quarta-feira, 24 de março de 2021

[Matéria] Atormentados Para Tormenta 20


Algumas Fichas Prontas de Personagens Criados (ou Adaptados) por Rodrigo Rosas Campos


Introdução


    Estas fichas estão fora de ordem. O motivo? Simples: preferi colocar primeiro os personagens que eu criei e depois os personagens que eu adaptei livremente para Tormenta 20, assim, as primeiras fichas que você verá aqui são de personagens meus. De fato, Pé de Vento foi a primeira ficha que comecei a preencher e a primeira que terminei, mas isso foi só uma coincidência. Ele já existia como um personagem pensado para ser criado em vários sistemas (e cenários) de RPG que dessem suporte para fantasia medieval/espada e magia fossem esses sistemas genéricos ou específicos; foi feito para ter versões em vários universos/reinos (cenários). Ele não foi o único personagem que criei para ser usado em qualquer mesa, mas, depois da minha guilda do multiverso, comecei a pensar em personagens mais específicos para o cenário de Tormenta mostrado no T20.


    Depois, para pegar um embalo maior, resolvi adaptar personagens de outros vistos da Internet. Do canal e site Nerd & Nerd, a impagável dupla Torun e Illariel; do site/canal da própria Jambô, diretamente da Guilda do Macaco, resolvi adaptar aquele que ganhou um cantinho em nossos corações, o Goblin do Cantinho e por aí foi.


    Criando ou adaptando as fichas desses personagens meio que fora de ordem, percebi algumas coisas: primeiro, criar uma ficha em Tormenta 20 é muito fácil. Não se assuste com o número de páginas do livro, ele tem muita figura (e figuras grandes) e o texto é bem explicativo. É como se um avô paciente estivesse ensinando um netinho a jogar RPG. Só o arcano que está meio chatinho, mas é só ler com calma! Querendo colocar bruxo, feiticeiro e mago numa mesma classe, arcanista ficou muito limitado. Outro detalhe é que é a classe que mais demora para ficar pronta, são muitos detalhes para pouca efetividade inicial. Quer ser um arcanista (um feiticeiro, um bruxo ou um mago)? Escolha outra classe que lida com magia de um jeito ou de outro, bardo, druida, clérigo ou mesmo paladino e depois invista em multiclasse.


    A origem é um combo obrigatório. Toda origem potencializa uma ou mais classes específicas e toda origem é uma multiclasse inicial em potencial. Exemplo, o guerreiro foi curandeiro na juventude, logo ele também pode evitar a morte de um aliado se o clérigo do grupo estiver sobrecarregado. O clérigo começou sua carreira como curandeiro, logo ele será ainda mais eficiente ao curar os aliados. Quando criei Pé de Vento, pensei num ladino em uma campanha em que os personagens passariam tanto tempo na estrada quanto em cidades. Logo, além de ser um ladino típico, ele já foi um taverneiro, ou seja, sabe cozinhar até em situações adversas. Se a comida do grupo for escassa numa estrada ou mesmo numa mata, ele pode até não saber caçar, mas será o melhor cozinheiro para preparar a carne da caça que vier.


    Rolar dados é melhor do que usar a regra dos 20 pontos na hora de você definir os atributos dos personagens. A menos que você tenha muita má sorte, e só tire 4 rolando 4 dados de 6 faces, dificilmente os dados serão tão carrascos com os atributos de seu personagem. Você rola 4 dados de 6 faces, retira o de menor valor, soma o resto, faz isso 6 vezes e distribui esses resultados pelos atributos como você quiser. Os modificadores de raça e classe cuidarão de melhorar o seu personagem naturalmente, muitas vezes evitando até um modificador negativo. Mas, se a sua mão for de pântano, há a regra da distribuição dos 20 pontos. Agora, as fichas:


Prata da Casa: Personagens Criados por Mim


    Guilda do multiverso: estes personagens existem em vários universos. Podem ser adaptados para qualquer cenário ou sistema e usados em qualquer mesa.

Caso queira, clique nas imagens das fichas para ampliar.

Pé de Vento




Isolda

 
Nessa classe, eu poderia ter escolhido 3 caminhos: bruxo, feiticeiro e mago. Se tivesse escolhido o caminho do(a) feiticeiro(a), teria que escolher também uma ascendência mágica para ela e teria algumas outras vantagens, ou seja, ou você tem um(a) arcanista nerfado(a) ou uma criação de personagem bem burocratizada. Ainda assim, mestre, tenha paciência com o(a) jogador(a) que quiser ser um(a) arcanista, pois alguém tem que ser o(a) arcanista do grupo e, dentre as opções do T20, o(a) feiticeiro(a) é o(a) mais eficiente no longo prazo. Grupo, tenha paciência com o(a) mágico(a) de primeiro nível. Jogador, preste atenção nas possibilidades oferecidas pelas origens, e isso vale para qualquer classe.


Teresa

    

Grawlix, um bárbaro humano, boca suja, que existe em vários cenários de RPG de fantasia medieval e costuma estar no grupo do Pé de Vento em quase todas as realidades.

 
 Fazer um(a) bárbaro(a) é a coisa mais fácil que tem em T20, com a origem artesão, você escolhe o ofício armeiro e ainda tem direito a uma arma de até T$50,00 que você possa fabricar, fora o kit do armeiro para consertar suas armas e a de seus companheiros ao longo da campanha. Pequei o montante, foi o próprio Grawlix quem fez.


Bruna

  Nessa ficha, rolei os atributos tão mal que estou quase aderindo a regra dos 20 pontos de atributo. Entretanto, como a raça humana oferece +2 em 3 atributos, isso a salvou de modificadores negativos. Fora os atributos rolados aleatoriamente, a única diferença dela para Brenda é a ausência de devoção a Tanna-Toh.

Serena

Parece qua as perícias estão roubadas? Não estão. Serena é o exemplo de como uma origem pode turbinar uma classe. Duvida? Refaça essa ficha no passo a passo: rolagem de atributos; escolha da raça; escolha da classe; escolha da origem; equipamentos e rolagem do dinheiro. Outra opção seria o que fiz com Pé de Vento e outros, tendo perícias comuns a origem e a classe, escolhi novas perícias de classe para compensar.

Tamara

Parece qua as perícias estão roubadas? Não estão. Novamente, a origem turbinou o treinamento da classe. Duvida? Refaça essa ficha no passo a passo: rolagem de atributos; escolha da raça; escolha da classe; escolha da origem; equipamentos e rolagem do dinheiro. Outra opção seria: tendo perícias comuns a origem e a classe, escolher novas perícias de classe para compensar.

 

 Guilda dos Devotos de Arton: os personagens a seguir foram criados por mim, mas pensados exclusivamente para o contexto de Arton, cenário de Tormenta com as mudanças trazidas pelo livro Tormenta 20.

Zayn

Brenda de Arton
Osvaldo
Note que estes personagens potencializados pelos deuses de Arton estão subordinados aos deuses dos quais são devotos e estes são NPCs. Ou seja, o personagem jogador ganha poderes, mas o mestre pode interferir a qualquer momento forçando o jogador a fazer algo ou punindo o jogador por não ter cumprido determinado dogma ou obrigação. Os deuses de Arton não abençoam de graça.

Personagens Adaptados

Goblin do Cantinho, criado por Guilherme Dei Svaldi para a Guilda do Macaco.

    Nessa minha interpretação bem livre do Goblin do Cantinho para T20, parti do princípio que, antes de ter sido forçado a lutar na arena clandestina, o Goblin foi criminoso e, posteriormente, tornou-se ladino. Depois eu vi que tinha opções melhores de origens, que combariam até melhor com ladino ou com a história narrada na Guilda do Macaco e no podcast Dragão Brasil. Bem feito para mim! Antes de começar a criar qualquer coisa em um RPG é bom ler o livro inteiro antes.


Torun e Illariel, Personagens criados e interpretados por Thaís Colacino e Bueno Neto do canal e site Nerd & Nerd


Illariel

    Começando por Illariel, para que devoto tivesse eficiência, tive que escolher uma deusa, escolhi Allihana. Entretanto, Illariel é do mundo caótico do canal Nerd & Nerd, ou seja, mesmo mantendo as regras mecânicas de Allihanna para Tormenta 20, deveremos interpretar como deus elemental da Terra na hora de jogar no mundo caótico do canal N&N. Também deixei o amigo especial em aberto; neste caso, pode ser o próprio cavalo ou outro bicho que o(a) jogador(a) quiser.

Torun
 
Os itens iniciais de Torun não couberam no campo equipamento da ficha simples de 1 página.

 

Dica Final Sobre Devotos e Clérigos


    Antes de ser devoto ou clérigo de um deus de Arton, leia atentamente sobre o deus que será um NPC ao qual seu personagem estará subordinado(a). Principalmente se o mestre estiver usando o cenário de Tormenta e levando com rigidez o que está escrito no livro. Ser devoto é opcional para a maioria das classes, mas druidas, paladinos e clérigos não tem como não escolher uma divindade. Mestres, se forem mudar o cenário e manter o sistema (as regras mecânicas), não esqueçam de renomear certos tipos de deuses chave que estão em todos os cenários de fantasia, deuses da natureza, dos mares, elementos etc. O sistema d20 e suas variações são de licença aberta, os cenários e personagens pertencem aos seus respectivos autores.


Dicas Finais Sobre Origens


    Quer que seu mago seja guerreiro como em Senhor dos Anéis, onde todos os magos também sabem usar a espada? Role os atributos, escolha a raça, escolha a classe arcanista, escolha mago dentro de arcanista, escolha a origem Soldado.


    Quer que seu mago seja um mago melhor logo de início? Role os atributos, escolha a raça, escolha a classe arcanista, escolha mago dentro de arcanista, e agora temos várias origens que potencializam a magia, são elas: acólito; assistente de laboratório; curandeiro (se você quiser que seu mago ajude o clérigo do grupo); estudioso; e seguidor (você teve um mago como mestre e ainda tem um certo contato com ele, esta origem potencializa qualquer classe).


    As origens em Tormenta 20 não só te dão uma noção do passado do personagem como podem ser uma primeira multiclasse ou potencializadoras da classe escolhida. E ainda tem gente que diz que a magia foi nerfada! Se não puder ler o livro inteiro, leia ao menos tudo o que diz respeito ao personagem que deseja construir. Se você for mestre, é poque gosta muito de ler e já deve ter lido o livro inteiro.


Concluindo


    Sei que errei um tantinho, esqueci algumas armaduras básicas, mas você, leitor(a) irá ler o livro com mais atenção, usar lápis para preencher a ficha, corrigir minhas eventuais falhas e refazer os cálculos de forma mais correta. Essas fichas são apenas modelos para dar uma noção de como preenchê-las. Cabe a você superar seu mestre! Fora que se eu não passasse a caneta, o scanner não digitalizaria direito.




    Boas leituras e até breve!

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