quinta-feira, 3 de junho de 2021

[Matéria] Vocês Não Pediram, mas Grimlas “Raptor” Ferald Agora Vai do Tormenta 20 para o Mighty Blade

O canal Nerd & Nerd junto com seus inscritos construiu um personagem em Mythras. Já o converti para 3D&T, Tormenta 20 e agora vamos do Tormenta 20 para o Mighty Blade terceira edição, um sistema de RPG nacional, de fantasia medieval que só usa dados de 6 faces, os mais econômicos e fáceis de encontrar em qualquer papelaria.


    Como sempre, farei a conversão de modo que o conceito do personagem “caçador de recompensas preguiçoso” se mantenha. Mas antes de continuar, aconselho que vá no canal N&N e assista a playlist de criação deste personagem. Se inscreva no canal que está indo rumo aos 100K! Devagar, mas está indo.

    Para os que já viram, vamos em frente. Grimlas tem uma história e é essa história que pode e será transportada da ficha de um sistema para outro. Ele é um caçador de recompensas preguiçoso criado originalmente por Diego Bispo dos Santos, Rai Xuh e Felipe R. A história é: “Grimlas nasceu na pobreza e se tornou obcecado por ter dinheiro e conforto. Buscando riqueza da forma que achou mais rápida e menos trabalhosa, cometeu pequenos crimes. Um de seus parceiros era Sigmund. Quando fizeram um roubo maior, eles tiveram as cabeças colocadas a prêmio. Sigmund seduziu a esposa de Grimlas e, juntos, o denunciaram, ganhando anistia e dinheiro. Grimlas foi preso, porém uma lei local permite que prisioneiros possam ser libertados caso consigam vencer um torneio de combate até a morte, em um festival local. Grimlas é um bom guerreiro, mas mais que tudo, é sortudo. Ele ganhou o torneio, foi liberto e descobriu que Sigmund se tornou um ladrão rico e influente. Grimlas então vira um caçador de recompensas, buscando mais fortunas e meios de acabar com o antigo rival.

    Família: pais vivos, 2 irmãos, 2 avôs vivos, 1 tia, 4 primos. Reputação da família é ok, mas tem segredos e conexões razoáveis.” Fonte: Canal (vídeo de 05/05/2021) e site Nerd & Nerd.

   Agora, vejamos a ficha de Tormenta 20:

    Grimlas é um NPC, mas note que a melhor maneira de criar sua ficha em Mighty Blade é pensar nele como um PC que evoluiu com base em sua história. Então ele é um humano que começa a vida como ladino e se torna guerreiro. Na hora de preenchermos a ficha de Mighty Blade colocamos o nome do personagem no campo “Personagem”, mestre(a) no campo “Jogador:”, raça humano, classe ladino e idade 20. agora calma, vamos preencher a ficha detalhadamente com base na primeira fase da trama do personagem, ele é um humano ladino de nível 1. use lápis e borracha.

    Humano, você preencherá na ficha os atributos iniciais: força 3, agilidade 3, inteligência 3 e vontade 3. Habilidade automática: adaptabilidade, anote no campo das habilidades, isso te dá +1 em qualquer dos atributos, escolho agilidade (lembrando que ele começou a vida como ladrão/ladino). Agora vamos para ladino, recebe agilidade +1 e inteligência +1 e a habilidade automática gatuno. Agora posso escolher entre 3 habilidades das disponíveis nas gerais, de classe e raça. Das gerais pego atletismo (que serve tanto para ladinos quanto para guerreiros); da de humano sorte, ele é sortudo, lembram; e da de ladino, armadilheiro (apto a armar e desarmar armadilhas).

    Equipamentos: como ele é um NPC, é aqui que começarei a trapacear. Deixarei os passos 4, 5 e 6 da criação do personagem para quando ele já estiver no nível que eu quero. Não o completarei como faria com um personagem de nível 1. Vamos lá, ele está vivo, é um ladino e parceiro de Sigmund, antes do grande golpe e da traição de Sigmund, ele foi para o nível 2. No nível 2 ganhou +10 pontos de vida e mestre das adagas 1. Note que eu ainda não calculei os pontos de vida e mana do primeiro nível.

    Seguindo a história: é aqui que ele é traído. Prisioneiro, decide participar do torneio, um de seus colegas de cela serve como mentor e no nível 3 ele se torna aprendiz de classe guerreiro, ganha mestre de armas 1, +1 em força e +1 em agilidade e +10 pontos de vida. Beleza, ele já está quase como eu quero. Como é um NPC, ele começa a aventura ou campanha no nível 3, sua história pessoal é parte do contexto que os personagens jogadores encontrarão.

   Mas agora, vamos retomar os passos que deixei para trás. Sua força ficou em 4, sua agilidade ficou em 6, sua inteligência ficou em 4 e sua vontade ficou em 3. no nível 1 tinha 60 pontos de vida e mana, agora tem 80 pontos de vida e 60 de mana. Sua motivação é vingar-se de Sigmund e de sua ex-esposa. Equipamentos e dinheiro, como ele é um NPC, vou trapacear descaradamente e dar a ele do bom e do melhor.

  Vou equipá-lo, mas não vou detalhar os equipamentos. Cálculos finais e eis a ficha. Precisando, clique na ficha para ampliá-la.


  Ai você me pergunta: “Aonde está a família do personagem nas fichas?”. Tudo o que for parte da história do personagem estará num apêndice das fichas destes dois sistemas. Ou seja, a mesma história serve para todos os sistemas: Tormenta 20 (ou para qualquer uma das outras variantes do sistema d20), Mighty Blade ou para qualquer outro sistema de RPG de fantasia medieval (ou genérico): Mythras, 3D&T, etc.

   A ficha de T20 pode ser usada por um jogador atrasado na primeira sessão da aventura ou da campanha? Pode, mas a de Mighty Blade não, esta é uma ficha exclusiva do(a) mestre(a). Concluindo, ele surge no mundo caótico de Illariel e Torun, mas, em sua mesa, pode surgir em Arton, Drakon ou em qualquer outro mundo em que você e seu grupo estiverem jogando ou criando. Para mais detalhes sobre Mighty Blade, visite o site da Coisinha Verde. Agora que eu acho que vocês já entenderam como se converte um personagem de um sistema para outro, que tal converterem o Grimlas para outra variante do d20 (como o D&D atual por exemplo)? Afinal, ele é aliado de Torun e Illariel, não deve ficar vivo por muito tempo…, digo, precisamos espalhá-lo pelo multiverso para ele ter mais chances de evolução.

    Este foi mais um guia prático de conversão de personagens de um sistema para outro. Boas leituras, bons jogos e que os dados rolem sempre a seu favor!


Rodrigo Rosas Campos

P.S.: Achei outras duas versões perdidas aqui!

    Ficha de Personagem de Calisto v. 2.0
    Nome: Grimlas “Raptor” Ferald
    Conceito: um humano, caçador de recompensas preguiçoso.
    Físico: 4 Vida: 16
    Mental: 1 Mana: 4
    Perícias:
    * combate (duas espadas curtas)+2
    * condução +1
    * percepção +3
    * crime +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Grimlas “Raptor” Ferald
    Conceito:  um humano, caçador de recompensas preguiçoso.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * crime +4
    * combate (duas espadas curtas) +2
    * percepção +3
    * proteção especial (armadura) defesa+1
    * animais +2

Agora sim, que os dados rolem sempre ao seu favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...