mudando; mas acho que a reflexão que farei aqui vale para qualquer cenário e para qualquer sistema de RPG. A pergunta do título é uma provocação. Sckhar, o rei dos dragões vermelhos, teve sua ficha publicada em Tormenta Alpha com 100 pontos em escala Ki (p. 148), um ano depois chega o Manual dos Monstros com o mesmo personagem em uma ficha de 134 pontos em escala Ki (p. 94); e então, qual deles usar na mesa? O mais recente, o mais antigo, o menos poderoso ou o mais poderoso?

    A resposta é: você usa a ficha do Sckhar que você quiser. Se seu grupo de personagens jogadores for forte o suficiente para enfrentar o de 100 pontos em escala Ki, use esse; se o seu grupo for mais forte, use o de 134 em escala Ki; se o grupo for muito mais forte, mas você quer colocar o personagem como vilão, acrescente mais pontos na hora de preencher a sua ficha do Sckhar; se você quiser usar o Sckhar, mas o grupo não é forte o bastante para encarar um dragão de 100 pontos em escala Ki, tire pontos na hora de preencher a sua ficha do Sckhar. A regra de ouro está aí para dizer que a decisão é sua.

    “Mas e o cânone?”

    Ficção não é religião e o RPG é uma ficção coletiva. O que é feito na mesa do grupo é feito na mesa do grupo. Materiais oficiais como quadrinhos, videogames, livros, atualizações, suplementos etc. refletem o que os autores pensaram para a história ao longo dos anos de publicação e você e seu grupo podem acompanhar a história oficial sem mudar a história da mesa de vocês que está tudo bem.

    Afinal, não importa se você usará um Sckhar de 100 ou de 134 pontos, com menos pontos que 100 ou com mais pontos que 134, se os aventureiros matarem o dragão e num quadrinho (ou livro) futuro o dragão aparecer vivo, a Arton dos autores não precisa ser a mesma do seu grupo e você e seu grupo podem se divertir com ambas de formas diferentes. Podem inclusive fazer os personagens viajarem pelo multiverso de Arton para visitar a Arton dos autores de Tormenta.

    Vocês podem inclusive, transpor as atualizações dos livros de Tormenta 20 para 3D&T, podem converter a campanha de 3D&T para o sistema d20 específico de Tormenta 20 sem alterar a história que vocês já estavam jogando. Sistema e cenário não são a mesma coisa. Enfim, a regra de ouro está aí, e vocês podem usar qualquer sistema de qualquer forma e qualquer cenário proposto será moldado pela forma que vocês e os dados ditarem.

    O cenário dos autores de RPG não precisa ser exatamente igual aos dos grupos de RPG em cada mesa. E qualquer sistema pode ser usado para se criar até cenários próprios. Este é o ouro da regra de ouro, liberdade sem dogmas ou cânones.

    Querendo comentar (ainda que discordando), lembre-se de deixar sua opinião com argumentos e educação. Boas leituras, bons jogos, que os dados rolem sempre a seu favor e boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] Diário Macabro RPG Versão Beta

    Sim, isso é uma resenha de um RPG em fase beta. Descobri esse sistema ao consultar o site da editora do quadrinho Ink Madness . Diário ...