sexta-feira, 1 de maio de 2020

Alien em 3D&T: Quando Essa Vantagem Única se Aplica? Precisamos Ter Uma D.R. Com Essa Regra



Por Rodrigo Rosas Campos

    Jornada nas Estrelas (Star Trek), Guerra nas Estrelas (Star Wars), universos/multiversos de super-heróis, universos de mangá, O Guia do Mochileiro das Galáxias, mythos de Cthulhu, filmes, séries, games, livros e ficção científica em geral, todos estes universos (ou multiversos) tem algo em comum: aliens. Mas posso usar a vantagem única alien de 3D&T para construir personagens dessas séries? Na grande maioria das vezes, não.

    “Como assim, Rodrigo?”

    Calma, vou explicar: mas antes, vou citar o manual básico. A vantagem única alien é descrita assim em 3D&T:

    “Alien (2 pontos)
    Alienígena, ou alien, não é o mesmo que extraterrestre. Literalmente, a palavra significa “estrangeiro”. Um alienígena não é sempre alguém nativo de outro planeta — pode ser um visitante de outro país. Mas é verdade que muitos heróis e seus inimigos (especialmente seus inimigos) chegam de outros mundos, épocas ou dimensões.
    Por sua origem peculiar, alienígenas podem demonstrar aparência e poderes muito variados, imprevisíveis. Quase todos são superiores aos humanos em um ou mais aspectos, mas também podem ser inferiores em outros.
    Devido à evolução paralela, muitos aliens têm aparência humana, salvo algum detalhe (uma cauda de macaco, por exemplo) não muito difícil de disfarçar. Mesmo assim eles têm dificuldade em passar despercebidos: um alien recém-chegado tem problemas para adaptar-se à nossa cultura e sociedade, cometendo muitos enganos e atraindo atenção (e encrenca). Até mesmo um alien criado na Terra desde pequeno sente-se deslocado dos demais, sem conhecer a verdade sobre seus poderes.
- Característica +1. Um alien recebe +1 em uma característica à escolha do jogador.
- Armadura Extra. Um alien recebe uma Armadura Extra (apenas contra energia) à escolha do jogador.
- Vantagem Bônus. Um alien ganha uma vantagem de 1 ponto; ou pode comprar uma vantagem de 2 pontos (exceto perícias) por apenas 1 ponto.
- Inculto. Aliens têm inaptidão à nossa cultura.” (Cassaro, p.51, 2015)

    Vamos começar por inculto, eis a parte que mais pega na hora de criar um alien em 3D&T. Em cenários típicos de ópera espacial, Star Trek, Star Wars e companhia, todo ser é um ser, o humano (terrestre ou não) é um alien em relação a todos os outros. Mesmo aqueles que não podem falar idiomas humanos por conta da anatomia entendem e são entendidos por humanos sem o menor problema, ainda que com o auxílio de um peixe babel ou de alguma engenhoca tradutora comum.

    Somente em situações de primeiro contato com um ser de fora do universo conhecido (da galáxia distante ou da União dos Planetas Unidos etc.) daria a este ser a vantagem única alien tal como descrita na regra de 3D&T.

    Em universos de super-heróis isso fica ainda mais complicado. Por mais que a população civil se assuste com aliens, grupos são formados por terrestres e não terrestres constantemente. Extraterrestres que cresceram na Terra defendem a Terra, conhecem a nossa cultura e se sentem terrestres a ponto de ficarem do nosso lado contra invasores, até do próprio planeta deles inclusive.

    Num universo novo em que a Terra nunca viu um alien é meio difícil de imaginar que uma espécie que nunca nos visitou, mas que pode viajar pelo espaço como se tivesse voando de avião, não teria tecnologia para nos observar antes de invadir, como os marcianos de A Guerra dos Mundos de H.G.Wells. Fora que uma raça alienígena humanoide certamente mandaria espiões batedores que teriam treinado o idioma e a cultura do país em que se infiltrariam a exaustão, e isso acontece direto nos quadrinhos de super-heróis, e nem falo de transmorfos.

    Ou seja, um alien inculto em relação a nós não existe em nenhum universo ficcional coerente. O que seria um ser inapto em relação a nossa cultura? Primeiro que a Terra não tem uma cultura humana única, são várias culturas, e é muito improvável que, em pelo menos numa delas, um alien amigável de forma humanoide não pudesse se adaptar; segundo, mesmo que o alien fosse tão fisicamente e biologicamente diferente de nós a ponto de não poder falar uma língua humana, ainda assim, um ser que pode viajar pelo espaço melhor do que nós, cujo o máximo alcançado foi a Lua, não seria capaz de nos sondar, decifrar nossos idiomas e culturas, nossos códigos, nossa criptografia e nossos sistemas de segurança em geral? Quem é inculto? Quem é inapto? É claro que eles nos estudariam antes do primeiro contato, fossem suas intenções pacíficas ou beligerantes.

    Um alien não pode comprar vantagem bônus em perícias, como?! O pior piloto de nave espacial alienígena deve ter aprendido, na alfabetização de seu planeta de tecnologia superior, mais do que nosso melhor físico quântico, toda a ciência da Terra não seria nem básica para ele de tão defasada em relação a dele.

    Por essas duas razões, inculto e não poder comprar especializações e perícias com desconto, não consigo encaixar a vantagem única alien em nenhum personagem de nenhum cenário que eu crio ou adapto. Enfim, alienígenas que chegam até nós nem seriam incultos e nem teriam problemas com nossa tecnologia ou ciência etc. Criar personagens que representam verdadeiramente os alienígenas da ficção em 3D&T é:

    - descartar a vantagem única;
    - preencher a ficha livremente;
    - e dizer no campo história de que planeta ele veio, quando ele veio, como ele veio e todos os demais detalhes que façam diferença ao contexto que será jogado.

    Concorda, discorda? Deixe comentários educadamente. Vida longa e próspera, boas leituras e bons jogos!

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