A série de revistas Escafandro, da Ultimato do Bacon Editora, nos traz Nirbuths de Mozart Couto, texto, desenhos e arte-final. E as cores? Não tem cores. Nirbuths é a primeira Escafandro preta e branca e com um pouco mais de páginas. A história escrita no Brasil por um brasileiro segue a tradição Bonelli de se passar fora do Brasil com personagens estrangeiros, no caso, na Inglaterra do final do século XIX e início do XX com personagens ingleses.
Esqueça os vampiros sedutores, nessa história eles são predadores agressivos, violentos e nada sutis, meio animalescos até. Londres está infestada de vampiros. Além da violência das criaturas, elas infectam suas vítimas transformando-as em novos vampiros, uma verdadeira epidemia. Mas o doutor Ethan tem uma ideia, perigosa, mas válida. Ele encontrou uma espécie de criatura na Turquia ainda mais letal, forte e maior que os vampiros, os nirbuths. Estes nirbuths são uma espécie de licantropos que também se alimentam de sangue e são maiores e mais letais que os vampiros. Porém, o sangue de um nirbuth inoculado em um humano pode deixar o humano mais forte que um vampiro e ainda assim controlável.
Tudo isso em hipótese e é claro que há um risco dessa cobaia humana se tornar um problema pior que os vampiros, e todos sabemos que não é uma boa ideia controlar uma praga com o acréscimo de uma nova espécie sem predadores naturais numa região. Mas o doutor Ethan possui amostras de sangue de nirbuths e as autoridades locais em desespero dispõe de dois prisioneiros para serem cobaias do experimento que, se der certo, exterminará os vampiros de Londres e matará os voluntários depois. É claro que os dois prisioneiros aceitam a proposta e é claro que nem todos os detalhes do plano foram ditos aos criminosos escolhidos.
Ir além daqui é dar spoilers, afinal, são os leitores que devem descobrir se o plano desesperado deu certo ou não. Como já dito, este é um quadrinho que mostra as criaturas brigando no braço, nas garras e nas presas enquanto os humanos temem ser infectados ou mortos. Tanto os vampiros quanto os nirbuths são caçadores e predadores. As cenas de luta entre as criaturas são o ponto alto da história e o desenho de Mozart Couto entrega o gore prometido.
Escafandro: Nirbuths já está disponível na loja da editora Ultimato do Bacon e em livrarias e gibiterias presenciais e virtuais a R$ 24,00 (mais eventual frete).
Boas leituras e bons sonhos, hahahaha!
Rodrigo Rosas Campos
É bom mesmo as vezes fugir do óbvio vampiro sedutor. Mônica Carneiro
ResponderExcluir