sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

[Resenha] Oscar e o Pan de 87 de Milena Azevedo e Isaque Sagara

   1987 foi um ano histórico para o basquete brasileiro, foi o ano dos décimos jogos Pan-americanos. Pela primeira vez, uma seleção brasileira vencia a seleção norte-americana nos EUA. Ouro para o Brasil no basquete sobre os EUA. Oscar e o Pan de 87 com pesquisa e texto de Milena Azevedo e desenhos de Isaque Sagara conta como foi essa trajetória desde a primeira partida até o segundo tempo do último jogo em que tudo virou a favor do Brasil sobre os EUA.

    Mas nossa história começa quando Oscar visita o local do jogo em 2002 e descobre que o estádio fora demolido para dar lugar a um estacionamento. Os estadunidenses quiseram apagar a história, mas a verdade é que aquela vitória do Brasil sobre os EUA mudou o modo como os próprios norte-americanos viam o basquete profissional.

    Da perspectiva de Oscar, vemos ele e seus companheiros jogo a jogo e nos intervalos entre os jogos. Momentos de perrengue e humor se alternam entre um jogo e outro. Além do quadrinho em si, muitos textos, o do próprio jogador homenageado, que não podia faltar, especialista em cestas de 3 pontos e outros de pessoas que testemunharam o feito na época. Nem os jogadores brasileiros acreditavam até ver que era possível e começarem a jogar sem medo de errar, um placar final de apenas 5 pontos a favor do Brasil.

    Milena e Isaque reconstroem os melhores momentos das partidas em quadrinhos para lá de dinâmicos. É uma edição para se ler inteira, não só a parte de quadrinhos. Para quem gosta de quadrinhos ou esporte ou basquete é um belo presente, uma excelente leitura.

    O preço da edição é de R$ 45,00 (mais eventual frete), miolo em cores, lombada quadrada, formato americano. Já nas lojas da Ultimato do Bacon, Memorabília do Esporte e em livrarias e gibiterias reais e virtuais.

Boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] A Odisseia de Gonçalo Bombom de Wander Antunes

  +18     A história deste quadrinho se passa num triste tempo em que as rinhas de galo eram permitidas no Brasil, sobretudo no interior do ...