quinta-feira, 7 de setembro de 2023

[Resenha] As Três Sepulturas de Fred Rubim e Fábio Yabu – Mais Um Horror Cósmico Made In Brazil


 +18

    As Três Sepulturas é um quadrinho de terror para maiores, com desenhos de Fred Rubim e textos de Fábio Yabu com colaborações de Rubim. Normalmente, não sou de indicar prefácios, mas o prefácio de Yabu nesta edição merece muito ser lido. Já pela capa, fica claro que a história é baseada na obra de Lovecraft, mas aí entra uma questão: é uma adaptação direta ou uma releitura? Em As Três Sepulturas temos as duas coisas juntas numa mesma história.

    Fábio Yabu se utiliza de três contos de H. P. Lovecraft e cria uma quarta história através das lacunas e conexões inexploradas dos textos originais. Em seu prefácio, ele agradece as colaborações de Rubim no texto para deixar a trama mais fluida. O resultado é uma excelente história única e inteira. Você não precisa ler os 3 contos em que Yabu se inspirou para entender. Fazer isso é muito difícil, todo mérito para Yabu e Rubim que trabalharam em conjunto para entregar uma história inteiramente única e completa.

    A história se passa em 1920, Dunsany, EUA, Wolfgan Hunter, um cientista forense, é chamado pelo detetive de polícia Simon Porter para elucidar um simples caso de violação de tumba. E essa aparentemente simples violação de tumba se revela como algo muito além da vida mundana. Naquela tumba, não estavam enterrados apenas restos mortais, mas um segredo que pode levar a destruição de toda nossa realidade. No decorrer da investigação temos uma estranha criatura sobrenatural a solta, criminosos estranhamente interessados em uma estatueta antiga e em um livro que supostamente pode trazer mortos de volta a vida.

    Apesar do desenho de Rubim remeter a Mike Mignola, As Três Sepulturas bebem de outras tradições, tanto dos quadrinhos nacionais quanto dos internacionais. A começar pela tradição de quadrinhos de terror no Brasil, com revistas lembradas até nossos dias como Terror Negro, Calafrio e Mestres do Terror. A tradição de se fazer histórias ambientadas em outros países e em outras culturas remete aos quadrinhos de velho oeste italianos da Bonelli, mas também nos lembra de que o auge dos quadrinhos de terror no Brasil foram na ditadura militar, quando nem sempre era aconselhável usar nosso próprio quintal como cenário. A história tem muitas camadas e os monstros não são apenas externos.

    Para os que não se recordam, o trabalho anterior de Yabu e Rubim foi a adaptação do Nerdcast RPG Cthulhu para os quadrinhos em Os Sussurros do Caos Rastejante. Desde aquela época, Yabu mostrou vontade de contar sua própria história naquele universo e com a mesma parceria de Rubim, a dupla realizou o feito com maestria. Uma excelente história de horror cósmico envolvendo segredos antigos de alienígenas ancestrais entre nós desde o início dos tempos.

    Concluindo, As Três Sepulturas é uma história inspirada na obra de Lovecraft que junta elementos de três contos do autor e gera uma história única e nova, Yabu e Rubim conseguem estar nos dois pilares da originalidade, recorreram a três fontes originais existentes e fizeram uma história original no sentido de nova, única. O terror psicológico remete a psicologia analítica de Jung, uma vez que equilibra e menciona tanto a vontade de poder em Nietzsche quanto o desejo sexual em Freud. Me surpreenderam as camadas do texto para além do sobrenatural e do horror cósmico.

    O preço da edição é de R$ 39,90 (mais eventual frete), miolo em preto e branco, lombada quadrada, formato americano, capa cartão, 112 páginas; R$ 19,00 em versão digital. Na loja da Jambô Editora ou em livrarias e gibiterias reais e virtuais.

Boas leituras e bons sonhos! Hahahaha!

Rodrigo Rosas Campos



Um comentário:

  1. Esse conto da tumba é muito bom. Adaptação em quadrinhos deve ser ótima. Viva Lovecraft. Viva os quadrinhos 🙌💚😘 Mônica Carneiro

    ResponderExcluir

[Resenha] Comic Kill de R. C. Ramos e Marcelo Damm

  +18     O Minotauro é um personagem brasileiro de um quadrinho de sucesso que está prestes a virar filme. Dúvidas pairam sobre os direitos...