Rodrigo Rosas Campos
Quem acompanha o Literakaos sabe que o Wordpress mudou e eu ainda não domino o novo editor do blog. Logo, o blog do Juvenal, o Velho Hippie, fez uma parceria com o Literakaos e o material que ainda não estava programado com antecedência no Literakaos sairá aqui primeiro. Assim que eu aprender a usar as novas ferramentas do WP, esta (e eventualmente) outras matérias (e resenhas) serão republicadas do Literakaos, sendo que foram pensadas para serem postadas originalmente lá.
O multiverso é uma caixinha de surpresas. Eu converti a Mina Rapidinha de 3D&T para Mythras Imperativo, mas criando uma nova Desastrópolis em outro universo (outra Terra) paralelo(a). E não é que o povo da Desastrópolis de 3D&T reclamou que a dele não tinha uma Mina Rapidinha e um detetive Jonas. Bom, para o detetive Jonas ter ou não munição limitada a zero ponto é uma decisão do mestre. Como Desastrópolis é um cenário “balão de testes”, cada mestre fará o ajuste da munição limitada (a -1 ou a 0 ponto) como quiser. Mas com a Mina Rapidinha é um pouco diferente.
A crise cósmica que gerou o universo da Desastrópolis para o sistema de Mythras Imperativo encontrou a Mina Rapidinha de Superópole para ajudar a deter o oportunista cósmico da vez que queria modelar e dominar o novo universo nascente. Só que no sistema de Mythras Imperativo, a Mina Rapidinha resultante precisava de uma profissão e a de Superópole ainda é uma estudante do ensino médio. Logo, a Mina Rapidinha de Mythras Imperativo surgiu como uma bailarina formada.
Eis que o prefeito da Desastrópolis de 3D&T descobre tudo isso e essa informação vaza para o povo junto com mais uma denúncia de desvios de verba. Como falei, Jonas simplesmente foi copiado e colado na Desastrópolis para 3D&T, demais ajustes finos ficam a critério de cada mestre. Mas a Mina Rapidinha de Superópole para 3D&T não era bailarina, logo, precisamos reconverter a ficha de Mythras Imperativo para 3D&T. Vejamos:
Quando crio meus super-heróis para RPG sempre deixo a explicação para os poderes em aberto. Primeiro, para poder encaixar o(a) personagem em qualquer cenário (cenários próprios, cenários prontos, cenários adaptados, adaptações oficias ou não); segundo porque, nos quadrinhos, todas as origens, boas e ruins, já foram usadas (várias vezes), então que a lacuna da origem seja preenchida com o contexto.
Bom, pela ficha da Mina Rapidinha de Mythras Imperativo, o poder da personagem vem dela mesma, seja porque ela nasceu mutante de primeira geração ou é descendente de algum super, seja porque ela sobreviveu a algum acidente bizarro (mais provável, afinal, essa versão é desastropolitana), seja porque ela é de outro planeta etc. Quem decidirá essa lacuna, é você leitor(a), mestre(a) ou jogador(a), na sua mesa de RPG com o seu grupo. Em 3D&T isso significa que ela não tem fetiche (-1 ponto), nem aliado mecha (1 ponto) roupa (ou armadura) especial.
Agora, vamos a reconversão. De cara, as três paixões da Mina Rapidinha, vão voltar a ser o código dos heróis de 3D&T de -1 ponto. Ela também volta a ter ponto fraco (-1 ponto) e identidade secreta (-1 ponto). Sendo que identidade secreta é uma regra suplementar de Mega City para 3D&T. Essas são desvantagens ausentes ao menos na versão Imperativo do Mythras. Agora temos duas possibilidades, duas opções:
A primeira opção é adicionar 1 ponto de personagem a ficha já existente acrescentado as especializações dança, atuação e condução (1 ponto). Claro, fazendo os ajustes do campo “história”, agora ela é uma Mina Rapidinha específica de Desastrópolis para 3D&T. Assim ela fica:
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mina Rapidinha
Pontos: 6
Características:
Força: 0
Habilidade: 3
Resistência: 1
Armadura: 0
Poder De Fogo: 1
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: aceleração (1 ponto); esportes (2 pontos); dança, atuação e condução (1 ponto).
Desvantagens: código dos heróis (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); identidade secreta (-1 ponto) nome real.
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: eletricidade.
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens:
História: Existe em vários universos, esta é uma possibilidade de Desastrópolis para 3D&T.
A outra possibilidade seria, manter os 5 pontos, deixar de esportes somente as especializações artes marciais, acrobacia e corrida (1 ponto) e acrescentar dança, atuação e condução (1 ponto). Ou seja, ela manteve os 5 pontos de personagens originais, mas perdeu especializações da perícia completa esportes, ficando assim:
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mina Rapidinha
Pontos: 5
Características:
Força: 0
Habilidade: 3
Resistência: 1
Armadura: 0
Poder De Fogo: 1
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: aceleração (1 ponto); artes marciais, acrobacia e corrida (1 ponto); (1 ponto); dança, atuação e condução (1 ponto).
Desvantagens: código dos heróis (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto); identidade secreta (-1 ponto) nome real.
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: eletricidade.
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens:
História: Existe em vários universos, esta é uma possibilidade de Desastrópolis para 3D&T.
Note que nas duas fichas, ela não tem munição limitada. O que faz suas rajadas elétricas serem um superpoder natural. Detalhes do Mythras como tamanho e constituição, em 3D&T sequer existem, tudo referente a parte biológica do personagem humano (ou humanoide) está em resistência, que dita pontos de vida e magia. Inteligência e destreza, em 3D&T estão unidos em habilidade. O resto, é interpretação. Bom, estão concluídas as duas possibilidades de reconverter a Mina Rapidinha de 3D&T para Mythras Imperativo.
É claro que este texto não exime o(a) leitor(a) de ler os dois sistemas. 3D&T é grátis no site da Jambô e Mythras Imperativo em português no Dungeonist.
Boas leituras, bons jogos, que os dados rolem sempre ao seu favor e até breve!
P.S.: Mina Rapidinha: criada por Rodrigo Rosas Campos como parte de Super Clãs, Desastrópolis e Superópole, não nessa ordem.
Detetive Jonas: criado por Rodrigo Rosas Campos inicialmente para o desafio dos 5 pontos do grupo de Facebook 3D&T.
Minha edição impressa do Mythras Imperativo em português foi uma cortesia do canal e site Nerd & Nerd. Obrigado, Nerd & Nerd!
Nenhum comentário:
Postar um comentário