+18
Não dá para ignorar ou perdoar o racismo de Lovecraft que se reflete ao longo de sua obra. Por um lado, ele foi a fonte de várias ideias, personagens e cenários que, por sua força, influenciam a cultura pop até hoje, além de ter sido o primeiro autor a compartilhar suas criações com outros autores. Por outro, era racista, xenófobo, antissemita etc. Se você, leitor ou leitora, não se considera latino(a) por ser brasileiro(a) e descendente de portugueses, pois bem, latinos são os que falam línguas nativas derivadas do latim e, em um destes contos, Lovecraft aponta sua metralhadora de preconceitos racistas e xenófobos contra portugueses e seus descendentes, fique avisado(a). A tradução de Rodrigo Breunig é cruel e não poupa o leitor de nada, nada mesmo. Não sou a favor de censuras, o texto é o texto e precisa ser traduzido da forma mais fiel possível, mas acho que a L&PM, enquanto editora, deveria incluir textos adicionais para contextualizar melhor Lovecraft, sua personalidade, o ambiente onde cresceu e sua época. As duas páginas de biografia chapa-branca não são suficientes. Tirado o elefante branco da sala, vamos ao livro.
Não comentarei todos os 12 contos do volume, afinal tudo é do mesmo autor e alguns estão ali só para fazer volume de tão fracos que são. Além do racismo evidente em alguns textos, outra característica de Lovecraft que também costuma decepcionar novos leitores é o fato do autor ter sido bem prolixo e enfadonho, há muito texto e poucas ideias em seus trabalhos. O conto que dá título ao volume, O Medo à Espreita, por exemplo, pode ser encarado como uma variação menos inspirada de A Cor Que Veio do Espaço sob a forma de uma casa num terreno assombrado comum.
Além de Muralha do Sono e Do Além apresentam as máquinas que inspiraram e inspiram obras como Os Caça Fantasmas até os dias de hoje. Na primeira, temos uma máquina que permite a um homem visitar o sonho de outras pessoas, na segunda, aparece uma máquina capaz de mostrar o sobrenatural aos homens.
O Cão (conto mais conhecido em outras traduções como O Cão de Caça) é uma história no contexto do livro maldito Necronomicon e apresenta um cão diabólico com asas de morcego assombrando o protagonista. Dagon e A Sombra Sobre Innsmouth são os que se ligam mais diretamente a mitologia de Cthulhu e ao centro do universo que Lovecraft criou e compartilhou ainda em vida com outros autores. Universo este que gera obras até nossos dias como o romance Território Lovecraft de Matt Ruff e o quadrinho As Três Sepulturas de Fábio Yabu e Fred Rubin.
O preço do livro O Medo À Espreita & Outras Histórias é de R$ 33,90, possui versão digital mais em conta em várias livrarias presenciais e virtuais.
Rodrigo Rosas Campos
P.S.: a quem interessar possa: li esse livro por conta de As Três Sepulturas de Fábio Yabu e Fred Rubim; estes autores transformaram 3 contos de Lovecraft em uma única história. Os contos foram A Tumba de 1917, O Depoimento de Randolph Carter de 1919 e O Cão de Caça de 1922. Destes 3 contos, O Cão de Caça era o único que eu ainda não havia lido. Em relação a As Três Sepulturas, não espere fidelidade absoluta na adaptação de Yabu e Rubin; eles tiraram os contos originais de sua ordem de publicação original e criaram uma quarta história que se passa em um universo paralelo ao original com uma trama nova em relação as fontes. Eu adorei isso. Eles melhoraram em muito os conteúdos fontes.
O Cão de Caça está nesse volume de O Medo À Espreita da L&PM Pocket sob o título de O Cão. Também na coleção L&PM Pocket estão A Tumba no livro A Tumba e Outras Histórias e O Depoimento de Randolph Carter no livro Nas Montanhas da Loucura e Outras Histórias de Terror.
Gosto muito de Lovecraft mesmo sabendo desse lado problemático de sua obra. Como sempre uma excelente dica de leitura, Rodrigo. Mônica = )
ResponderExcluir