quarta-feira, 5 de maio de 2021

Lobisomens e Licantropos Para o Sistema de RPG 3D&T


Por Rodrigo Rosas Campos


    De todas as vantagens únicas do manual básico do sistema de RPG 3D&T, licantropo é sem dúvida a mais roubada. Neste texto, vou explicar o porquê. Em 3D&T (e em sistemas de RPG em geral), licantropos são pessoas que se transformam em animais, o tipo mais conhecido é o lobo, lobisomem, mas também costumam aparecer ursos, panteras e todo tipo de animal selvagem que possa representar ameaça para os seres humanoides em combate. Este texto vai no básico, o lobisomem mesmo. Voltando para o sistema de 3D&T e o porquê licantropo é a vantagem única mais roubada que tem:

    Primeiro, seu custo é 0 (zero) ponto. Você não paga nada para ter um personagem licantropo. Por esse zero ponto, seu personagem recebe +1 em força e +1 em armadura. Na forma de fera, seu personagem recebe +2 em força e +2 em armadura.

    A forma de fera recebe dois sentidos especiais a escolha do jogador de graça.

    Seu personagem é vulnerável a magia e a prata, mas essas desvantagens também são compensadas por outros detalhes.

    Como o licantropo não se transforma quando quer, o jogador deve escolher em que condições seu personagem se transformará. O 3D&T dá as seguintes opções:

    Fúria – quando o jogador escolhe esta condição, recebe a desvantagem a zero ponto e se transforma toda vez que ficar furioso.

    Lua Cheia – quando o jogador escolhe este clássico, você pode até levar uma vida normal. Note que o jogador não é obrigado a comprar a desvantagem fúria, ou seja, mesmo sendo um lobisomem clássico, o personagem pode ter controle sobre a fera.

    Perto da Morte – o jogador apelão escolhe se transformar perto da morte exatamente para evitar a morte.

    Protegido Indefeso – aqui o jogador deve ter a desvantagem protegido indefeso (-1 ponto). Sempre que este protegido estiver em perigo, o jogador se transformará.

    E sim, você só pode escolher uma (1) das condições de transformação acima. Ou seja, ser licantropo e ter a desvantagem fúria é facultativo em 3D&T.

    Modelo especial e monstruoso só afetarão o personagem na forma de fera.

    Mas a vantagem única licantropo traz ainda uma vantagem muito preciosa: o jogador tem duas formas e não é obrigado a ter duas fichas e nem a pagar os 2 pontos por forma alternativa. Desta forma, a forma de fera de um lobisomem poderá ser tanto o lobo completo quanto uma fera intermediária entre homem e lobo, sem muita burocracia. Dependendo do acordo entre jogador e mestre.

    Agora imagina a ficha a seguir nas mãos de um jogador advogado de regras:

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: um modelo de lobisomem em 3D&T
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 0 +1=1
    Habilidade: 4
    Resistência: 1
    Armadura: 0+1=1
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos); faro aguçado e audição aguçada (0 ponto) em forma de fera.
    Desvantagens: licantropo (0 ponto); monstruoso e modelo especial (0 ponto) em forma de fera; transformação (0 ponto) Lua cheia; vulnerabilidade (0 ponto) prata e magia; munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: perfuração e corte (garras e presas).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: armas.
    História:

    Se o objetivo do jogador for azucrinar o mestre, ele poderá ter todas as formas entre o homem e o lobo a zero ponto, uma vez que licantropo em 3D&T não possui forma alternativa, mas se transforma a custo zero e só usa uma ficha. Ou seja, a transformação de um licantropo em 3D&T é mais uma questão de interpretação da regra do que da regra mecânica em si.

    Ok, ele não se transforma quando quer, mas troque lua cheia por fúria ou perto da morte. Ou acrescente a desvantagem fúria em um lobisomem que se transforma na Lua cheia para ver se a forma humana dele não ficará mais perigosa como foi feito na ficha acima. Note, que a desvantagem fúria é optativa para quase todos os tipos de transformação de licantropos em 3D&T.

    Agora vamos criar uma ficha para cada um dos outros tipos de transformação. Só usando o manual básico 3D&T.

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: um modelo de lobisomem em 3D&T
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 0 +1=1
    Habilidade: 4
    Resistência: 1
    Armadura: 0+1=1
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos); faro aguçado e audição aguçada (0 ponto) em forma de fera.
    Desvantagens: licantropo (0 ponto); monstruoso e modelo especial (0 ponto) em forma de fera; transformação (0 ponto) fúria; vulnerabilidade (0 ponto) prata e magia; munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); megalomania (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: perfuração e corte (garras e presas).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: armas.
    História:




    Um licantropo que se transforma sempre que está furioso não lembra um certo gigante esmeralda?

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: um modelo de lobisomem em 3D&T
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 0 +1=1
    Habilidade: 4
    Resistência: 1
    Armadura: 0+1=1
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos); faro aguçado e audição aguçada (0 ponto) em forma de fera.
    Desvantagens: licantropo (0 ponto); monstruoso e modelo especial (0 ponto) em forma de fera; transformação (0 ponto) perto da morte; vulnerabilidade (0 ponto) prata e magia; munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: perfuração e corte (garras e presas).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: armas.
    História:



    O lobisomem da ficha acima será duro de matar.

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha - Ficha de Personagem
    Nome: um modelo de lobisomem em 3D&T
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 0 +1=1
    Habilidade: 4
    Resistência: 1
    Armadura: 0+1=1
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos); faro aguçado e audição aguçada (0 ponto) em forma de fera.
    Desvantagens: licantropo (0 ponto); monstruoso e modelo especial (0 ponto) em forma de fera; transformação (0 ponto) protegido indefeso; vulnerabilidade (0 ponto) prata e magia; munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); protegido indefeso (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: perfuração e corte (garras e presas).
    Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: armas.
    História:

    Protegido indefeso é, a meu ver, a mais problemática desvantagem de 3D&T. Será que o(a) mestre está disposto(a) a criar um NPC que só será usado em função de 1 jogador? Imagina o jogador abandonando o parceiro de grupo para proteger o protegido indefeso. Aparentemente, protegido indefeso atrapalha só o jogador com o protegido indefeso, na prática, pode atrapalhar o grupo inteiro.



    Então, licantropo é ou não é a mais roubada vantagem única de 3D&T? Antes de concluir, devemos lembrar também que, em sistemas genéricos como o 3D&T, o que define se uma vantagem, vantagem única, raça, ancestralidade ou desvantagem será ou não permitida aos personagens jogadores é o cenário, a proposta de aventura ou campanha e a decisão final do(a) mestre. Deixe comentários, boas leituras e bons jogos!

    Esta republicação conta com imagens gentilmente desenhadas e cedidas por Erivaldo Fernandes da Silva. A ele, meus mais sinceros agradecimentos.




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