O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.
A pedra garimpada de hoje é A História do Petróleo Em Quadrinhos por Alice Pereira (pesquisa, texto e arte) e foi garimpada no evento Agaquês; por conta da tiragem pequena, o preço final está saindo um pouco alto até na Amazon, mas vale muito a pena. Sim, é um quadrinho didático, mas muito bem-feito. O livro é publicado pela editora Jaguatirica (editorajaguatirica.com.br) e merece muito ser divulgado. Espalhe a ideia da divulgação científica para baixarmos o preço de tiragens de livros como esse. Um livro que deveria estar nas bibliotecas de todas as escolas, públicas e privadas, do país.
A História do Petróleo Em Quadrinhos foi pensado para ser um meio de divulgação científica que qualquer pessoa leiga pudesse ler e entender. Para contar essa história, é preciso recorrer a transdisciplinaridade: a própria história, a geologia, a química, a física e a biologia envolvidas no processo ao longo do tempo são muito bem-apresentadas e explicadas a fim de mostrar como foi a formação do petróleo no planeta até a sua exploração comercial pelos seres humanos a fim de se obter luz e energia.
Mas não pense o(a) afoito(a) leitor(a) que o livro é uma apologia ao petróleo em tempos de aquecimento global. Alice Pereira formou-se em engenharia e atua seriamente para realizar um trabalho de divulgação científica consciente; ao final do livro, surge a necessidade de substituir os combustíveis fósseis por fontes energéticas sustentáveis. Este, entretanto, é o ponto da história que estamos vivendo. A humanidade como um todo deve escolher agora entre substituir as fontes de energia ou caminhar para a própria extinção.
A História do Petróleo Em Quadrinhos foi feito para ser uma introdução ao assunto, um apanhado geral. Querendo comentar de forma séria, leiam este e/ou outros livros sobre o assunto, furem a bolha, o seu grupo de zap não é uma fonte científica, leiam pessoas com alguma formação acadêmica e responsabilidade antes de falarem de temas sérios.
Alice Pereira formou-se em engenharia, sendo ela uma pessoa trans, fez a transição depois da publicação do livro. Ela e a Laerte provam que competência não escolhe gênero nem orientação sexual. Deixem seus comentários com carinho e educação, pois eles serão lidos com carinho e educação.
Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos