segunda-feira, 25 de março de 2024

[Matéria] Ilha dos Monstros, o RPG, Para o Sistema de Regras de RPG C4


Baseado na obra de Ota e Flávio Colin

Adaptação Sem Fins Lucrativos: Rodrigo Rosas Campos

+18

Alerta de Spoilers!

Introdução


    Sob os pseudônimos de Juka Galvão e J. Batalha, Otacílio d´Assunção Barros, o Ota, escreveu e Flávio Colin desenhou Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor. A história é um terrir da melhor qualidade, onde o riso culpado é a regra. Originalmente a série foi publicada na década de 1980 e reiniciada na década de 1990, o politicamente correto ainda não vigorava, fique avisado(a) MESMO!

    A trama começa quando dois criminosos veem seu carro atolado em meio a uma tempestade. Mas há uma placa, indicando o Hotel Nicanor e é para lá que eles vão. Nicanor é um senhor simpático, mas fica desesperado quando os hóspedes inesperados chegam, afinal, o hotel está lotado por uma convenção que ainda está para chegar.

    Sem saber inicialmente que está lidando com criminosos em fuga, Nicanor tenta fazê-los ir embora da forma mais educada possível, mas eles insistem em ficar, a força se preciso, só para descobrirem, tarde demais, que a convenção é de estranhos monstros casados com estranhas bruxas e que esses estranhos hóspedes se alimentam de carne humana.

    O tom da série é satírico, politicamente incorreto, mas sempre crítico e ácido, tanto em relação a sociedade brasileira da década de 1980, quanto a sociedade brasileira da década de 1990. A história tem duas versões, uma iniciada em 1981 e outra iniciada em 1994. Estas histórias foram republicadas em 2022 pela editora MMarte no livro Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor.

    E não é que o Ota estava iniciando um projeto para transformar aquele mundo em um cenário de RPG. O nome seria A Ilha dos Monstros, o RPG, um RPG que expandiria o universo do Hotel Nicanor. Mas só foram escritas 8 páginas de ambientação, sem regras mecânicas, mas com uma boa descrição do cenário e dos personagens. Mostra inclusive alguns vestígios de planos para roteiros futuros, que não foram levados a cabo depois da morte de Colin.

    Neste texto, você encontrará o cenário adaptado para o sistema de RPG C4. Mas, se você é mestre de RPG e quiser, aí está sua chance de criar e testar um sistema caseiro ou fazer um hack para o sistema genérico de sua preferência: GURPS, 3D&T Alpha, 3DeT Victory, BRP, Fate etc, para abarcar o mundo do desafortunado Nicanor. Este texto também traz as regras do cenário que devem ser seguidas em qualquer sistema de RPG genérico que dê suporte à magia, vida urbana atual, terror e ficção científica.

Regras Desse Cenário Válidas Para Qualquer Sistema – Avisei que Teria Spoilers


    1. Pelo menos o mestre deve ter lido o livro inteiro Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor de Ota e Flávio Colin, publicado pela editora MMArte, sobretudo a Ilha dos Monstros, o RPG nas páginas 176 até 184.

    1.1. Ideal mesmo seria se o grupo inteiro tivesse lido o livro inteiro antes de jogar a ambientação.

    2. O mestre (de preferência com o grupo) deverá escolher um sistema de RPG que dê suporte a magia, ficção científica, terror e vida urbana atual, ou seja, de preferência um sistema genérico. No Brasil, o sistema genérico mais popular é o GURPS, que foi publicado oficialmente no país pela Devir. Entretanto deixo, na bibliografia deste texto, outras sugestões de sistemas genéricos, inclusive nacionais, além das variantes do sistema nacional Defensores de Tóquio.

    2.1. Aqui, especificamente, foi escolhido o sistema de RPG C4.

    2.2. Espaço para acréscimos de observações sobre o sistema de regras de RPG usado pelo grupo que poderá se desdobrar em 2.3, 2.4, 2.5 etc. na medida da necessidade.

Regras d´A Ilha dos Monstros, o RPG para o Sistema C4

    2.3. Pelo menos o(a) mestre(a) deverá ler os manuais básicos dos sistemas C4 e Calisto 2.0 antes do início da aventura ou campanha, uma vez que há vantagens de Calisto 2.0 compatíveis com C4 e que podem aparecer nas fichas dos NPCs e que podem estar disponíveis aos personagens jogadores dependendo do mestre.

    2.3.1. Perícias de Calisto 2.0 para C4.
    Acrobacia se mantém igual em ambos os sistemas.
    Animais é uma novidade de C4. Detalhes em Condução.
    Aparência não existe em C4. Neste cenário, parte dessa perícia pode ser interpretada como lábia ou a pessoa ser atraente ou sedutora será apenas parte do conceito do(a) personagem. Lembrando que as bruxas da Ilha dos Monstros só possuem aparência humana normal até atingirem uma idade em que seria impossível a um ser humano viver.
    Arte é nova de C4.
    Combate se mantém igual em ambos os sistemas.
    Condução de Calisto 2.0 foi substituída e dividida por animais (para montarias) e veículos (para veículos artificiais) em C4.
    Conhecimento se mantém igual nos dois sistemas.
    Coragem se manteve igual em ambos os sistemas.
    Crime se manteve igual em ambos os sistemas.
    Força de Calisto 2.0 foi substituída por potência em C4.
    Lábia se manteve igual em ambos os sistemas.
    Percepção se manteve igual em ambos os sistemas.
    Potência é uma novidade em C4. Substitui e unifica vigor e força de Calisto 2.0.
    Tecnologia é uma novidade em C4
    Veículos é uma novidade de C4, vide condução.
    Vigor de Calisto 2.0 foi substituído por potência em C4.

    2.3.2. Tabela de Poderes de Calisto 2.0 para C4. Todos os poderes de Calisto e C4 podem ser usados neste cenário. Poderes não previstos em nenhum desses sistemas e que estão no cenário devem ser criados por regras da casa. Tabela a seguir.

    2.4. A única desvantagem prevista em C4 é a munição limitada para qualquer combate com armas de longo alcance.


    2.5. A ficha em branco do sistema de RPG C4.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome:
    Conceito:
    Pontos de Vida:
    Pontos de Energia:
    Perícias etc.:
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    2.6. Licença Aberta de Calisto v.2.0

    A licença mecânica do sistema Calisto v.2.0 é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de Calisto v.2.0.

    Calisto v.2.0 é um sistema de RPG criado por Tiago Junges. A editora Coisinha Verde é a detentora dos direitos de publicação desse material, que pode ser baixado gratuitamente em (http://coisinhaverde.com.br/jogos/).

    2.7. Licença Aberta de C4

    A licença mecânica do sistema C4 é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de C4.

    C4 é um sistema de RPG criado por Tiago Junges. A editora Coisinha Verde é a detentora dos direitos de publicação desse material, que pode ser baixado gratuitamente em  (www.coisinhaverde.com).

    2.8. Mais detalhes do funcionamento deste cenário dentro do sistema de regras específico de C4, vide as observações das Fichas.

    3. Todo personagem publicado do livro Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor será, obrigatoriamente, um personagem do mestre, NPC.

    4. Que personagens os jogadores poderão interpretar? Isso dependerá da aventura que o(a) mestre(a) quer propor. Ou seja, é o(a) mestre(a) que, a cada aventura ou campanha, definirá os limites do que o grupo de jogadores interpretará.

    4.1. Um grupo de humanos que naufragou em uma das ilhas do triângulo das bermudas e que ainda não sabe nem em qual das ilhas está e nem o que os aguarda.

    4.2. Um grupo de humanos nativos e cativos da Ilha dos Monstros que decide fugir da ilha, ou, ao menos, tentar uma fuga.

    4.3. Se o grupo de humanos de 4.1 e 4.2 conseguir fugir do arquipélago do triângulo das Bermudas e chegar no nosso mundo, eles terão que lidar com um ambiente que os tratará como loucos. No caso de 4.2, eles nem sequer existirão legalmente em nosso mundo.

    4.4. Um grupo de monstros que enfrentam as forças armadas dos monstros da ilha de Milikonia.

    5. Aqui, as Fichas não trazem os personagens que foram mortos ao longo das histórias, ou seja, o mestre só faz as fichas de personagens mortos durante a série se desejar. A ambientação padrão se dá depois do roteiro inédito nunca desenhado O Ataque Ao Hotel Nicanor.

Ambientação

    A ambientação é o texto a Ilha dos Monstros, o RPG, páginas 176 até 184 do livro Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor de Ota e Flávio Colin, publicado pela editora MMArte.

Sugestões de Aventuras ou Campanhas

    Um grupo de humanos naufraga em uma das ilhas do Triângulo das Bermudas e deve tentar fugir das criaturas da ilha em que naufragaram.

    Um grupo de monstros e bruxas terá que enfrentar os monstros rivais de Milikonia.

    Um grupo de humanos nascidos e cativos da ilha Monstro resolve tentar uma fuga.

Fichas

Observações Iniciais


    Optei por adaptar os personagens do quadrinho da forma mais econômica possível, mas os personagens publicados são NPCs obrigatórios; mestres, vocês sabem que estão livres para mudar tudo para mais de acordo com o grau de dificuldade da aventura ou campanha.

    Todo monstro NPC da Ilha dos Monstros terá obrigatoriamente pelo menos +1 em potência, percepção, imortalidade (não morre de causas naturais) e em regeneração. Não morrer de forma natural neste cenário significa que o personagem passará da vida humana até ser morto podendo ter até mais de 500 anos de idade. Estes personagens só poderão morrer de forma mecânicas, ou seja, seus corpos precisam ser atacados por fatores externos. Venenos, doenças etc. não os matarão. Isso também vale para as bruxas e, a depender do(a) mestre(a), para os habitantes das outras ilhas.

    Se o monstro for um personagem jogador, PC, é o mestre que terá de escolher entre regeneração ou imortalidade para o uso dos jogadores em seus monstros e bruxas da Ilha dos Monstros personagens jogadores. O mesmo vale para os monstros espaciais.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Nicanor
    Conceito: humano dono de Hotel.
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Energia: 35
    Perícias etc.:
    * conhecimento (hotelaria) +4
    * conhecimento (culinária) +3
    * percepção +2
    * veículos (carros) +1
    * lábia +1
    * tecnologia +1

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Ágata
    Conceito: bruxa nova da Ilha Monstro, ela adora o estilo de vida da família, filha do Presidente e irmã de Priscila.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * veículos (vassoura voadora) +4
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +1
    * telecinesia +2
    * ilusão +2
    * bola de fogo +3

    Observação: toda bruxa da Ilha dos Monstros terá ao menos +1 ponto em veículos (vassoura voadora), imortalidade (não morre de causas naturais) e telecinesia. Depois disso a criação é livre. Transformar os inimigos em animais é um poder não previsto em C4 e que cada mestre terá que experimentar como regra da casa em cada grupo.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Priscila
    Conceito: bruxa nova da Ilha Monstro, ela é vegana, tem compaixão pelos humanos e odeia o estilo de vida da família, filha do Presidente e irmã gêmea de Ágata.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * veículos (vassoura voadora) +2
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +4
    * telecinesia +2
    * lábia +1
    * campo de força +3

    Observação: todo personagem jogador terá que fazer um teste de percepção para não confundir as irmãs gêmeas. Chamar a Ágata de Priscila será fatal para um ser humano (ou mesmo para outro monstro).

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Presidente
    Conceito: o chefe e o mais poderoso dos monstros da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 40
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * veículos +4
    * regeneração +4
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +4
    * percepção +4
    * potência +4
    * combate (garras e presas) +4

    Observação: não dá para fazer o Presidente sem que ele seja muito melhor que os demais monstros logo de cara.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Isaac
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * regeneração +3
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +4
    * percepção +2
    * potência +1
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Orestes
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * regeneração +3
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +2
    * percepção +1
    * potência +1
    * combate (garras e presas) +4
    * veículos +1

    Observação: em geral, os monstros da Ilha dos Monstros terão mais pontos de vida do que de energia e as bruxas da Ilha dos Monstros terão mais pontos de energia do que de vida. Afinal, elas soltam magia e eles usam força bruta.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Nestor
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * regeneração +1
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +1
    * percepção +1
    * potência +2
    * combate (garras e presas) +3
    * veículos +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Diogo
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros. Um fofo, o marido de Ágata.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +4
    * percepção +2
    * regeneração +3
    * imortalidade +1
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Aargoraa
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +1
    * percepção +2
    * regeneração +3
    * imortalidade +4
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Abdias
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +3
    * percepção +2
    * regeneração +1
    * imortalidade +1
    * combate (garras e presas) +1
    * veículos (jipe) +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Armandinho
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +2
    * percepção +1
    * regeneração +2
    * imortalidade +3
    * combate (garras e presas) +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Asmodeu
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +1
    * percepção +4
    * regeneração +2
    * imortalidade +4
    * combate (garras e presas) +1

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Belial
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +2
    * percepção +2
    * regeneração +3
    * imortalidade +1
    * combate (garras e presas) +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Bolestério
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +1
    * imortalidade +2
    * regeneração +3
    * percepção +4
    * combate (garras e presas) +2

    Observação: aparece na chamada da p.62 do livro. Por uma letra, não sei se por engano do letrista ou falta de memória do roteirista, não é o irmão do presidente. Tratei estes dois nomes, Bolestério e Bolostório, como dois monstros distintos.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Caifás
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +3
    * imortalidade +2
    * regeneração +1
    * percepção +4
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Caolho
    Conceito: monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +2
    * imortalidade +3
    * regeneração +4
    * percepção +1
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Cornélio
    Conceito: um monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +2
    * imortalidade +2
    * regeneração +3
    * percepção +1
    * combate (chifres) +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Crispim
    Conceito: um monstro da Ilha dos Monstros.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +3
    * imortalidade +2
    * regeneração +1
    * percepção +4
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Dona Alceia
    Conceito: bruxa da Ilha dos Monstros, ela é a esposa do Presidente, mãe das gêmeas e do Júnior.
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Energia: 30
    Perícias etc.:
    * veículos (vassoura voadora) +2
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +1
    * telecinesia 4
    * disparo de energia +2
    * campo de força +3

    Observações: ela também pode transformar aliados em animais e é necromante, estes não são poderes previstos em C4 e cada grupo terá que usar a regra de ouro criar e testar essas regras da casa. Ela é a única bruxa nomeada, as esposas dos demais monstros que estão no congresso no Hotel Nicanor serão criadas livremente pelo grupo, mestre(a) e jogadores(as).

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Júnior
    Conceito: monstro criança da Ilha dos Monstros, filho do Presidente.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * potência +2
    * imortalidade +2
    * regeneração +4
    * percepção +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Nana
    Conceito: bruxa da Ilha dos Monstros, babá do Júnior e tem uma queda pelo Nicanor.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * veículos (vassoura voadora) +1
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +3
    * telecinesia +2
    * conhecimento (culinária dos habitantes da Ilha dos Monstros) +4
    * percepção +2

    Observação: a magia de Nana é mais fraca que as das demais bruxas da Ilha dos Monstros.

Monstros Espaciais


    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Bolostório
    Conceito: monstro espacial. Ele é um monstro espacial, é o líder dos monstros espaciais e é irmão do Presidente. Na página 118, o roteiro não desenhado, ele chama o Presidente de mano.
    Pontos de Vida: 40
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +4
    * imortalidade +2
    * regeneração +4
    * percepção +2
    * proteção épica: defesa +3
    * arma épica: ataque +3
    * veículos (discos voadores) +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: cada mestre(a) ou jogador(a) que o nomeie
    Conceito: um monstro espacial.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +3
    * regeneração +2
    * arma poderosa: ataque +2
    * imortalidade +1
    * percepção +1
    * proteção especial: defesa+1
    * veículo (disco voador) +2

    Observações: neste cenário, somente os monstros espaciais poderão usar as regras de C4 para equipamentos especiais. Da mesma forma que acontece com os monstros da Ilha dos Monstros dos jogadores, os monstros espaciais dos jogadores terão que usar ou imortalidade ou regeneração (nunca as duas vantagens iniciais juntas) a critério do mestre.

    As bruxas espaciais não foram mostradas, mas elas devem pilotar as vassouras espaciais, bem como ter os mesmos poderes das bruxas da Ilha dos Monstros e a possibilidade de uso das regras de equipamentos especiais para defesa.

Personagens Não Nomeados


    Ficha de Personagem de C4
    Nome: cada jogador(a) ou mestre(a) que o nomeie
    Conceito: um monstro masculino da Ilha Monstro
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +4
    * imortalidade +3
    * regeneração +1
    * percepção +2
    * combate (garras e presas) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: cada jogador(a) ou mestre(a) que o nomeie
    Conceito: modelo de Bruxa da Ilha Monstro.
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Energia: 30
    Perícias etc.:
    * veículos (vassoura voadora) +4
    * imortalidade (não morre de causas naturais) +2
    * telecinesia +2
    * disparo de energia +4

    Observação: monte suas bruxas a vontade tendo em vista que os poderes obrigatórios de todas as bruxas devem ter pelo menos +1.

Personagens de Outras Ilhas


    Ficha de Personagem de C4
    Nome: General
    Conceito: o líder dos monstros militares de Milikonia.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (metralhadora) +1
    * veículos +3
    * conhecimento (estratégia) +4
    * coragem +2
    * potência +2

    Observação: os monstros militares de Milikonia são bem iguais. Suas mulheres são monstras de corpos femininos da mesma espécie e não usam magia.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Mulher do General
    Conceito: Mulher do General e mãe do Juliano, ela não é nomeada mesmo.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * lábia +4
    * crime +2
    * arte (culinária) +2
    * percepção +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Juliano
    Conceito: filho do General. No final do roteiro não desenhado, retorna como zumbi.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (mordida) +4
    * percepção +2
    * coragem +4
    * potência +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Major
    Conceito: Monstro Militar.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (metralhadora) +4
    * veículos +3
    * conhecimento (estratégia) +2
    * coragem +1
    * potência +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: a ser escolhido pelo(a) mestre ou jogador(a).
    Conceito: Monstro Militar
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (metralhadora) +2
    * veículos +3
    * conhecimento (estratégia) +1
    * coragem +4
    * potência +2

    Observação: geralmente, o nome de um monstro militar é a sua patente.
    Ficha de Personagem de C4
    Nome: a ser escolhido pelo(a) mestre ou jogador(a).
    Conceito: Monstra Mulher de Militar
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * lábia +2
    * crime +4
    * arte (culinária) +2
    * percepção +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: a ser escolhido pelo(a) mestre ou jogador(a).
    Conceito: Monstra Militar
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (metralhadora) +4
    * conhecimento (estratégia militar) +3
    * percepção +2
    * acrobacia +1
    * veículos +2

    Observação: o nome de uma monstra militar tenderá a ser o de sua patente.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: a ser escolhido pelo(a) mestre ou jogador(a).
    Conceito: Sereia da Ilha das Sereias.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * lábia +2
    * ilusão +4
    * arte (canto) +4
    * acrobacia +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: a ser escolhido pelo(a) mestre ou jogador(a).
    Conceito: Amazona da Ilha das Amazonas.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (escolha a arma) +4
    * percepção +1
    * acrobacia +2
    * conhecimento (estratégia militar) +3
    * animais +2

Mythos da Ilha Mythos


    Aqui, em qualquer sistema de regras de RPG, mestres e jogadores podem criar qualquer ser de qualquer mitologia de forma a livre interpretá-los de acordo com o contexto do cenário. Claro, se a criação de um centauro (por exemplo) estiver prevista no sistema de RPG usado pelo grupo, o grupo estará limitado às regras do sistema de RPG escolhido. No caso do sistema C4, no manual básico gratuito, criem a vontade os seres da ilha Mythos.

Considerações Finais


    Bom, não é um cenário indicado para crianças e toca em tópicos sensíveis. Como disse, o ideal é que todos os membros do grupo tenham lido o quadrinho, gostado do quadrinho e queiram jogar naquele cenário antes mesmo de uma sessão zero.

    Mesmo que o grupo inteiro goste do quadrinho, uma sessão zero é altamente recomendada para que o mestre saiba os limites dos jogadores.

    Dito isso, boas leituras e bons jogos!

Bibliografia

    BARROS, Otacílio d´Assunção (textos)/ COLIN, Flávio (artes).  Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor.  Goiânia: MMarte, 2022.

Sites

Coisinha Verde

  Wiki How to do anything.../ How To Write Rules for Your Own RPG
    https://www.wikihow.com/Write-Rules-for-Your-Own-RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...