Originalidade, essa é a palavra que melhor define O Olho do Monstro e Outros Contos de Melissa Barbosa. Tanto no sentido de volta às raízes originais, o leitor experiente identifica todas as influências da autora, quanto no sentido de novidade e frescor, a autora apresenta uma visão única dos temas abordados.
Lançado em 2019, O Olho do Monstro e Outros Contos reúne 11 contos de Melissa Barbosa que reúnem terror, ficção científica, fantasia, cotidiano e muita versatilidade em histórias curtas. É impressionante o poder de síntese da autora e o modo como ela conta muito em poucas palavras. Finais surpreendentes e entrelinhas ancoradas na nossa realidade coroam as histórias e nos fazem pensar no nosso presente como só a melhor ficção científica, fantástica e de terror conseguem.
Não há como falar de conto a conto, uma vez que são curtos, mas alguns destaques precisam ser feitos, a história que dá título ao livro, O Olho do Monstro, é sobre uma mulher que se vê às voltas com um monstro que beira o real e o imaginário na melhor tradição de Edgar Allan Poe, algo similar ocorre na história O confidente Oculto. Substitutos é uma história memorável em que somos apresentados a uma nova e surpreendente visão da batida temática de apocalipse zumbi.
Nas outras histórias: uma mulher viaja via teleporte para outro planeta e sofre os efeitos colaterais indesejados do processo; em outra trama, uma mulher é abduzida por alienígenas, e os leitores descobrem, afinal, o que eles querem com mulheres da Terra. Chego ao ponto em que falar os títulos de cada história e sua temática é dar spoilers, afinal, as tramas são curtas e os títulos dizem muito. Melissa não desperdiça palavras.
Viagens no tempo, lapsos de memória, previsões do futuro, robôs e superstições desfilam nas páginas do livro usando contextos fantásticos (ou nem tanto) para nos fazer olhar para nossa própria realidade, um show de metáforas bem executadas e de comparações acertadas. As influências de Poe, Lovecraft e de Luís Fernando Veríssimo entre outros encontram em Melissa Barbosa uma nova vertente e um novo vigor criativo. É originalidade nos dois sentidos do termo.
O livro é da editora Simbiose, 96 páginas, R$ 15,00 mais o eventual frete. Para os interessados, a loja virtual da autora fica em seu site. Confie em mim, vale muito a pena.
E para os que quiserem experimentar a versatilidade de Melissa Barbosa antes, ela também é autora e desenhista dos Quadrinhos Marotos (https://www.quadrinhosmarotos.com/).
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Eu achei a premissa desse livro muito boa. Um pra ler algum dia. (Mônica)
ResponderExcluir