domingo, 28 de abril de 2024

Garimpando No Evento Center Comics: Escafandro: Arsene & Sherlock 1873 por Rossano Segabinazzi e Dilacerda


    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.

    A pedra garimpada de hoje é Escafandro: Arsene & Sherlock 1873 por Rossano Segabinazzi e Dilacerda e foi garimpada no evento Center Comics, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

    Antes de falar dessa história, é preciso colocá-la em contexto: Maurice Leblanc, escritor francês e criador de Arsene Lupin, o Ladrão de Casaca, quis que seu personagem se encontrasse e rivalizasse com o maior detetive do mundo, Sherlock Holmes. Todavia, ele não pediu autorização de Arthur Conan Doyle, escritor inglês e criador do detetive mais famoso do mundo, para fazer isso. Assim sendo, sofreu e perdeu um processo na justiça.

    Para não jogar trabalho fora, reaproveitar a primeira história e criar outras, Leblanc mudou o primeiro S de lugar e “criou” o detetive Herlock Sholmes, que apareceu em histórias e edições posteriores do Ladrão de Casaca sem causar mais transtornos legais. Assim, fracassa a primeira tentativa de universo compartilhado da história, mas nasce o primeiro universo paralelo, ainda que não oficial.

    Anos depois, nos EUA, H. P. Lovecraft permitiria o uso de seus personagens e cenários aos outros autores da revista Weird Tales, surgindo assim o Cthulhu Mythos, o primeiro universo fictício oficialmente compartilhado da história. Pulamos para hoje: tanto Arsene Lupin quanto Sherlock Holmes estão em domínio público. Isso posto, agora é possível fazer encontros dos dois personagens sem mudar nenhuma letra de lugar.

    E foi exatamente isso que Rossano Segabinazzi, textos, e Dilacerda, desenhos, fizeram nessa nova edição da Escafandro: Arsene & Sherlock 1873, reimaginando o primeiro encontro desses dois icônicos personagens, o maior detetive do mundo e o maior ladrão do mundo. É aquele famoso estilo Bonelli, temos autores de um país (no caso, brasileiros) escrevendo uma história com personagens estrangeiros em cenários e realidades estrangeiras.

    Dito isso, vamos a história específica de Arsene & Sherlock 1873: um envelhecido Sherlock recebe a visita de um Arsene Lupin estranhamente rejuvenescido. É claro que o velho detetive não compra a ideia de que Lupin descobriu a fonte da juventude e dois mistérios se sobrepõem: quem é o jovem Lupin? E por que o verdadeiro Lupin não aparece pessoalmente para se reencontrar como o antigo rival?

    A estranha situação desencadeia memórias de um desafio de lógica do tempo em que os irmãos Holmes e Lupin estavam na faculdade e nos mostram uma história em que Sherlock Holmes e Arsene Lupin se conhecem antes mesmo de Lupin se tornar o famoso ladrão de casaca, e sim, também temos a aparição de um jovem Mycroft. Uma história divertida, despretensiosa, muito bem contada e bem desenhada que pode servir de um bom ponto de partida para histórias de mistério e suspense em geral e para histórias de Sherlock Holmes e Arsene Lupin em particular.


    Um exercício criativo envolvendo personagens conhecidos de domínio público que todos podem usar para criar novas histórias. O preço da revista é R$ 24,99 (menos eventual desconto mais o eventual frete)na loja da UB Editora e em algumas gibiterias. Bom, se você ainda não conhece a série Escafandro, ela é publicada pela editora Ultimato do Bacon, sempre traz uma história fechada e diferente.

    Mas volto a bater na mesma tecla em relação a histórias que, como a da presente edição, são adaptações de literatura: se a história é baseada em uma ou mais obras anteriores, os nomes dos autores originais devem estar na capa também “Baseado na obra de...”. Isso é uma falha que o pessoal da UB não conserta só de birra, não é possível!

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos

Um comentário:

  1. Lupan ainda não li nada. Mas pelo que conheço de Sherlock Holmes deve ser legal um embate entre os personagens. Mônica
    = )

    ResponderExcluir

Rabiscos #173 - Um Fim

  Se necessário, clique na imagem para ampliar!