+18
Terror, ficção e história da música se misturam em Clube dos 27 com textos de Wes Oliveira e desenhos de Isaque Sagara e a maior surpresa desse quadrinho é o modo como parte da história real é contada através dele. Acredito que muitos aficionados por jazz e rock ficarão surpresos, pois este quadrinho foi feito por dois caras que conhecem música como um todo. Pena que comentar decentemente seria dar spoilers, mas acredite, é a parte de realidade dessa ficção que mais vai surpreender a maioria dos leitores.
Na história, conhecemos um garoto aficionado pelo clube dos 27, ele faz 27 anos e recebe um convite para entrar nesse clube. Mas como? Ele não é músico, não se lembra de ter feito pacto com o diabo e o Clube dos 27 é só uma lenda urbana envolvendo astros da música que supostamente fizeram pactos com o tinhoso e foram recolhidos depois de completarem 27 anos. Seria tudo isso uma pegadinha bizarra? Quem estaria fazendo isso com ele? Será que a brincadeira pode sair do controle? Teria a lenda do Clube dos 27 algum fundamento? Mas por que demônios rivais estariam atrás de um garoto que é só um fã dos músicos consagrados que fazem parte do lendário Clube dos 27?
Clube dos 27 é uma história de terror com elementos de história da música para além do rock e do jazz, passa pela música brasileira e é surpreendente. Os desenhos de Sagara estão arrebatadores como sempre e o texto de Wes Oliveira usa todos os recursos disponíveis para surpreender os leitores e contar um pouco da história da música brasileira esquecida ou apagada. Sim, aparecem menções a Música Popular Brasileira, ao rock brasileiro e a um músico esquecido em nossos dias. Clube dos 27 é uma ficção que termina por resgatar um elemento importante da história de nossa música para um público mais amplo que músicos profissionais. Mas fico por aqui, não quero dar spoilers.
Você terminará de ler o quadrinho e vai se interessar por todos os extras, mas os extras estão no fim por um motivo, não se afobe. Se o(a) leitor(a) não pegar as referências, não se preocupe, a lista completa delas está no final, a partir da página 92, mas deixe-a para o fim para você ter sua cabeça explodida ainda mais. É claro que algumas referências são muito fáceis, outras nem tanto e algumas só para iniciados num estudo musical profundo mesmo. As interações entre a música, artes plásticas, cinema e quadrinhos são de cair o queixo.
Clube dos 27 é mais uma colaboração entre as editoras Trem Fantasma e Ultimato do Bacon; o preço da edição é de R$ 54,00 (mais eventual frete), miolo em cores, lombada quadrada, formato 18x26. Já na loja da Ultimato do Bacon e em livrarias e gibiterias reais e virtuais. Essa vale cada centavo!
Boas leituras, bons shows, discos, K7s CDs, MP3, músicas na nuvem etc. e bons sonhos, hahahaha!
Rodrigo Rosas Campos
Deve ser interessante 🙌 Mônica
ResponderExcluir