quarta-feira, 11 de setembro de 2024

[Resenha] Usagi Yogimbo Livro 5: Bode Solitário e Filhote de Stan Sakai

 


+12


    Usagi Yogimbo Livro 5: Bode Solitário e Filhote de Stan Sakai, chega neste lançamento pela editora Hyperion Comics em formato original americano, miolo preto e branco, capa cartão, a R$ 54,90 (mais eventual frete e menos eventuais descontos). Bom, o coelho samurai dispensa apresentações, mas caso você ainda não o conheça, ele é criação do norte-americano descendente de japoneses, Stan Sakai, para homenagear a cultura de seus antepassados nos EUA. O traço realmente lembra o de mangá, mas a leitura é no sentido ocidental.

    Como em todas as edições anteriores, todas as histórias são fechadas. Mesmo quando personagens retornam de histórias anteriores, o(a) leitor(a) não precisa de conhecimento prévio para entender nenhuma história, uma aula de respeito para com o público. No volume 5, temos, na ordem das histórias: Entre o Amor e a Espada; Uma História de Pipas; Asas Sangrentas; O Caminho do Samurai; e Bode Solitário e Filho.

    Em Entre o Amor e a Espada, uma viúva de um samurai contrata Usagi para recuperar as espadas de seu marido que serão herdadas pelo filho do casal. Ao chegar na cidade onde o samurai morrera, Usagi descobre que ele vivia amasiado com uma camponesa que se recusa a entregar a única lembrança de seu amor. Como o nosso honrado coelho samurai recuperará as espadas sem quebrar sua honra ferindo uma simples camponesa?

    Em Uma História de Pipas, a humilde vida de um fabricante de pipas se cruza com Usagi. É o tipo de história que se estraga fácil se os detalhes forem contados. Uma das mais bem boladas da edição.

    Em Asas Sangrentas, um clã de ninjas morcegos aterroriza uma vila para roubar o ouro da mina de um senhor feudal. O plano dos ninjas morcegos é roubar o ouro, dizimar a vila e todas as testemunhas e conspirar contra o xogum em favor de outro senhor feudal. Mas um conhecido coelho samurai resolve descansar na vila depois de encontrar um camponês morto em seu caminho. Essa história se dá em duas partes, edições originais nos EUA.

    Em O Caminho do Samurai, Usagi descobre o que aconteceu a um lendário samurai estrategista que hoje se vê enfermo e na humilde condição de governador de uma pequena cidade. O velho é grato por Usagi ter salvo seu mensageiro, mas se recusa a morrer de doença e desafia Usagi para um duelo esperando que o nosso herói o mate.

    Em Bode Solitário e Filho, vemos a homenagem de Stan Sakai ao Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima. O Lo..., digo, o Bode Solitário é contratado para matar Usagi, que é acusado de um crime que não cometeu contra um amigo do Bode. Mas o que o Bode não sabe é que seu contratante é um testa de ferro daqueles que o desonraram com falsas evidências de traição. Como Usagi escapará de morrer pela lâmina do lendário espadachim e provar que é inocente?

    As histórias deste quinto volume envelheceram muito bem e possuem um grande potencial de formação de novos leitores. Apesar de só ter sido publicado por aqui duas vezes e de nenhuma editora ter completado a série, Usagi Yogimbo é uma influência para todos os quadrinhos estadunidenses que vieram depois dele.

    Uma série verdadeiramente indicada para todas as idades, com muito bom humor, gargalhadas até e com várias camadas de compreensão e entendimento, para crianças de 12 (segundo a própria revista) a 120 anos (ou até bem mais). É simplesmente impecável! Vale VERDADEIRAMENTE cada centavo!

Boas leituras e até breve!

Rodrigo Rosas Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rabiscos #173 - Um Fim

  Se necessário, clique na imagem para ampliar!