sábado, 29 de maio de 2021

[Matéria] Grimlas “Raptor” Ferald do Mythras Para o 3D&T


 O canal Nerd & Nerd junto com seus inscritos construiu um personagem em Mythras. Mas vamos convertê-lo em 3D&T para entender como a Regra de Ouro funciona no RPG. Farei a conversão de modo que o conceito do personagem “caçador de recompensas preguiçoso” se mantenha em 3D&T.


“Mas e o Mythras Imperativo? Como é o Grimlas no Mythras Imperativo?”


    O Mythras Imperativo é o Mythras, só que em versão fast play. Está disponível no Brasil em português pela Macaco Dumal. Mas você não precisa converter o personagem de Mythras para Mythras Imperativo, basta copiar os números de uma ficha para outra. A ficha do Mythras completo tem duas páginas, Mythras Imperativo, por ser uma versão simplificada só tem uma folha, logo, é só replicar o que se repetir de uma folha para outra.


    Mas antes de continuar, vá no canal N&N e assista a playlist de criação deste personagem. Para os que já viram, abaixo segue a ficha em duas folhas do Grimlas em Mythras.




Se precisar, clique nas imagens das folhas da ficha para amplia-las!


    Agora que você já viu as fichas de Mythras, faremos a conversão de Mythras para 3D&T. Mas por que para 3D&T? Apesar de Grimlas ser um personagem de alta fantasia medieval, tanto o Mythras quanto o 3D&T são sistemas de RPG genéricos, ou seja, sistemas de regras que podem ser usados para a construção de qualquer tipo de canários no tempo e no espaço. Grimlas tem uma história e é essa história que será transportada da ficha de um sistema para outro. Ele é um caçador de recompensas preguiçoso criado originalmente por Diego Bispo dos Santos, Rai Xuh e Felipe R.


    “Grimlas nasceu na pobreza e se tornou obcecado por ter dinheiro e conforto. Buscando riqueza da forma que achou mais rápida e menos trabalhosa, cometeu pequenos crimes. Um de seus parceiros era Sigmund. Quando fizeram um roubo maior, eles tiveram as cabeças colocadas a prêmio. Sigmund seduziu a esposa de Grimlas e, juntos, o denunciaram, ganhando anistia e dinheiro. Grimlas foi preso, porém uma lei local permite que prisioneiros possam ser libertados caso consigam vencer um torneio de combate até a morte, em um festival local. Grimlas é um bom guerreiro, mas mais que tudo, é sortudo. Ele ganhou o torneio, foi liberto e descobriu que Sigmund se tornou um ladrão rico e influente. Grimlas então vira um caçador de recompensas, buscando mais fortunas e meios de acabar com o antigo rival.

    Família: pais vivos, 2 irmãos, 2 avôs vivos, 1 tia, 4 primos. Reputação da família é ok, mas tem segredos e conexões razoáveis.” Fonte: Canal (vídeo de 05/05/2021) e site Nerd & Nerd.


    As paixões em Mythras são as desvantagens em 3D&T, mas em 3D&T, as desvantagens são menos subjetivas e não podem ajudar o personagem a conseguir o que quer. Assim, ser obcecado por dinheiro e conforto e ter repúdio ao trabalho só fazem o personagem se esmerar ainda mais no que ele já é, alguém que se dá bem com o menor esforço possível. A desvantagem dele em 3D&T gira em torno do ódio pelos que o traíram, ou seja, ele tem a devoção (-1 ponto) que é a vingança contra o ex-parceiro e a ex-esposa.


    Antes de ser traído, ele e Sigmund foram parceiros no crime, logo, Grimlas possui a perícia crime (2 pontos) em 3D&T. Grimlas é humano. Pelo livro básico de 3D&T é só não dizer nada que esta é sua raça/vantagem única. Mas quando se trata de mundos medievais, até um humano precisa declarar a vantagem única em 3D&T, humano (0 ponto), segundo o livro Tormenta Alpha para 3D&T.


    Ele foi preso e venceu um torneio até a morte por ser, acima de tudo, um sortudo. Neste ponto, para Grimlas ser sortudo, uma vez que não há pontos de sorte em 3D&T, precisei tirar uma regra de Mega City (3D&T) para construir a ficha de Grimlas: a vantagem controle de sorte, regra essa permitida no Mundo Caótico do canal N&N se você resolver jogá-lo no sistema 3D&T: “Controle de Sorte (1 ponto)

Você consegue afetar o destino e as probabilidades. A qualquer momento, você pode: gastar 1 PE em nome de um personagem, com os benefícios usuais.
Gastar 5 PMs para fazer um personagem repetir uma rolagem recém realizada e assumir o melhor ou o pior dentre os dois resultados, à sua escolha. Este poder tem alcance de 50 m.” (Brauner, p.40, 2012).

    Mas ele se tornou até um bom guerreiro, em 3D&T coloco a perícia completa esportes (2 pontos). Num mundo medieval, magos e dragões saltam bolas de fogo, logo, ter munição limitada é uma desvantagem de -1 ponto. E ele é mais sortudo que um bom guerreiro, logo seu estilo de luta tem um ponto fraco (-1 ponto). Força máxima de um humano normal em 3D&T é zero, ele prefere lâminas a flechas, poder de fogo, zero; habilidade 2 (afinal é um hábil ladrão) e resistência 2 (sobreviveu a muita coisa), armadura 1 (que pode ser explicada como uma manifestação de sua sorte na defesa passiva) e a ficha de Grimlas em 3D&T ficou assim:


    Ficha de Personagem de Tormenta Para 3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha
    Nome: Grimlas “Raptor” Ferald
    Pontos: 7
    Escala: N
    Características:
    Força: 0
    Habilidade: 2
    Resistência: 2
    Armadura: 1
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Magia: 10
    Pontos de Experiência:
    Vantagem única: humano (0 ponto).
    Vantagens: crime (2 pontos); controle de sorte (1 ponto); esportes (2 pontos).
    Kits:
    Desvantagens: munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); devoção (-1 ponto) vingança contra o ex-parceiro e a ex-esposa.
    Tipos de Dano:
    Força: corte (espadas).
    Poder de Fogo: perfuração (flechas).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: duas espadas curtas e apetrechos de ladino.
    História: vide acima.

    Em regras de 3D&T, sua versão jogador iniciante de 5 pontos ainda não teria a perícia esportes. Contudo, com 7 pontos, ainda pode ser um personagem jogador em alguma mesa e pode ser um ladino e um tanque para o grupo ao mesmo tempo. Pelas regras de 3D&T, o mestre decide se os personagens jogadores começam com 5, 7, 10 ou 12 pontos. Se Grimlas é um NPC em seu sistema original e o mestre resolver que ele será um NPC na mesa de 3D&T, ele tem 7 pontos numa mesa em que os jogadores começam com 5, 10 ou 12 pontos iniciais.


    O mestre que quiser que os jogadores comecem com 7 pontos pode permitir que um jogador atrasado use a ficha pronta de Grimlas. Lembrando que o mestre pode querer que o personagem seja NPC, mesmo que tenha uma pontuação inicial igual ao dos jogadores.


    Ai você me pergunta: “Aonde está a família do personagem na ficha de 3D&T?”. Tudo o que for parte da história do personagem estará no campo “história” da ficha de 3D&T. Se o mestre permitir o uso da ficha de Grimlas para um jogador, ele poderá fazer todos os NPCs listados na história do personagem e jogá-los no meio da campanha ou aventura inclusive.


    Grimlas é obcecado por vingança, será que ele abandonaria os amigos se tivesse uma chance de capturar Sigmund e sua ex-esposa? Será que ele só quer justiça ou vingança? O mestre também preencherá as lacunas, nome da ex-esposa, dos parentes de Grimlas e dos relacionamentos escusos da família de Grimlas, se isso se mostrar interessante no caminho do grupo.


    Ou seja, a mesma história serve para o sistema Mythras, para o 3D&T, para o Tormenta 20 (ou para qualquer uma das outras variantes do sistema d20) e para qualquer outro sistema de RPG de fantasia medieval ou genérico.


    E este foi mais um guia prático de conversão de personagens de um sistema para outro. Verei se nosso ladino guerreiro sortudo topa participar de outros guias de conversão no futuro. Boas leituras, bons jogos e que os dados rolem sempre a seu favor!


Rodrigo Rosas Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...