Esta história é aconselhável para maiores de 18 anos!
Pode acionar gatilhos!
A série de revistas Escafandro, da Ultimato do Bacon Editora, nos traz A Prisioneira com texto de R. F. Lucchetti e desenhos, arte-final e cores de Laudo Ferreira. Sim, se você é das antigas, se trata da mesma história, o mesmo roteiro, que R. F. Lucchetti publicou numa Terror Especial de 1972 e republicou em Almanaque Terror Especial em 1975. Os desenhos originais foram de Nico Rosso e Kasuhiro Yoshikawa. Neste remake, o diretor…, digo, o desenhista Laudo Ferreira resgata a história com um novo traço e uma nova narrativa mantendo-a nos anos 1970.
A Prisioneira conta a história de Leonor, que acusa o marido de ter uma amante e conspirar para roubar sua fortuna. Ela é internada em um manicômio como se sua história fosse um surto psicótico. Mas e se ela estiver falando a verdade? Será Leonor uma doente ou uma prisioneira?
Leonor segue a tradição de narradores não confiáveis, basicamente, a história dá margem a várias interpretações e vieses. Isso não é tão simples de se fazer como parece, afinal, seja ela uma doente psiquiátrica ou uma prisioneira desacreditada, a parte mais aterrorizante é que ela não está bem em nenhuma das duas hipóteses. Ela está aprisionada em ambas as possibilidades. É a visão de quem lê que dará o veredito em meio ao desenrolar dos acontecimentos.
Laudo Ferreira traduz este horror da desesperança com maestria tendo como base o mesmo texto de R. F. Lucchetti usado por Nico Rosso e Kasuhiro Yoshikawa em 1972. Os extras da edição trazem fotos das capas das revistas antigas e algumas fotos das páginas da história original, bem como fragmentos do roteiro.
Escafandro: A Prisioneira é ao mesmo tempo uma nova edição e um resgate histórico, ou seria o oposto? Enfim, essa é uma pergunta que cada pessoa que ler responderá a sua maneira. Assim como é o olhar de cada pessoa que ler esta história que definirá se Leonor escapou ou não de sua condição e que condição afinal era essa; é o olhar de cada pessoa que ler esta história que colocará esta edição mais na categoria de inédita ou mais na categoria de resgate histórico.
Escafandro: A Prisioneira está a venda na loja da Ultimato do Bacon e em livrarias e gibiterias reais e virtuais a R$ 22,00 mais eventual frete. Talvez os apoiadores do financiamento coletivo ainda estejam recebendo, portanto aguarde.
Boas leituras,
Rodrigo Rosas Campos
Deve ser legal a mulher c7umenta com seus devaneios 😂. Todavia ñ curti muito o traçado do desenho. Obrigada por compartilhar tua experiência de leitura. Mónica Carneiro
ResponderExcluirDe nada. Obrigado por você também compartilhar suas experiências de leitura no YT.
Excluir