terça-feira, 30 de maio de 2023

Garimpando em Gibiterias Especial: Vozes - 12 Vozes Em Quadrinhos Sem Textos Em Uma Resenha Compacta


   Sem o uso de textos para diálogos e recordatórios, as histórias em quadrinhos sem palavras precisam passar a mensagem usando a sequência de quadros, o virar das páginas e as expressões faciais e corporais dos personagens. Não é fácil fazer isso. Quando feita por uma dupla, o roteirista precisa criar um texto narrativo que será traduzido em imagens, não será visto pelo leitor, mas terá que ser lido através das imagens. Quando feita por uma só pessoa, este desenhista também precisa escrever uma sequência de acontecimentos para não se perder. É preciso deixar as páginas de quadrinhos fluídas e compreensíveis. Poucos artistas de quadrinhos conseguem isso, os 12 desse livro conseguiram, todas as onze histórias do livro são bem compreensíveis.

    Histórias mudas (e curtas) em quadrinhos são raras hoje em dia, mas esta é uma tradição que remonta o início mesmo das histórias em quadrinhos. Vozes é um livro formado de histórias curtas e é um pouco difícil falar de histórias curtas, em todo caso, se você quiser uma resenha mais completa conto a conto, clique aqui.

    O livro possui histórias de vários temas e estilos, umas divertidas, outras para refletir e é uma excelente porta de entrada para leitores casuais de quadrinhos, pois todas as histórias são fechadas e completas.

    As artes de introdução das histórias foram feitas por Marllon Silva. Arte da capa por Matias Streb. Prefácio de Ju Loyola. Possui 132 páginas, capa cartão, lombada quadrada, editada pelo Dínamo Estúdio. Vozes não é mais um lançamento, procure na loja do Dínamo Estúdio e em outros pontos de venda de gibis.

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...