O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.
A pedra garimpada de hoje é Noite na Taverna de Álvares de Azevedo em quadrinhos, texto adaptado, desenhos e cores por Marcel Bartholo. Formato franco-belga, capa dura, em cores, publicado pela editora Ateliê, foi garimpada no evento Cada Um No Seu Quadrinho, ao preço de R$100,00. Acredite, o traço e as cores primorosos de Marcel Bartholo fazem valer cada centavo.
Em Noite Na Taverna, cinco amigos devassos e alcoolizados estão bebendo em uma taverna enquanto contam sobre os crimes passionais que cometeram. Se eles cometeram mesmo esses crimes ou se são só cinco bêbados devassos contando delírios de bebedeira, você leitor(a) decidirá, afinal, são cinco narradores detestáveis e não confiáveis.
Noite Na Taverna é um clássico do romantismo brasileiro de Álvares de Azevedo. Pega a fase do romantismo conhecida como mal do século, um romantismo mais descrente com os acontecimentos do mundo de sua época. Para aqueles que possuem dificuldades com escritas e falas de época, uma adaptação literária de quadrinho é uma porta não só para a melhor compreensão da obra original, mas para toda a literatura disponível, da mais antiga a mais atual. Para você, que adquirir ou ler este quadrinho, não deixe de conferir o livro original e muitos outros.
Como eu li o livro original, senti falta do diálogo da aposta, mas isso não interfere a essência da história que está preservada na adaptação. Se a grana estiver curta, o texto original de Noite na Taverna está em domínio público e pode ser baixando no site do Domínio Público Gov Br. Concluindo, prestigiem os pequenos eventos de quadrinhos nas suas respectivas cidades. Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário