domingo, 21 de dezembro de 2025

[Matéria] Defensores de Tóquio e a Nerfada Sinistra do Alpha para o Victory


Rodrigo Rosas Campos

Alerta de Spoilers, usei um personagem de Tormenta para elaborar meus argumentos! Alguns spoilers podem acontecer.


    Este texto é para você que pensa em trocar a versão Alpha do RPG Defensores de Tóquio pela versão atual, a Victory, para jogar cenários de fantasia medieval, como Tormenta ou qualquer outro da própria criação do grupo ou não. Com efeito, um personagem de Tormenta será usado como exemplo. Não é segredo, já disse isso em posts anteriores, acho que: para fantasia medieval, o Alpha é melhor que o Victory.

    Isso, não só pelo número de suplementos e detalhes de como as magias funcionam, mas porque o Victory deu uma nerfada em todas as raças mágicas, vantagens únicas do Alpha, agora chamadas de arquétipos no Victory. Então, o foco aqui não é falar sobre as mudanças na magia, mas nas mudanças das raças fantásticas, usando um elfo como modelo. Então, vamos do Alpha para o Victory.

    Domenik Windslasher, o personagem escolhido para este texto, parece ser um multiclasse que combina ladino(ladrão), pirata(bucaneiro), nobre e bardo numa só pessoa; ele parece tudo, menos bárbaro, guerreiro, paladino e clérigo. Como sua classe de origem não é revelada, só usei perícias para construí-lo, tanto no Alpha quanto no Victory.


    Se ele for adaptado fielmente, levando em conta todas as histórias em que ele aparece, será um NPC obrigatório em todas as mesas, uma vez que é aquele típico personagem envolto em mistérios que sempre apresenta uma habilidade inesperada justificada por flashback. Mas vamos as suas fichas em versão personagem jogador. 10 pontos, tanto no Alpha quanto no Victory.

    Ficha de Personagem de Tormenta Para 3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha
    Nome: Domenik Windslasher
    Pontos: 10
    Escala: N
    Características:
    Força: 0
    Habilidade: 2 +1(elfo)= 3
    Resistência: 2
    Armadura: 0
    Poder De Fogo: 1
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Magia: 10
    Pontos de Experiência:
    Vantagem única: elfo (1 ponto).
    Vantagens: visão aguçada (0 ponto); FA+1 com espada e arco (0 ponto); aptidão para magia elemental (0 ponto); esportes (2 pontos); sobrevivência (2 pontos); crime (2 pontos).
    Kits:
    Desvantagens: munição limitada (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: corte e perfuração (espadas).
    Poder de Fogo: Perfuração (flechas).
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: espada.
    História(s): Holy Avenger Especial #01 e Mercenário$ Especial. Mais detalhes, no final desse texto.

    Note que, no Alpha, a vantagem única elfo começava com +1 ponto em habilidade que não contava na pontuação final, este ponto extra estava incluído na vantagem única elfo ao custo de 1 ponto total de personagem em sua criação. Também entravam neste pacote visão aguçada e bônus de Força de Ataque+1 com espada e arco, tudo a 0 ponto. Mesmo que o jogador do elfo não quisesse ser um conjurador, os elfos do Alpha ainda tinham aptidão para magia elemental a 0 ponto; isso significa que, se o jogador, a qualquer tempo da aventura ou campanha, quiser uma escola de magia elemental, no sistema do manual Alpha, ele só pagaria 1 ponto por cada escola de magia elemental, fogo, água, terra, ar ou espírito. Olha quanta coisa um elfo ganhava com o gasto de 1 ponto da vantagem única.

    Agora vamos para o Victory, as vantagens únicas viraram arquétipos. Elfo manteve o nome, ainda custa 1 ponto de personagem; ganhou a desvantagem frágil a zero ponto; a vantagem impecável a 0 ponto, que permite que o personagem escolha uma das três vantagens em sua criação, são elas ágil, carismático ou gênio. Uma coisa que melhorou em relação a antiga vantagem única foi a troca de aptidão para magia elemental por natureza mística. Com natureza mística, o elfo não precisa comprar nem a perícia mística nem a vantagem magia para conjurar algumas técnicas que são magias no Victory.

    Agora, vamos olhar o que os elfos perderam: já vimos que ganharam uma desvantagem que não tinham e de graça, elfos agora são frágeis a zero pontos. Perderam o +1 em habilidade, a visão aguçada e o bônus de Força de Ataque+1 com espada e arco. Assim, a nova ficha de nosso modelo para o Victory, fica assim:

    3DeT Victory – Ficha de Personagem
    Nome: Domenik Windslasher
    Arquétipo: elfo (1 ponto).
    Pontos: 10
    Escala: N
    Pontos de Experiência (XP):
    Poder: 2
    Pontos de Ação: 2
    Habilidade: 2
    Pontos de Mana: 10
    Resistência: 2
    Pontos de Vida: 10
    Perícias: luta (1 ponto); esportes (1 ponto); sobrevivência (1 ponto); manha (1 ponto).
    Técnicas:
    Inventário (dividir itens entre comuns, incomuns e raros): espada.
    Vantagens: impecável carismático (0 ponto); natureza mística (0 ponto); adaptador (1 ponto).
    Desvantagens: frágil (0 ponto); munição (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Corpo a corpo: perfuração (espada).
    Longo alcance: perfuração (adagas), quando comprar a vantagem alcance.
    História: Holy Avenger Especial #01. Lembre-se de ler este texto até o final.

    Para além das mudanças da vantagem única para o arquétipo, as perícias completas deixaram de custar 2 pontos e passaram a custar apenas 1 ponto cada, mas luta foi separada de esportes. Se eu quiser que este elfo tenha sentidos especiais terei que comprar um tipo da nova vantagem sentido a 1 ponto cada. Com a vantagem impecável a 0 ponto, escolhi carismático para ele. Se eu quiser que ele seja um elfo mais completo, terei que comprar ágil (1 ponto) e gênio (1 ponto) a parte.

    Já disse que este elfo específico, se adaptado fielmente, será NPC obrigatório tanto no Alpha quanto no Victory, mas, no Victory, eu só posso ter até -2 pontos totais em desvantagens(0-1-1, neste caso), no Alpha, ainda daria para um personagem de 10 pontos iniciais ter até -5 pontos em desvantagens para abarcar mais vantagens. Isso, no nosso modelo, significa que ele ainda poderia ter mais -3 pontos de desvantagens para continuar em sua versão iniciante, vulgo personagem jogador.

    Confuso dele aparecer em Holy Avenger Especial e em Mercenário$ Especial? Então aqui vai uma observação dos bastidores deste personagem: Domenik Windslasher foi criado por Fran Briggs quando ela ainda assinava Fran Elles Paz, Petra Leão e Lydia Megume para o universo de Tormenta de Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J. M. Trevisan.

    Porém, a autora usou esse mesmo personagem (ou uma variante dele) em seu próprio universo, o da série Mercenário$, esta série não faz parte do universo de Tormenta, as séries só dividem versões diferentes de um mesmo personagem (ou ele mesmo, afinal, portais mágicos também ligam mundos e até universos diferentes. Para tirar essa dúvida, pergunte para a autora, eu também não sei). Estas fichas podem ser usadas tranquilamente nos dois cenários, tanto se você escolher a variante Alpha, quanto a variante Victory dos Defensores de Tóquio.

    Como esses dois cenários são de fantasia medieval fantástica, e tendo em vista que o elfo do Alpha pode um pouco mais em termos mecânicos que o elfo do Victory (a menos que você queira combar num elfo conjurador), recomendo o 3D&T Alpha para cenários de fantasia medieval. Lembrando que esse texto é para quem está pensando em migrar do Alpha para o Victory, não para quem começou a jogar pelo Victory.

    Este texto frisou nas diferenças da vantagem única para o arquétipo elfo, mas isso vale para todas as vantagens únicas do Alpha em relação aos arquétipos do Victory, houve uma grande nerfada que afeta mais nas raças fantásticas do que em qualquer outro aspecto das regras mecânicas. Quanto a magia, ela é totalmente compatível do Alpha para o Victory, mas no Victory, os conjuradores até começam nerfados, mas não possuem mais os limites das escolas de magia específicas, ou seja, todos os conjuradores do Victory são arcanos completos em potencial, isso se o(a) mestre(a) não matá-los primeiro.

Bibliografia


    ALBAN, Marcela/ CASSARO, Marcelo/ RIBEIRO, Tiago/ SCHLATTER, Bruno/ TESKE, Marlon.  Manual 3DeT Victory O Livro Básico do Jogo Defensores de Tóquio.  Porto Alegre: Jambô, 2024.

    ALBAN, Marcela/ CASSARO, Marcelo/ RIBEIRO, Tiago/ SCHLATTER, Bruno/ TESKE, Marlon.  Manual do Arcanauta 3DeT Victory.  Porto Alegre: Jambô, 2023.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Dragão Brasil Apresenta: Holy Avenger #06.  São Paulo: Trama, 2000.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Dragão Brasil Apresenta: Holy Avenger #08.  São Paulo: Trama, 2000.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger #21.  São Paulo: Trama, 2000(?).

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger VR #05.  São Paulo: Talismã, 2004.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger Edição Definitiva Volume 1.  Porto Alegre: Jambô, 2014.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger Edição Definitiva Volume 2.  Porto Alegre: Jambô, 2012.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger Edição Definitiva Volume 3.  Porto Alegre: Jambô, 2014.

    AWANO, Erica (arte)/ CASSARO, Marcelo (textos).  Holy Avenger Edição Definitiva Volume 4.  Porto Alegre: Jambô, 2014.

    BRIGGS, Fran (texto)/ GIOVANNINI, Anna (texto e desenhos).  Mercenário$ Especial.  Porto Alegre: Jambô, 2016.

    CASSARO, Marcelo.  Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha: Manual 3D&T Alpha Edição Revisada.  Porto Alegre: Jambô, 2015.

    CASSARO, Marcelo (texto)/ LEÃO, Petra (texto)/ OIDE, Lydia Megumi (arte)/ PAZ, Fran Elles (texto).  Holy Avenger Especial #01.  São Paulo: Trama, 2000.

    CASSARO, Marcelo/ RIBEIRO, Tiago/ TESKE, Marlon.  Tormenta Alpha Manual dos Monstros – Criaturas Fantásticas.  Porto Alegre: Jambô, 2017.

    CASSARO, Marcelo/ TESKE, Marlon.  Tormenta Alpha.  Porto Alegre: Jambô, 2016.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garimpando Em Gibiterias: Shin de Isaac Santos

     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como li...