segunda-feira, 29 de maio de 2023

Garimpando No Evento Sábado de Quadrinhos: Calafrio #70

    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.

    A pedra garimpada de hoje é a Calafrio #70 de Março de 2021 e foi garimpada no evento Sábado de Quadrinhos na Biblioteca Parque de Niterói, R$15,00, formato magazine, miolo preto e branco. Você não leu errado, foi março de 2021 e nem é a edição mais recente.

    Já faz tempo que os títulos Calafrio e Mestres do Terror voltaram pela editora Ink & Blood Comics, mas a distribuição é o seu maior gargalo. Ela está a venda em algumas gibiterias e pelo e-mail (revistacalafrio@gmail.com). Mas vamos a Calafrio #70: Calafrio #70 é uma edição especial de Lobisomens. Contém um editorial; sessão de cartas, na verdade e-mails e comentários em redes sociais; a matéria especial Lobisomem Da Maldição à Sedução por Toni Rodrigues, onde ele faz um resumo da história dos lobisomens do mito grego até a cultura pop atual nos cinemas e nos quadrinhos; a biografia de Chirs Ciuffi, o capista; uma Capa Clássica na contracapa com a ficha da edição de Mestres do Terror 5 apresenta Lobisomem; e é claro, os quadrinhos.

    O primeiro quadrinho é Os Monstros Atacam à Noite com texto e desenhos de Shimamoto. Somos levados a uma aldeia esquecida na Rússia onde a população está morrendo em virtude de ataques de um lobisomem. Para ajudar o povo da vila a descobrir quem é o lobisomem da aldeia, um de seus representantes pede ajuda externa. Dois cossacos são designados para cuidar do caso. Ir além daqui é dar spoilers. A trama é boa, mas uma ou mais páginas a mais no meio ajudaria a entender melhor certas relações entre personagens. O desenho de Shimamoto é um espetáculo a parte.

    Canção Demente: Uma História de Homens e Lobos tem roteiro de Sidemar e desenhos de Ivan Lima. Ao testemunhar uma cena de horror em sua casa, um caçador sai em busca do que ele acredita ser um lobisomem. Ele está determinado a vingar as mortes de sua mulher e filha e reencontrar o filho desaparecido a qualquer preço. Ir além é dar spoilers.

    Em Mais Forte Que a Maldição, de Rubens Lima, roteiro e desenhos, um forasteiro em uma cidade pequena impede a morte de um menino nas mãos do que ele acredita serem fanáticos religiosos. O que acontece depois? Leia a história.

    Debitum tem texto de Rodrigo Ramos e arte de Marcel Bartholo. Numa fazenda do Brasil escravocrata, um capataz captura um escravizado em fuga. Este capataz admite a facilidade de capturar o fugitivo, mas não questiona o porquê de só ele ter sobrevivido a um estranho acontecimento. Que acontecimento foi esse e como essa história vai acabar? É ler para ver. A mais curta, só 4 páginas, e, ao meu ver, a melhor da edição.

    A última história da edição é O Lobo e Ninguém com textos de Sidemar e desenhos de Luiz Saidenberg, traz a história de um senhor feudal cruel e tirânico que, ao matar o druida que inflamou os camponeses contra ele, pode ter feito recair sobre si uma terrível maldição. Essa é a trama que menos resiste a um resumo melhor sem spoiler, então fico por aqui.

    A publicação traz histórias republicadas e inéditas, assim como todas as Calafrios e Mestres do Terror da Ink & Blood Comics, e apresenta para uma nova geração o que foi o terror nos quadrinhos brasileiros nos anos 1980 e anteriores olhando para o presente e para o futuro.

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”. Faça a mesma coisa no site Literakaos.

    Boas leituras, e, se puderem, boa noite, auuuuuuuuuu!

Rodrigo Rosas Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...