O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos. A pedra garimpada de hoje é Terror Universal no evento Cada Um no Seu Quadrinho, esqueci de anotar o preço no evento, pode ser encontrada na Amazon e por aí em torno de R$ 81,59. Sim, comprei com um dos criadores, mas esqueci de anotar o preço pelo qual paguei.
Imagine os clássicos monstros do cinema, sobretudo os do estúdio Universal, reimaginados por brasileiros em quadrinhos de terror inéditos ou republicados em uma só coletânea. Imaginou? É disso que Terror Universal, publicado pela Tábula Editora, traz.
Mas antes de entrar no comentário geral sobre as histórias, terei que tratar de assuntos um pouco espinhosos, alguns até técnicos: primeiro, só comentarei cada história em separada se houver muita demanda nos comentários e se a história não for curta demais, o que torna impossível não entregar o final no comentário. Segundo, sim, a Tábula Editora é uma parte da antiga editora Skript, que tanto desagradou muitos leitores que participaram de financiamentos coletivos. Terceiro, a impressão de Terror Universal, tendo em vista o preço final do produto em muitos pontos de venda, está péssima, e olha que é preto em branco e com papel de boa qualidade. Como se trata de uma coletânea abrangente com publicações e republicações, pude comparar uma de suas histórias com a impressão em outra coletânea e, realmente, a impressão deixa MUITO a desejar para leitores de quadrinhos de longa data.
Normalmente, não sou sommelier de impressão. Costumo ser até condescendente quando a editora ou o autor independente não tem condições de pagar por uma gráfica melhor, mas tendo em vista que só tive duas edições da editora Skript original, tive sorte de não pegar nenhuma das más impressões (literalmente e em todos os sentidos) que levaram os leitores a um manancial de críticas e fizeram a editora original se separar entre a atual Skript e esta Tábula Editora.
A impressão de Terror Universal foi feita em papel offset e em preto e branco, mas estão tão malfeita que as histórias que mais perderam foram as que dependiam de efeitos de tons de cinza, sobretudo nas letras, hachuras e retículas. Todavia é bom frisar que: apesar da qualidade gráfica ruim, não está ilegível, dá para ler tranquilamente, só espere o tempo barateá-la um pouco mais, pois, pela qualidade gráfica, ela devia ser BEM MAIS BARATA.
Um outro ponto que tem que ser abordado é que, apesar de ter saído no ano passado, 2024, Terror Universal está mais próxima de um livro do que de um gibi da turma da Mônica do més passado. Não dá para tratar esta edição como um quadrinho antigo. E, aqui, preciso evidenciar a diferença do garimpo em gibiterias e do garimpo em eventos. O garimpo em gibiterias trata de edições encontradas em gibiterias ou sebos, que são difíceis de encontrar hoje, mas que valem a pena ser mencionadas; o garimpo em evento trata de revistas (ou livros) de quadrinhos atuais, em catálogo, comprado diretamente com um ou mais criadores. Aqui, me obrigo a ser abertamente severo com a impressão ruim desta edição que não é barata. Mais uma vez, espere baratear.
Bom, agora voltarei ao conteúdo das histórias num apanhado geral com alguns exemplos de que gostei e algumas menções honrosas. Recapitulando a proposta, Terror Universal mostra olhares brasileiros aos monstros do cinema, sobretudo os do estúdio… Universal, quem diria! Foi lançada em 2024 e traz nomes novos e veteranos dos quadrinhos de terror e horror brasileiros.
Destacando as histórias de que mais gostei temos: Dead Line de Romeo Martins (texto) e Marcel Bartholo (desenhos). Nesta história vemos o que acontece quando um desenhista de quadrinhos está próximo do prazo final para entregar as páginas. Como ele faz quando precisa varar a noite em claro? Aqui temos uma bela reviravolta com piadoca que não posso contar do que se trata para não estragar a graça. O que acontece quando dois monstros se combinam em um? Lobisomem-guari é uma resposta possível trazida até nós por Josué Sousa. Visita Macabra traz Alberto Pessoa no texto e Júlio Shimamoto nas ilustrações. Uma simpática senhora comenta com o filho de que há um assassinato brutal nas redondezas toda vez que ele a visita e ele sempre a visita em noites de Lua cheia, coincidência? Descubra lendo a história.
Agora vamos falar um pouco de histórias feitas no Brasil, mas ambientadas fora do Brasil. Meio que um estilo Bonelli a brasileira. Qual teria sido o segredo de três atores que interpretaram Drácula brilhantemente nos cinemas? Descubra em Filhos da Noite de Caio Amaro. Muito se conta sobre lobisomens, mas sobre lobismulheres temos poucas histórias. Lua Negra com roteiro de Sílvio Alencar e desenhos de Sousa D. Gab nas ilustrações traz uma história sobre mulheres que viram lobas. Imagine agora uma cidade povoada por monstros em que os detetives particulares também precisam lidar com esses monstros. Essa é a premissa de Universal City com textos e desenhos de Diego Miranda. Universal City traz elementos de histórias de detetive com terror e horror e, na parte como é escrita e desenhada, lembra Astro City, só que com monstros no lugar de super-heróis.
Menções honrosas para: Flávio Colin; Gico; Daniel HDR; Sidemar de Castro; Tiago S. Conceição; Andrei Osório entre outros. Esta resenha ficaria longa demais se listarmos todos os nomes talentosos na edição. Pena que a impressão não ajudou.
Tem histórias ruins? Tem. Não vou mentir, mas a maioria oscila entre boa e ótima e algumas são até excelentes. Deixe seu comentário com carinho e educação, pois ele será lido com carinho e educação e prestigiem os pequenos eventos de quadrinhos nas suas respectivas cidades.
Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.
Boas leituras e bons sonhos, hahahahaha!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário