terça-feira, 17 de agosto de 2021

[Resenha] O Preço da Desonra Kubidai Hikiukenin de Hiroshi Hirata


Desaconselhável para menores de 18 anos.

    O Preço da Desonra, Kubidai Hikiukenin, transliterado do original japonês, foi escrito e desenhado por Hiroshi Hirata e retrata o pior das guerras de samurais da história do Japão através de crônicas ficcionais baseadas em fatos. Em campos de batalha, alguns samurais poupavam a vida de seus oponentes tombados em troca de uma quantia em dinheiro. Essa promissória de vida era assinada com a marca da palma da mão com o próprio sangue do devedor. Depois que a guerra acabava, um tomador de notas era contratado para cobrar essas dívidas por uma comissão. É através dos olhos de um cobrador que o leitor tem acesso a essas histórias sobre guerras, decadência e desonra.

    O livro é dividido em capítulos, mas na verdade são histórias independentes que tratam as variações de uma mesma situação. O capítulo inicial foi pensado para ser uma história única, a partir do capítulo primeiro, acompanhamos um mesmo cobrador de notas em sua busca pelos devedores. Com o capítulo inicial, o mangá tem 7 histórias completas ao todo.

    O traço de Hiroshi Hirata é bem realista e seu texto e diálogos são espetaculares. A tradução ficou por conta de Drik Sada. Para quem gosta de histórias de guerra, é uma edição imperdível. É também um mangá imperdível para quem gosta especificamente de quadrinhos japoneses e um quadrinho imperdível para quem gosta de quadrinhos em geral.

    Em apenas um volume e 7 histórias, O Preço da Desonra é tão bom quanto o clássico e consagrado Lobo Solitário. O lado humano e falho dos samurais é mostrado com todo o respeito e dignidade. Comentar história por história de O Preço da Desonra, tendo em vista que as mesmas são relativamente curtas, seria estragar a experiência de leitura.

    A edição da Pipoca & Nanquim também traz um posfacio do autor, Hiroshi Hirata. A leitura seque o sentido oriental e há um aviso de como ler para o caso de ser o primeiro mangá de alguém. A qualidade gráfica da Pipoca & Nanquim é impecável, a edição traz uma sobrecapa e um marcador. O preço foi R$59,90 (mais o eventual frete em livrarias virtuais), vale cada centavo. Novamente, guarde seu dinheiro para quadrinhos e mangás que realmente valem a pena. Contudo, é uma obra que poderia formar novos leitores e poderia ter uma edição mais em conta.


Boas leituras e até breve!


Rodrigo Rosas Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...