O canal Nerd & Nerd junto com seus inscritos construiu um personagem em Mythras. Já o converti para 3D&T e agora vamos do 3D&T para o Tormenta 20, a variação do sistema d20 de maior sucesso no Brasil hoje. Farei a conversão de modo que o conceito do personagem “caçador de recompensas preguiçoso” se mantenha em Tormenta 20. Mas antes de continuar, aconselho que vá no canal N&N e assista a playlist de criação deste personagem. Se inscreva no canal que está indo rumo aos 100K! Devagar, mas está indo.
Para os que já viram, vamos em frente. Grimlas tem uma história e é essa história que será transportada da ficha de um sistema para outro. Ele é um caçador de recompensas preguiçoso criado originalmente por Diego Bispo dos Santos, Rai Xuh e Felipe R.
A história é “Grimlas nasceu na pobreza e se tornou obcecado por ter dinheiro e conforto. Buscando riqueza da forma que achou mais rápida e menos trabalhosa, cometeu pequenos crimes. Um de seus parceiros era Sigmund. Quando fizeram um roubo maior, eles tiveram as cabeças colocadas a prêmio. Sigmund seduziu a esposa de Grimlas e, juntos, o denunciaram, ganhando anistia e dinheiro. Grimlas foi preso, porém uma lei local permite que prisioneiros possam ser libertados caso consigam vencer um torneio de combate até a morte, em um festival local. Grimlas é um bom guerreiro, mas mais que tudo, é sortudo. Ele ganhou o torneio, foi liberto e descobriu que Sigmund se tornou um ladrão rico e influente. Grimlas então vira um caçador de recompensas, buscando mais fortunas e meios de acabar com o antigo rival.
Família: pais vivos, 2 irmãos, 2 avôs vivos, 1 tia, 4 primos. Reputação da família é ok, mas tem segredos e conexões razoáveis.” Fonte: Canal (vídeo de 05/05/2021) e site Nerd & Nerd. Agora, vejamos a ficha de 3D&T:
Ficha de Personagem de Tormenta Para 3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha
Nome: Grimlas “Raptor” Ferald
Pontos: 9
Escala: N
Características:
Força: 0
Habilidade: 2
Resistência: 2
Armadura: 1
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 10
Pontos de Magia: 10
Pontos de Experiência:
Vantagem única: humano (0 ponto).
Vantagens: crime (2 pontos); controle de sorte (1 ponto); esportes (2 pontos); sobrevivência (2 pontos).
Kits:
Desvantagens: munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); devoção (-1 ponto) vingança contra o ex-parceiro e a ex-esposa.
Tipos de Dano:
Força: corte (espadas).
Poder de Fogo: perfuração (flechas).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: duas espadas curtas e apetrechos de ladino.
História: vide acima. A vantagem controle de sorte é uma regra permitida no Mundo Caótico do canal N&N se você resolver jogá-lo no sistema 3D&T: “Controle de Sorte (1 ponto)
Você consegue afetar o destino e as probabilidades. A qualquer momento, você pode: gastar 1 PE em nome de um personagem, com os benefícios usuais.
Gastar 5 PMs para fazer um personagem repetir uma rolagem recém realizada e assumir o melhor ou o pior dentre os dois resultados, à sua escolha. Este poder tem alcance de 50 m.” (Brauner, p.40, 2012).
Agora vamos a sua conversão para Tormenta 20. Em 3D&T, que é um sistema genérico, a classe ou a multi classe personagem são combinações de perícias, vantagens e desvantagens. Num sistema d20 convencional (do atual D&D por exemplo), Grimlas teria multi classe ladino, sua classe inicial, com guerreiro e teria que estar obrigatoriamente acima do primeiro nível para isso. Mas em Tormenta 20 há a origem. Assim, Grimlas tem a raça humano, classe guerreiro e a origem criminoso, que é a origem que melhor se encaixa na história acima.
Grimlas é um NPC, logo rolei os dados para os atributos e seus respectivos modificadores atrás de um escudo do mestre. Bem, digamos que trapaceei um pouquinho, afinal, ele é um NPC que ora se comportará como tanque, ora como um ladino para auxiliar os jogadores. Nem revelarei os valores que rolei, vocês verão a ficha e chegarão as próprias conclusões sobre em que atributos eu trapacei e em quais eu, eventualmente, não precisei trapacear.
Escolhendo humano em T20, Grimlas ganhou +2 em 3 atributos diferentes. Sendo versátil pude escolher mais duas perícias treinadas ou uma perícia e um poder geral. Bom, escolhi o poder geral sortudo (que se encaixa na história do personagem e é uma vantagem geral em T20) e guardei a escolha da outra perícia para turbinar a origem criminoso e a classe guerreiro.
A classe guerreiro definiu os pontos de vida e de mana iniciais. Escolhi pontaria, peguei a perícia fortitude e guardei as outras 2 para ver o que a origem criminoso me daria. Guerreiro também deu a ele as proficiências em armas marciais, armaduras pesadas e escudos, o que melhora a escolha de seus itens e armas iniciais, bem como o ataque especial +4. Criminoso deu a ele a opção entre um kit de ladrão ou de disfarces, escolhi ladrão. As perícias enganação, furtividade e ladinagem e os poderes punguista e venefício.
Com isso, escolhi as perícias faltantes para melhorar a parte guerreira. Distribui os atributos, vi os modificadores na tabela, equipei-o e fiz os cálculos restantes que vou pular aqui. Este texto não substitui a leitura dos livros, é só um resumo de como converter um personagem de 3D&T para T20. Agora, veja como Grimlas ficou em uma ficha de Tormenta 20:
Se precisar, clique na imagem para ampliá-la!
Aí você reclama: “Mas isso é um personagem jogador de nível 1. Nem parece que você trapaceou na rolagem de dados dos atributos!” - e eu respondo: o que define um personagem como NPC é o fato dele ser usado pelo mestre, não o seu nível ou a sua pontuação final dependendo do sistema usado.
E sim, eu trapaceei na rolagem de dados; um de seus atributos ficou abaixo de 10 e eu modifiquei isso e quis que ele tivesse o máximo em constituição para ser o melhor tanque possível. Ele é um NPC equivalente aos personagens jogadores que estará no grupo caso o grupo precise de alguma ajuda. Sua história também dá a ele os pretextos certos para se afastar do grupo sempre que não for mais necessário. Afinal, ele tem uma vingança para efetuar. Na parte do dinheiro, nem rolei os dados, mas o deixei no máximo que um personagem jogador teria na carteira.
Ai você me pergunta: “Aonde está a família do personagem nas fichas?”. Tudo o que for parte da história do personagem estará no campo “história” da ficha de 3D&T e num apêndice da de T20. Ou seja, a mesma história serve para o sistema Mythras, para o 3D&T, para o Tormenta 20 (ou para qualquer uma das outras variantes do sistema d20) e para qualquer outro sistema de RPG de fantasia medieval ou genérico.
Sobre alinhamento: em Tormenta 20, o alinhamento é uma regra facultativa que nem está na ficha. Grimlas é caótico e bom, para o caso do seu mestre exigir alinhamento ou para o caso de seu grupo estar jogando outra variante do d20 - lembrando aqui que em qualquer outra variante de d20, Grimlas é um ladino (em sua classe primária) com multi classe guerreiro e está acima do nível 1. Se bem que há sua vingança, o que faz com que ele não seja tão bom assim e possa abandonar o grupo num momento crucial para não perder uma oportunidade de atacar Sigmund.
Como pode ser notado, a ficha de Grimlas em T20 pode ser usada por um jogador em alguma mesa se o mestre deixar. Neste caso, caberá ao mestre criar (ou não) as fichas dos personagens vinculados ao Grimlas e jogá-los na aventura ou campanha de acordo com o andamento da mesma.
Grimlas é criminoso e guerreiro, mas seus itens de guerreiro podem atrapalhar sua atuação como criminoso; ou seja, em cada cena, ele terá que escolher como agirá e que itens usará. Para arrombar uma porta e não acionar uma armadilha, talvez ele tenha que tirar a brunea. Note que a história básica de Grimlas se encaixa em qualquer cenário de fantasia medieval. Ele surge no mundo caótico de Illariel e Torun, mas, em sua mesa, pode surgir em Arton, Glorantha ou em qualquer outro mundo em que você e seu grupo estiverem jogando ou criando.
E este foi mais um guia prático de conversão de personagens de um sistema para outro. Boas leituras, bons jogos e que os dados rolem sempre a seu favor!
Rodrigo Rosas Campos
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