Introdução:
Um Cenário, Vários Sistemas
É
impossível falar do livro Tormenta Alpha sem falar sobre como surgiu
o cenário de Tormenta.
Tormenta
é o cenário de RPG mais jogado no Brasil. Ambientado no mundo
medieval de Arton, sua temática é de fantasia com elementos de
mangá.
A
história desse cenário se confunde com a extinta revista sobre RPGs
Dragão Brasil. Um dos seus objetivos era criar um ambiente que
servisse para introduzir os leitores da revista a sistemas como AD&D,
GURPS, Daemon entre outros. Com essa origem voltada para a divulgação
do RPG como hobby, há material de Tormenta disponível para vários
sistemas, sendo, até hoje, o cenário mais versátil do mercado
brasileiro.
Também
em função de sua origem na revista Dragão Brasil e das desavenças
que marcaram o fim da publicação (este texto não entrará em
detalhes, procurem pela Internet) é o cenário que mais precisou
migrar de sistemas. Mas vamos por partes.
Tormenta:
o Início
Como
já foi dito, o cenário de Tormenta foi criado como forma de
exemplificar o funcionamento de sistemas de RPG na revista Dragão
Brasil. Ele apareceu pela primeira vez com a publicação da aventura
Holy Avenger por Marcelo Cassaro, simultaneamente para os sistemas
AD&D e GURPS.
O
sucesso do mundo de Arton foi tanto que os leitores da Dragão Brasil
queriam ver mais. Em parceria com Rogério Saladino e J. M. Trevisan,
Marcelo Cassaro desenvolveu o cenário de Tormenta. Os três juntos
são os criadores de Tormenta, também conhecidos como o Trio
Tormenta Original.
Defensores
de Tóquio, Advanced Defensores de Tóquio e 3D&T: de Como Um
Sistema Pequeno e Divertido Nasceu e Evoluiu Para Abarcar Tormenta
Enquanto
Tormenta era um dos carros chefes da Dragão Brasil, com aventuras
adaptadas para os vários sistemas que a revista apresentava, durante
uma noite de insônia, Marcelo Cassaro criou um pequeno sistema para
satirizar séries e desenhos animados japoneses, o Defensores de
Tóquio.
Esse
sistema foi publicado numa edição especial da Dragão Brasil e foi
um sucesso inesperado. No ano seguinte saia o Advanced Defensores de
Tóquio e, durante toda a vida da Dragão Brasil, vários videogames
de luta foram adaptados para esse sistema.
Com
o tempo, Advanced Defensores de Tóquio teria que tornar-se 3D&T
para abarcar os primeiros livros oficiais de Tormenta. Guarde essa
informação.
O
Crescimento de Tormenta
Enquanto
isso o cenário de Tormenta crescia em popularidade e os leitores
pediam mais. Enquanto ele fosse publicado em forma de matérias para
divulgar os sistemas como de AD&D e GURPS seus criadores e
editores não teriam problemas. Mas o material especialmente dedicado
ao cenário, ainda que publicado sob a chancela da revista Dragão
Brasil, estava começando a incomodar os donos das licenças dos
sistemas. Estamos falando dos anos 1990, ninguém queria saber de
licença aberta naquela época, tanto que a maioria dos RPGs lançados
no período traziam cenários e sistemas com uma temática só,
destaque para Vampiro: a Máscara.
Foi
aí que Marcelo Cassaro fez de Defensores de Tóquio o 3D&T, com
uma ampliação mecânica que acomodasse a magia a fim de abarcar
Tormenta e os livros e especiais do cenário.
Uma
versão oficial de Tormenta também foi publicada para o sistema
Daemon.
Tormenta
Avançou para Além do RPG
O
sucesso do cenário foi tanto que ele virou um produto transmídia do
Brasil, antes mesmo desse termo virar moda. Além do cenário de RPG
para vários sistemas, temos:
Quadrinhos,
a aventura inaugural, Holy Avenger, foi adaptada para quadrinhos por
Marcelo Cassaro e pela desenhista Erica Awano. E essa é só a
história em quadrinhos de maior sucesso do cenário.
Há
vários romances e contos no mundo de Tormenta, vendidos em lojas de
RPG.
O
Desafio dos Deuses é um videogame de PC no mundo de Arton.
Pesquise
no Google, no site da Jambô, atual editora de Tormenta, e você verá
além.
AD&D
Volta a ser Chamado de D&D e Abre a Licença do Sistema d20
Entre
os anos 2000 e 2001, o AD&D voltou a se chamar D&D e passou a
permitir que o sistema de jogo, as regras, a parte mecânica do
sistema, fosse usada por quem desejasse. Com o sistema d20 liberado
para uso, Tormenta RPG é lançado e suas versões para os demais
sistemas esquecidas.
Mas
o que significa licença aberta? Qualquer um pode usar o sistema d20
para publicar seu cenário sem precisar criar as regras mecânicas de
jogo. Com efeito, além de Tormenta RPG, o Mutantes e Malfeitores,
sucesso de uma editora concorrente a editora do D&D nos EUA,
também usa o sistema d20.
Mas
os fãs de 3D&T são fiéis ao 3D&T e ao cenário de Tormenta
para 3D&T. Mesmo sem nenhuma revisão em Tormenta para 3D&T
desde a licença aberta do d20, os jogadores continuaram jogando. Até
que, finalmente, em 2016, Tormenta Alpha marca a volta de Tormenta
para o 3D&T Alpha.
Tormenta
Alpha, o Livro
O
livro Tormenta Alpha deve ser jogado com o Manual 3D&T Alpha. O
Manual do Aventureiro Alpha ajuda e complementa, mas não é
necessário.
Tormenta
Alpha traz algumas novas regras que devem ser acrecidas ao 3D&T
Alpha durante o jogo no cenário de Tormenta.
Agora
é comemorar e jogar, ou melhor, defender Arton da ameaça da
Tormenta enquanto outros inimigos atacam sem clemência.
Querendo
mais informações:
3D&T
http://jamboeditora.com.br/extras/downloads/
Contato no site da Jambô:
http://jamboeditora.com.br, link contato.
Contato: o link “Contact Us”
no canto esquerdo da tela.
Daemon: Módulo Básico do
Sistema Daemon
Site:
http://www.daemon.com.br/home/index.php/netbooks/
Para conhecer os produtos pagos
da Daemon; http://www.daemon.com.br
Google
e Wikipedia.
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