domingo, 24 de agosto de 2025

Garimpando Em Gibiterias: Camelot 3000 de Mike W. Barr e Brian Bolland

+18
    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como livros clássicos. Os editores de quadrinhos nacionais são bem imediatistas e até mesmo obras como Fradim, Watchmen, Piratas do Tietê e Maus ficam difíceis de encontrar de tempos em tempos. A série “Garimpando em Gibiterias” fala de quadrinhos que valem a pena “garimpar” em gibiterias, sebos, estoques antigos de livrarias virtuais, feiras de livros e, se a grana estiver muito curta, em bibliotecas públicas. Sim, existem quadrinhos em bibliotecas públicas, é só procurar.

    A pedra garimpada de hoje é Camelot 3000 de Mike W. Barr, textos e Brian Bolland, desenhos. Sim, é uma série da DC, mas é uma rebelião na DC. Publicada nos EUA entre 1982 e 1985. A história é: a Terra, no ano 3000, é invadida por alienígenas. De alguma forma, Arthur, o mítico rei, e Merlin, seu mítico mago, são reais e despertam para resolver a questão tal e qual uma profecia colocava. Todavia, as coisas não são tão simples, Morgana, a lendária feiticeira também está viva e controla os invasores.

    Para combater a ameaça alienígena capitaneada por Morgana, Arthur e Merlin terão que achar os cavaleiros da távola redonda que estão reencarnados e não se lembram de suas vidas passadas como cavaleiros. Essa é a incrível história de Camelot 3000, que mistura fantasia e ficção científica numa aventura que tinha tudo para virar filme.

    Publicada no Brasil originalmente nas revistas Batman da editora Abril (1ª série da Abril) e Superamigos da Abril, ela foi republicada encadernada pela própria editora Abril, ainda em formatinho e na edição luxo, mais recente da Panini. Em qualquer formato, essa história VALE o preço do ingresso. Mas se for para pagar caro, tente achar a edição mais recente da Panini. Formatinhos devem ser procurados em sebos honestos e bibliotecas públicas. Deixe seus comentários com carinho e educação, pois eles serão lidos com carinho e educação.

    Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “Garimpando em Gibiterias” e clique no botão “Pesquisar”. Ou digite apenas “garimpando” e encontrará títulos a mais em garimpos de eventos.

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garimpando Em Gibiterias: Camelot 3000 de Mike W. Barr e Brian Bolland

+18     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como...