quinta-feira, 18 de maio de 2023

[Resenha] Usagi Yogimbo Livro 3: A Trilha do Guerreiro de Stan Sakai

    Usagi Yogimbo Livro 3: O Caminho do Guerreiro de Stan Sakai, chega pela editora Hyperion Comics em formato original americano, miolo preto e branco, capa cartão, a R$ 44,90. Bom, o coelho samurai dispensa apresentações, mas caso você ainda não o conheça, ele é criação do norte-americano descendente de japoneses Stan Sakai, para homenagear a cultura de seus antepassados nos EUA. O traço realmente lembra o de mangá, mas a leitura é no sentido ocidental.

    Como nas edições anteriores, todas as histórias são fechadas. Mesmo quando personagens retornam de histórias anteriores, o(a) leitor(a) não precisa de conhecimento prévio para entender nenhuma história, uma aula de respeito para com o público.

    No volume 3, temos: A Torre, onde o coelho samurai sobe numa torre para salvar um animal indefeso e amedrontado ameaçado por um comerciante local; Amor de Mãe fala do desgosto de uma mãe pelo filho ter se tornado um cruel agiota; O Retorno do Espadachim Cego Suíno é autoexplicativo, um antigo inimigo que quer ajustar contas com o coelho samurai cruza novamente seu caminho; A Lança dos Deuses mostra um assassino louco que se julga a lança dos deuses e está fazendo vítimas por onde passa, Usagi dá a má sorte de se encontrar com ele e virar, imediatamente, o seu alvo; A Xícara de Chá marca a volta do rinoceronte samurai mais 171 desse Japão feudal fantástico, Gen, que, no meio de um trabalho, ganha a ajuda de Usagi por esbarrar com ele na estrada; em o Presente do Xogum, Usagi deve recuperar uma valiosa espada roubada por um ninja que se passa por lenhador; Sopa de Tartaruga e Guisado de Coelho mostra o primeiro encontro de Leonardo, líder dos Tartarugas Ninja, com Usagi Yojimbo. Depois disso o coelho samurai apareceria até na primeira animação dos Tartarugas Ninja.

    As histórias deste terceiro volume são de 1987, envelheceram muito bem e possuem um grande potencial de formação de novos leitores. Apesar de já ter sido publicado por aqui duas vezes (Devir e Via Lettera) e de nenhuma editora ter completado a série por aqui, Usagi Yogimbo é uma influência para todos os quadrinhos estadunidenses que vieram depois dele.

    Uma série verdadeiramente indicada para todas as idades, com muito bom humor, gargalhadas até e com várias camadas de compreensão e entendimento, para crianças de 12 (segundo a própria revista) a 120 anos (ou até bem mais). É simplesmente impecável! Vale VERDADEIRAMENTE cada centavo!

Boas leituras e até breve!

Rodrigo Rosas Campos

Um comentário:

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...