Oito contos sobre dragões para crianças, é isso que você encontrará em O Livro dos Dragões de E. Nesbit, ou Edith Nesbit. A autora é uma renomada contista inglesa de variados gêneros e para públicos variados. Seus contos de fadas influenciaram várias gerações de escritores ao longo do tempo. O Livro dos Dragões foi publicado originalmente em 1899 reunindo 7 contos sobre dragões que a autora pulicara numa renomada revista literária inglesa e um oitavo conto feito especialmente para ele na época. Os contos são O Livro das Feras, Tio James, Os Salvadores da Pátria, O Dragão de Gelo, A Ilha dos Redemoinhos, Os Domadores de Dragões, O Dragão Feroz e O Gentil Edmund.
O Livro das Feras é sobre um livro que guarda magicamente feras. Quando aberto, a fera da página sai sua da ilustração e é uma baita dificuldade fazer a fera voltar. Eis que um pequeno rei liberta o dragão e, agora, ele tem que usar de estratagemas para que o dragão queira voltar para o livro. Parece que um certo anime famoso (desenho animado japonês) plagiou isso? Sim, certamente e com certeza.
Tio James é sobre o único sujeito mau de Rotundia, um país insular onde tudo é ao contrário, os bichos grandes são pequenos e os bichos pequenos são grandes, elefantes são pequenos e coelhos são grandes. A comida cultivada precisa ser produzida e a comida produzida brota da terra e é cultivada, as pessoas fazem maçã a partir de torta de maçã. Mas os humanos chegaram depois e por isso possuem o tamanho normal, lá, esses humanos construíram um reino. Eis que, também de fora da ilha, surge um dragão tão mau quanto o tio James e que pode ser um aliado deste. Afinal, James quer se livrar de sua sobrinha, a princesa, para tornar-se o rei único do lugar.
Em Os Salvadores da Pátria, dragões de todos os tamanhos, de microscópicos a gigantes, começam a aparecer em todos os lugares até que o mundo é tomado por uma infestação de dragões generalizada. Como as pessoas lidarão com isso? Quem serão os heróis e que ideia eles terão? Responder essas perguntas é dar spoilers.
O Dragão de Gelo é sobre dois irmãos que partem para o polo norte em busca da aurora boreal e encontram pessoas e criaturas estranhas até encontrarem também o dragão de gelo.
A Ilha dos Nove Redemoinhos é um lugar encantado em que uma princesa encantada espera ser salva. Um lugar onde o candidato a salvador da princesa terá que usar de astúcia para se aproximar da ilha apesar dos nove redemoinhos que muitos navios já afundaram e vencer um grifo e um dragão. É um dragão bem tradicional, mas a ilha em si é uma charada bem engenhosa. Não será pela força bruta que um herói salvará essa princesa.
Os Domadores de Dragões nos mostra as artimanhas de um ferreiro e de seu filho, duas gerações de domadores de dragões, para conter um terrível dragão metálico que quer devorar todas as pessoas de um povoado. Um dos mais inventivos contos, foi o melhor do livro para este que vos escreve.
O Dragão Feroz Ou O Coração de Pedra e O Coração de Ouro é sobre um dragão que amedronta os frequentadores de uma floresta e sobre o que uma princesa e um príncipe estão fazendo a respeito. Qual é a peculiaridade desse dragão? Isso realmente é spoiler.
Por fim, em O Gentil Edmund é sobre o garoto do título que, inadvertidamente, liberta uma grande dragoa amarela que voa em direção a sua cidade. Como ele salvará a cidade se ninguém acredita em dragões?
Este livro é perfeito para se ler para crianças de até 6 anos, ele é muito nonsense. Com efeito, suas histórias parecem ter sido escritas para pais ou mães lerem para os filhos. Todos os 8 contos são da mesma autora, mas não espere o mesmo universo e nem o mesmo tipo de dragão em cada conto. Cada história é uma história sem nenhum vínculo com as demais.
A imaginação de Nesbit voa sem limites, tão alto quanto seus dragões e as imaginações das crianças para quem ela escreve. Tirando o estilo literário da autora, um pouco cansativo para o meu gosto, parecem 8 histórias de 8 pessoas diferentes. Mais do que 8 histórias, são 8 ideias de dragão bem distintas mesmo. Isso é a melhor coisa do livro, a autora não está presa a nenhum dogma relativo aos dragões e, para contar 8 histórias diferentes de dragões, ela criou 8 tipos de dragões bem diferentes. O dragão muda completamente de acordo com as necessidades de cada história e cada história é de um mundo diferente.
Apesar de ser muito conhecida na Inglaterra, Edith Nesbit pouco foi publicada (ou republicada) no Brasil. Esta edição da editora Wish conta com um prefácio de Laura Brand sobre esta que é uma das maiores escritores inglesas de todos os tempos. A obra de Nesbit e sua importância histórica vai muito além da literatura infantil e da literatura como um todo. Em uma promoção na loja da Dark Side, o livro foi R$ 72,25 mais eventual frete, também havia frete grátis em compras acima de um valor que não lembro mais e não sei se a promoção ainda vale. Busquem por promoções!
Boas leituras,
Rodrigo Rosas Campos
P.S.: Para quem não conhece a editora Wish, ela é uma das editoras que costumam publicar no Brasil textos e livros que, apesar de estarem no domínio público há décadas, nunca foram publicados no Brasil ou que raramente foram republicados no Brasil. Uma tendência desde os anos 2000 para preencher lacunas históricas de nosso mercado editorial. Mas ao contrário da maioria das editoras de seu segmento, o catálogo da Wish também é formado por livros contemporâneos.
P.S.: E. Nesbit também é autora de textos adultos e de terror. Um de seus mais famosos contos de terror, A Casa Assombrada, foi publicado recentemente pela Pipoca & Nanquim em O Grande Livro dos Vampiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário