quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Garimpando No Evento NitComics 2022: Zorro de Johnston McCulley em Quadrinhos por Alex Toth

O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos ou, ao menos, em um evento.

    A pedra garimpada de hoje é Zorro de Johnston McCulley adaptado para os Quadrinhos por Alex Toth e foi garimpada no evento NitComics 2022; formato magazine, lombada quadrada, capa cartão com orelhas, miolo preto e branco, R$120,00. Eu sei, está muito caro, mas vale cada centavo. Trata-se do resgate de um material que vale a pena ter e guardar, está em catálogo permanente nos EUA, mas que por aqui nunca mais foi republicado. Deixe de comprar mensais por um tempo e terá um material que é referência para artistas até hoje.

    A história desta edição começa com a icônica série da Disney estrelada por Guy Williams no papel de Zorro/Don Diego DeLaVega. Não demorou muito e a Disney investiu em produtos licenciados desse série, incluindo uma série em quadrinhos oficial. No início, os quadrinhos foram feitos por Alex Toth, a Disney enviava os roteiros da série para que Toth os transformasse em quadrinhos. Mas o desenhista só produziu 16 histórias, todas nesta edição.

    Acontece que Toth modificava o material sem consultar Disney e chegou a escrever e desenhar histórias que não estavam na série, bem como a modificar o que foi para a TV a fim de melhor encaixar o conteúdo na mídia quadrinhos. A Disney não gostou disso, por isso só há essas 16 histórias de Zorro por Alex Toth.

    O Zorro de Alex Toth pela Disney saiu originalmente em cores, mas as mudanças tecnológicas das gráficas ao longo do tempo fazem com que suas melhores reimpressões sejam em preto e branco, como esta edição. Em função do excelente desenho de Toth e seu uso de retículas, nenhum detalhe foi perdido.

    A primeira história narra a origem do Zorro, com o retorno de Diego De La Vega a Los Angeles depois que ele estudou na Espanha. Ele volta a pedido de seu pai, Don Alejandro De La Vega, para combater os desmandos dos representantes do Rei da Espanha no povoado. Ajudado pelo seu fiel assistente mudo (que se passa por surdo), Bernardo, Diego decide adotar a identidade do Zorro para manter seu pai em segurança.

    Esta trama se passa quando a Califórnia e outros territórios ainda pertenciam a Espanha e faziam parte do México em 1820 pouco antes da guerra mexicana pela independência. Mas não espere fidelidade histórica, Johnston McCulley, o autor original, mudava elementos históricos de acordo com o que achava que ficaria melhor para sua ficção e tais licenças poéticas se repetiram em todas as adaptações do Zorro ao longo do tempo.

    Quem lembrar ou ver a série da Disney hoje, constatará que Toth retrata os personagens tal como o elenco da série. A edição da editora JBraga Comunicação traz textos com informações extras escritos por André Morelli e Maurício Muniz.

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”. Faça a mesma coisa no site Literakaos.

Para Saber Mais

    Como já dito, essa série foi publicada originalmente pela Disney em cores. Este material chegou a ser publicado no Brasil, também em cores, em formatinho pela editora Abril. Não somente a fase de Alex Toth como de seus sucessores nos EUA. Mas não para por aí, a Disney sempre permitiu as produções locais de seus quadrinhos ao redor do mundo. As revistas Disney do Brasil na editora Abril traziam histórias brasileiras, norte-americanas e italianas de todos os personagens. Muitos quadrinhos de Zorro pela Disney no Brasil foram produzidos aqui por desenhistas e escritores daqui. Ou seja, é muito gibi para garimpar e muitas curiosidades inerentes.

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos

P.S.: Esta é a última resenha atrasada de 2022. Para que este texto fosse publicado o mais breve possível, não conferi o preço no dia da postagem.

Um comentário:

  1. Parece ser muito bom. Pena que o preço não é lá muito convidativo. Apesar de ser justificável ainda longe da realidade financeira da maioria dos leitores. Consumo pouco quadrinho já pelo quesito preço... De qq maneira uma ótima dica de leitura e diversão...🙌Grande abraço Caramujo 🙌

    ResponderExcluir

[Resenha] A Odisseia de Gonçalo Bombom de Wander Antunes

  +18     A história deste quadrinho se passa num triste tempo em que as rinhas de galo eram permitidas no Brasil, sobretudo no interior do ...