domingo, 23 de junho de 2024

[Resenha] O Enigma de Outro Mundo de John W. Campbell

    Contexto: John W. Campbell publicou a novela “Who Goes There?”, “Quem Está Aí?”, que foi adaptada para o cinema duas vezes, sendo a segunda adaptação, O Enigma de Outro Mundo, de 1982, a mais famosa. Entretanto, a novela “Who Goes There?” teve uma versão anterior, “Frozen Hell” (Inferno Gelado em tradução livre) que só há pouco fora publicada até nos EUA. É a tradução da primeira versão da história, “Frozen Hell”, que a Diário Macabro Editora traz para o português com o título O Enigma de Outro Mundo.

    Mas não se preocupe: a história de todas as versões mencionadas é a mesma: um grupo de pesquisadores numa estação da Antártida acha uma nave espacial enterrada no gelo desde antes da humanidade existir, resgatam o alienígena que julgam morto e destroem a nave por acidente; no caso, por descuido e imprudência mesmo, pra quê esperar arqueólogos treinados para tirar uma espaçonave enterrada no gelo antártico desde antes do surgimento da humanidade se temos termite, não é mesmo?

    Mas o alienígena não estava morto, só em animação suspensa. O ser com tentáculos, três olhos e presas tem alguns poderes que se manifestam logo de cara: entrar na mente de outros seres vivos; ler suas mentes; se comunicar através de sonhos; e moldar sua própria biologia mimetizando a perfeição qualquer forma de vida. Agora, ninguém mais na estação de pesquisa tem a certeza de quem é humano e quem é a criatura se fazendo passar por humana. Alguém escutou o biólogo do grupo, o mais apto a lidar com um organismo desconhecido? Não.

    A história tem todos os elementos de uma boa ficção científica e de uma boa história de terror e suspense. Só não consegui torcer para os humanos. Desde o achado da nave, o resgate do alienígena, a destruição da nave ao final da história, o grupo de pesquisadores fez tudo da forma mais errada e imprudente possível. Ainda tiveram a pachorra de projetar no alienígena, que estava quieto enterrado no gelo, todo o egoísmo, mesquinhez e ambições de poder e conquista que são sentimentos tipicamente humanos.

    Achei a história excelente, exatamente por não conseguir torcer pelos humanos. Percebi, em O Enigma de Outro Mundo, a mesma genialidade de Frankenstein de Mary Shelley, onde o verdadeiro monstro acusa o diferente de ser o monstro; no caso de O Enigma de Outro Mundo, os verdadeiros monstros são os seres que são biologicamente humanos e que acusam um alienígena de ser o monstro. Bem verdade que, numa leitura superficial, a interpretação pode ser outra.

    O Enigma de Outro Mundo de John W. Campbell está a venda por R$ 54,90 (mais eventual frete) no site da Diário Macabro Editora. É uma excelente pedida para quem gosta de ficção científica e terror numa mesma história.

Boas leituras e bons sonhos, hahahaha!

Rodrigo Rosas Campos

2 comentários:

  1. Boa noite, Caramujo. A impressão que me dá é de estar diante da narrativa de uma adaptação do filme Alien. Gratidão 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, de um dos pais do Alien. Antes dele, Nas Montanhas da Loucura de Lovecraft. Se bem que a história do primeiro filme em si remete mais aos capítulos em que o caixão de Drácula, junto com a terra da Transilvania são transportados para Londres de navio.

      Excluir

Rabiscos Especial: Mais Tiras Antigas, Bem Antigas, Incorporadas à Série Rabiscos

+18 Se preciso, clique nas imagens para ampliá-las! A numeração é do momento em que as tiras foram incorporadas a série Rabiscos, não tem li...