Do Manual básico 3D&T
Combo Aliado Feliz – aliado (1 ponto); ligação natural (1 ponto); parceiro (1 ponto). É um conjunto de vantagens que devem estar com o jogador e com seu aliado. Eles, seu personagem e seu aliado, lutarão como se fossem um só. Leia o manual básico 3D&T para mais detalhes. Se não der para ter tudo isso na criação do personagem, compre primeiro aliado e o aperfeiçoe com o tempo.
Não confundir patrono, aliado e mentor! Saiba o que você realmente quer: patrono, aliado e mentor são personagens não jogadores auxiliares diferentes. O aliado lutará com você, não por você. O patrono te dará recursos (dinheiro, equipamentos, aliados etc.) em troca de serviços, não sirva ao patrono e perderá os recursos dele. Mentor te dará conhecimento, esteja seu personagem treinando com ele ou se lembrando de algo que ele ensinou no passado e que pode ser útil no presente, o mentor não lutará com você. O jogador pode até criar as fichas do mentor, patrono ou aliado, mas estes personagens serão NPCs, o mestre os interpretará e decidirá suas ações. Mais detalhes, manual básico 3D&T.
Se o mestre permitir que seu personagem tenha riqueza, não seja egoísta, use essa vantagem em benefício do grupo. Afinal, as regras mecânicas de 3D&T não garantem dinheiro infinito ao personagem jogador nem mesmo com a vantagem riqueza.
Os códigos de honra de 3D&T podem substituir os alinhamentos de outros sistemas.
Se o mestre só permitir 5 pontos na criação de personagem jogador inicial, as desvantagens código dos heróis, munição limitada e ponto fraco se encaixam na maioria dos cenários. Se quer criar um arcano, terá que acumular escolas de magia a longo prazo, escolha apenas uma no início, que ela custará só 2 pontos. Um arcano de 5 pontos ficará capenga, muito capenga. Afinal, a vantagem arcano custa 4 pontos inteiros. Se seu personagem não usa magia, escolha a vantagem adaptador(a), assim, você poderá usar qualquer tipo de arma e causar qualquer tipo de dano.
3D&T é um sistema genérico e de licença aberta, você e seu grupo podem criar e publicar qualquer cenário usando as regras mecânicas do 3D&T.
De Tormenta Alpha
Vantagens do Grupo – Tormenta Alpha traz regras para o grupo inteiro dividir vantagens. Para isso os jogadores devem: dar parte das riquezas (dinheiro e itens) e dos pontos de experiência para beneficiar o grupo e investir em vantagens e bens que acrescentem ao grupo como um todo. Estas regras vão da página 41 até 43, com destaque para base de operações na página 43. Um personagem com a riqueza (ou patrono) do livro básico pode potencializá-la em favor do grupo com estas regras de Tormenta Alpha.
Os pontos de sanidade (páginas 126 e 127) são uma regra opcional de Tormenta Alpha que podem ser usadas em vários contextos. É claro que ela precisará ser recontextualizada e que o grupo inteiro deve estar disposto a aceitar mais um nível de dificuldade.
Outros Livros de 3D&T
Outros livros de 3D&T trazem novos conjuntos de regras que podem ou não serem incorporados ao mundo em que você e seu grupo jogam. Mas cuidado, lembre-se sempre de verificar se cabe uma recontextualização de uma regra ao mundo que você está usando ou criando.
Licença Aberta de 3D&T
A licença mecânica do sistema 3D&T é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de 3D&T.
Defensores de Tóquio, 3D&T, 3D&T Alpha são evoluções de um mesmo sistema de RPG criado por Marcelo Cassaro. A Jambô Editora é a detentora dos direitos de publicação desse material (http://jamboeditora.com.br/categoria/3det/).
Bibliografia
Livros
CASSARO, Marcelo. Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha: Manual 3D&T Alpha Edição Revisada. Porto Alegue: Jambô, 2015.
CASSARO, Marcelo/ TESKE, Marlon. Tormenta Alpha. Porto Alegue: Jambô, 2016.
Sites
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