Adaptação Livre e sem fins comerciais por Rodrigo Rosas Campos
Resolvi adaptar este super-humano genérico como personagem jogador para as versões Alpha e Victory do Defensores de Tóquio só para mostrar como é fácil criar um mesmo personagem nas duas variantes mais recentes do sistema de RPG Defensores de Tóquio, 3DeT ou 3D&Ts,enquanto não termino um guia de conversão completo. A história em que ele aparece é Tentáculos de Daniel Esteves, texto, e Caio Majado, arte. Nela, ele enfrenta um monstro genérico com tentáculos, daí o título.
Para aproveitar a letra G no peito do personagem, eu o batizei de Guardião, mas é só uma sugestão de nome. Como esse super-humano genérico é apresentado na história da perspectiva de pessoas comuns, nada sabemos oficialmente sobre o que ele faz, suas perícias e especializações profissionais. Vamos as fichas, primeiro do Alpha, depois a do Victory.
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Guardião, o Super Genérico da história Tentáculos
Pontos: 10
Características:
Força: 1
Habilidade: 3
Resistência: 2
Armadura: 2
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 10
Pontos de Magia: 10
Pontos de Experiência:
Vantagens: voo (2 pontos); sentidos especiais (2 pontos); aceleração (1 ponto).
Desvantagens: código do herói (-1 ponto); identidade secreta (-1 ponto) não revelada na história; restrição de poder (-1 ponto) presença de uma pedra alienígena amarela (afinal, é um super genérico).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: não tem ainda.
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens:
História: Tentáculos de Daniel Esteves, texto, e Caio Majado, arte. Um Super Genérico que batizei de Guardião.
3DeT Victory – Ficha de Personagem
Nome: Guardião, o Super Genérico da história Tentáculos
Arquétipo: humano (0 ponto)
Pontos: 10
Escala: N
Pontos de Experiência (XP):
Poder: 2
Pontos de Ação: 2
Habilidade: 3
Pontos de Mana: 15
Resistência: 3
Pontos de Vida: 15
Perícias:
Técnicas: nenhuma ainda.
Inventário (dividir itens entre comuns, incomuns e raros):
Vantagens: mais além (0 ponto); voo (1 ponto); sentido (1 ponto) raios-X; sentido (1 ponto) visão aguçada; aceleração (1 ponto).
Desvantagens: código do herói (-1 ponto); fraqueza incomum (-1 ponto) a presença de uma pedra alienígena amarela brilhante (afinal, é um super genérico).
Tipos de Dano:
Corpo a corpo: esmagamento.
Longo alcance: não tem ainda.
História: Tentáculos de Daniel Esteves, texto, e Caio Majado, arte. Um Super Genérico que batizei de Guardião.
Observações de Conversão
O que não mudou do Alpha para o victory nem será comentado, dispensa observação.
No Victory é aconselhável o preenchimento do arquétipo, antiga vantagem única do Alpha. O arquétipo humano é 0 ponto e ganha a vantagem mais além de 0 ponto.
As 5 características do Alpha foram substituídas pelos 3 atributos do Victory e, nesse ponto, o jogo ficou mais equilibrado, mas os personagens jogadores foram nerfados e os jogadores combeiros choram. Pelo menos a vantagem voo ficou mais barata e melhor.
O Victory não permite comprar todos os sentidos especiais de uma vez só. Agora, o personagem jogador deve colecionar os sentidos que deseja ter 1 a 1, a 1 ponto de custo cada. E o nome dessa vantagem agora é “sentido”, no singular mesmo.
O Victory só permite -2 pontos de desvantagens iniciais para personagens jogadores de 10 pontos, logo, tive que sacrificar identidade secreta. Dependendo do mestre, a identidade secreta no Victory será só um elemento de interpretação para os jogadores. Entretanto, se o personagem for um NPC, essa desvantagem de Mega Cicy para o Alpha é perfeitamente compatível com o Victory.
A restrição de poder mais específica de Mega City para Alpha virou a fraqueza do Victory, e isso ficou muito melhor em relação a temática super-herói.
Queria ver uma imagem desse herói? Procure o livro Quarto Mundo: A Revolução dos Quadrinhos Independentes no Brasil, cuja referência bibliográfica ABNT é:
SILVESTRE, Jota et al. Quarto Mundo: A Revolução dos Quadrinhos Independentes no Brasil. São Paulo: Editora Heroica, 2024.
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