sábado, 3 de agosto de 2024

[Matéria] Homem-Grilo e Sua Turma para C4 versão 4.1.1


 

Homem-Grilo e sua turma foram criados por Cadu Simões, Ricardo Marcelino e por vários desenhistas e escritores ao longo do tempo.


Adaptados Livremente por Rodrigo Rosas Campos


Introdução


    Antes de mais nada, o Homem-Grilo e sua turma foram criados pelo escritor Cadu Simões e por vários desenhistas ao longo do tempo. Entre os desenhistas, os destaques vão para: Ricardo Marcelino (o primeiro, cocriador, que criou o visual do personagem); Jefferson Batista; Rodrigo Solsona; Viniciusa Vicentini; Alexandre Coelho; Will, criador do Sideralman, que também aparece no universo do Homem-Grilo; e o mais recente Fred Hildebrand.

    O Homem-Grilo vive suas aventuras (e desventuras) em Osasco City, uma Osasco fictícia com elementos da Osasco real, mas levemente exagerados para comportar a presença de um super-herói. Já conta com um vasto elenco de apoio, vilões, coadjuvantes, aliados, outras grandes cidades ao redor de Osasco City e ainda possui, inclusive, um multiverso.

    Entusiasta da criação coletiva livre, Cadu Simões colocou o Homem-Grilo e sua turma sob a licença aberta creative commons by-sa 4.0 internacional. Mais detalhes vide o site do personagem (https://homemgrilo.com).

Ambientação


    Osasco City é a Osasco fictícia onde vive o Homem-Grilo. É maior que a Osasco de verdade, afinal, a maioria dos super-heróis vivem em cidades grandes, mas possui todas as principais características da Osasco original em tons exagerados e bem-humorados.

    Caraca City é a Carapicuíba fictícia do universo do Homem-Grilo. Segue a mesma linha de Osasco City e é a cidade da dupla de heróis Teia Negra & Robito.

    Cidade Alvo é a cidade do Cricket Rider. Ela é chamada assim pois é o alvo de todos os alienígenas que querem dominar a Terra usando monstros gigantes, kaijus. Essa é totalmente fictícia porque vilões de super sentai etc. estranhamente só atacam a cidade onde os heróis estão e não o mundo como um todo.

    Alpha City é a cidade vizinha de Osasco City onde mora o Musculoso, o maior super-herói brasileiro do universo do Homem-Grilo.

    Multiverso do Homem-Grilo: é claro que o Homem-Grilo e sua turma, como bons super-heróis que são, possuem versões alternativas em vários universos paralelos do multiverso. E isso já apareceu em algumas histórias do personagem. É só procurar pela Internet, sebos e gibiterias. Nem preciso dizer que, por ser de licença aberta, vários autores pela Internet usaram o Homem-Grilo, considere cada autor um universo paralelo ou crie sua própria versão ou combine as histórias de vários autores em seu próprio universo como bem desejar.

Sugestões de Aventuras ou Campanhas


    Sendo um cenário típico de super-heróis, ainda que paródia, as aventuras variam desde crimes do nosso mundo, roubos, sequestros etc., vilões megalomaníacos que querem dominar o mundo, invasões de alienígenas que ora querem dominar nosso planeta ou destruí-lo entre outros clichês de super-heróis. Se bem que alguns humanos reais parecem querer destruir nosso planeta também, mas isso é outro assunto.

Regras Desse Cenário Válidas Para Qualquer Sistema


    1. Antes de mais nada, vamos lembrar que o Homem-Grilo e sua turma foram criados pelo escritor Cadu Simões e por vários desenhistas ao longo do tempo.

    2. O Homem-Grilo e sua turma estão licenciados sob uma licença creative commons by-sa 4.0 internacional. Mais detalhes vide o site do personagem (https://homemgrilo.com).

    3. As fichas do Homem-Grilo e sua turma estão adaptadas aqui para o sistema de RPG C4 em versão 4.1.1.

    3.1. Personagens publicados podem ser jogadores. Como o Homem-Grilo e sua turma são paródias, o mestre deve permitir que personagens publicados (ou suas paródias ou de modo a serem parodiados) possam ser jogados e interpretados por jogadores sem medo. Afinal, será divertido!

    3.2. Mesmo escolhendo um personagem publicado (não inédito) o jogador terá que preencher uma ficha de personagem a lápis, se o jogo for em uma mesa real.

    3.3. Sobre o Homem-Bomba: visualmente, o Homem-Bomba parece uma paródia de um famoso personagem de videogame dos fliperamas, o Bomberman. Porém, Cadu Simões declarou, no site do Homem-Grilo, que ele é uma paródia dos personagens dos quadrinhos dos anos 1990 que morriam e ressuscitavam logo depois. Ou seja, seu poder é explodir e só voltar na aventura seguinte. Mais ou menos como o Kenny do South Park (https://homemgrilo.com/tag/homem-bomba). Isso pode ser feito em regras de C4? Sim, mas vai dar tanta controvérsia sobre o como fazer, que apenas o Homem-Bomba terá que ser um NPC obrigatório nesse cenário; pois o único superpoder dele é explodir e ficar morto até a próxima aventura: não é sessão, não é campanha, é até a próxima aventura. Em todo caso, criei uma ficha para ele, mestre(a), sinta-se à vontade para criar a sua própria ficha caso discorde.

    4. Aqui, os jogadores podem interpretar personagens publicados. Entretanto, é recomendável que o jogador crie seu próprio personagem para esse universo. Afinal, a graça do RPG é, em parte, criar e evoluir seus próprios personagens. E de jogar seus personagens na presença de NPCs que sejam ilustres, como o Homem-Grilo e sua turma, por exemplo. Afinal, salvar o Homem-Grilo te dará mais moral que ser o Homem-Grilo. A Garota Cri-Cri que o diga. O mestre deve recompensar os jogadores que criaram personagens próprios com XPs (pontos de progressão) a mais ao final de cada sessão de jogo.

Crossovers


    5. O universo do Homem-Grilo permite crossovers sem limites. Permite mesmo, basta ler as histórias de Cadu Simões e de seus colaboradores. Ou seja, via de regra, o mestre deve permitir crossovers sem limites também.

    5.1. O mestre pode rejeitar crossovers na mesa? Sim. Mas se o grupo quiser ser fiel ao universo do Homem-Grilo, os jogadores poderão trocar de mestre sem remorsos. Ou seja, uma mesa rodando o cenário do Homem-Grilo só não terá crossovers se o grupo como um todo desejar que não haja crossovers.

    Observação: mas o que é um crossover? Crossover é cruzamento em inglês; para quem não acompanha quadrinhos de super-heróis com frequência, crossover é o encontro de dois ou mais protagonistas (ou personagens importantes) de histórias diferentes numa mesma história. Mas como em quadrinhos todos os autores tendem a unificar todos os personagens em um universo único, em um contexto único, só são realmente memoráveis, os encontros (crossovers) nas histórias em quadrinhos que reúnem personagens de diferentes autores e/ou editoras num mesmo universo.

    Dito de melhor forma, são crossovers (encontros) memoráveis as histórias em quadrinhos que reúnem personagens cujos direitos autorais pertençam a pessoas diferentes, sejam essas pessoas físicas (gente comum) ou jurídicas (empresas, editoras, estúdios etc.). No site do Homem-Grilo, há matérias sobre crossovers oficiais entre ele e outros super-heróis brasileiros, inclusive publicados em revistas.

    6. O que falta a este texto para ser uma adaptação completa? Detalhes dos históricos dos personagens que eu não pus nas fichas, mais detalhes do cenário em si, como o Bar Simões, a faculdade onde o Homem-Grilo estuda, civis coadjuvantes, pequenos bandidos, chefes mafiosos, ninjas inimigos, mapas dos cenários etc.

    Eu sei que você, leitor(a) e mestre(a) de RPG, pode providenciar tudo isso em sua mesa apenas com o manual básico de qualquer sistema, mas, ainda assim, muita coisa ainda está faltando e não tenho como estabelecer uma data de quando farei (ou se farei).

    Quanto aos mapas dos cenários, precisamos ver se nas publicações do Homem-Grilo, eles já apareceram ou não. Caso não tenham aparecido, se basear na Osasco e em seus arredores reais para depois extrapolar ou perguntar ao Cadu Simões, afinal, ele é o pai do Homem-Grilo e depois do exame de DNA isso não pode ser mais negado.

Anotações Sobre C4 versão 4.1.1.


O Básico de C4


    C4 (e suas versões) é um sistema de RPG genérico, criado por Tiago Junges, publicado pela editora Coisinha Verde, e que pode ser baixado gratuitamente. Ele é genérico, o que quer dizer que pode ser usado para a criação de qualquer cenário de jogo. Possui licença aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de C4.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome:
    Conceito:
    Pontos de Vida:
    Pontos de Energia:
    Perícias etc.:
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    Na criação do personagem jogador nenhuma perícia pode ser maior que +4. Os personagens em C4 evoluem com os pontos de progressão. Depois da aventura ou missão completa, o mestre distribuirá 1 ponto de progressão. Com este ponto, os jogadores vão melhorar seus personagens. 1 ponto de progressão poderá ser trocado por: +1 em uma perícia; +5 pontos de energia; +5 pontos de vida; adquirir equipamentos ou poderes em caso de uso das regras opcionais. Durante o jogo (aventura ou campanha), um personagem poderá chegar ao máximo de +6 por perícia. A munição é limitada em toda arma que dispara, esta é a única desvantagem no jogo.

Perícia Combate


    A perícia combate exige que o jogador especifique o modo como ele combate. Pode ser algo abrangente; combate (artes marciais)+4; mais específico, combate (karatê) +4; ou mais específico ainda, combate (socos)+4 ou combate (chutes) +4.

Perícias Animais e Veículos


    A perícia Animais serve para adestrar, entender e cavalgar em animais de montaria. Veículos é usado para pilotar ou guiar qualquer veículo artificial. O jogador pode especificar o animal que o personagem sabe tratar, mas, se não o fizer, o personagem poderá usar qualquer montaria que o cenário permitir.

    Se o personagem possuir veículos +4, por exemplo, saberá conduzir ou pilotar qualquer veículo que o cenário apresentar. Mas se o personagem tiver veículos (carro) +4, ele só saberá guiar carros. Se o jogador especificar o modelo, condução (Fusca)+4, ele só dirige Fuscas.

Perícia Conhecimento


    A perícia conhecimento exige que o jogador especifique o assunto que ele conhece. Pode ser algo abrangente: conhecimento (sobrevivência) +4, sabe tudo de sobrevivência em qualquer situação; mais específico, conhecimento (sobrevivência na selva) +4; ou mais específico ainda, conhecimento (sobrevivência na selva amazônica) +4 ou conhecimento (sobrevivência no deserto do Saara) +4.

Perícia Magia de C4 Versão 4.1.1


    A perícia magia de C4 Versão 4.1.1 dá ao personagem acesso a todos os poderes da lista de poderes ao mesmo tempo, cada poder vira um feitiço diferente. É justificada sempre que o personagem for um conjurador de magia por algum motivo, seja ele mago, feiticeiro, demônio etc. Está liberada no universo/multiverso do Homem-Grilo

Regras de Calisto 2.0 e de Versões Anteriores do C4 Que São Retomadas Nesse Cenário em C4 versão 4.1.1.

    Querendo usar Calisto 2.0 como suplemento, as regras de Calisto 2.0 que podem ser retomadas em C4 são: aparência; ataque mental; ilusão; e regeneração.

    Poder “disparo de energia” da primeira versão do manual do sistema de RPG C4.

Licença Aberta de C4

Licença e Uso

    Este jogo foi feito usando o sistema “C4” criado por Tiago Junges e é licenciado sob CC BY 4.0 (Creative Commons). Você pode encontrar este material em www.coisinhaverde.com.br ou nas redes da Coisinha Verde. Tiago Junges e Coisinha Verde não são responsáveis pelo conteúdo deste material.


Fichas dos Personagens no Sistema C4


    Observações iniciais sobre essas fichas: sempre que a ficha tiver uma (ou mais) observação(ões) é porque usa alguma regra opcional do sistema C4 além dos poderes e dos equipamentos. A regra de armadura dos equipamentos pode ser usada também quando o personagem tem algum nível de invulnerabilidade, como é o caso do Musculoso. Se os jogadores criarem seus próprios personagens, o mestre está livre para turbinar ou nerfar as fichas abaixo como bem quiser.

Osasco City

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Homem-Grilo
    Conceito: herói mordido por um grilo radioativo todo atrapalhado que não sabe usar seus poderes direito.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * acrobacia +4
    * sentido de perigo +2
    * potência +4
    * conhecimento (ciências sociais) +2
    Observação: se o Homem-Grilo for PC, não saberá usar o sentido de perigo direito, este poder terá que ser substituído por percepção comum até que o jogador consiga pontos para comprar o sentido de perigo enquanto poder. Se o Homem-Grilo for NPC, o mestre pode, ainda assim, aplicar alguma penalidade na rolagem para deixar a história mais divertida.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Garota Cri-Cri
    Conceito: heroína mordida por um grilo radioativo que sabe usar seus poderes.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * acrobacia +4
    * sentido de perigo +4
    * potência +2
    * tecnologia +2
    Observação: não se sabe muito sobre a identidade secreta da Garota Cri-Cri, chutei que ela é aluna de exatas em alguma área de tecnologia. Se ela for NPC, colocar potência +4 e acrescentar veículos +2. Afinal, ela é melhor que o Homem-Grilo por saber usar os poderes.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Camaleão Cinzento
    Conceito: super-herói cego que acha que tem mimetismo.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (artes marciais) +1
    * acrobacia +3
    * combate (dois desentupidores de pia) +4
    * percepção (dos outros sentidos para compensar a falta de visão) +2
    * tecnologia +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Mestre Gafanhoto
    Conceito: o mestre em artes marciais do Camaleão Cinzento. É cego seguindo um clichê do gênero super-heróis e artes marciais.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * combate (artes marciais) +4
    * acrobacia +4
    * potência +2
    * percepção (todos os sentidos que compensam a falta de visão) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Homem-Bomba
    Conceito: herói que explode, morre e ressuscita na aventura seguinte.
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Energia: 30
    Perícias etc.:
    * autodestruição +4
    * imortalidade (só morrerá se o mestre não o quiser mais) +4
    * tecnologia +2
    * veículos +2
    Observação: único personagem desse cenário que precisa ser NPC obrigatório. Afinal, só NPCs sobrevivem a própria explosão, ainda que só voltando na aventura seguinte.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Homem-Barata
    Conceito: maior vilão do Homem-Grilo.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * tecnologia +4
    * veículos +4
    * crime +2
    * proteção média (armadura) defesa +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Esmaga-Grilo
    Conceito: robô programado para caçar e esmagar o Homem-Grilo.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * potência +4
    * acrobacia +2
    * ataque poderoso +4
    * proteção média defesa +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Dr. Louva-a-deus
    Conceito: mais um cientista maluco que quer dominar o mundo.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * tecnologia +4
    * veículos +4
    * crime +2
    * combate (armas de fogo) +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Doutor Dogueiro
    Conceito: vilão que vende cachorros-quentes (hot-dogs) suspeitos.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * conhecimento (doutor em grego antigo) +4
    * conhecimento (culinária) +4
    * veículos +2
    * tecnologia +2

Alpha City

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Musculoso
    Conceito: o super genérico e atrapalhado de Alpha City.
    Pontos de Vida: 30
    Pontos de Energia: 10
    Perícias etc.:
    * voar +4
    * potência +4
    * ataque poderoso +2
    * proteção média (pele invulnerável) defesa +2
    Observação: se for NPC, põe tudo no máximo, lembrando que o que ele tem de forte, ele tem de inteligência reduzida.

Caraca City

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Teia Negra
    Conceito: herói rico que pensa que tem superpoderes.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * tecnologia +4
    * acrobacia +2
    * combate (artes marciais) +4
    * percepção +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Robito
    Conceito: parceiro mirim do Teia Negra.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * tecnologia +2
    * acrobacia +4
    * combate (artes marciais) +2
    * percepção +4

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Piada
    Conceito: palhaço criminoso.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * arte (piadista) +4
    * crime +4
    * tecnologia +2
    * veículos +2

Alvo City

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Cricket Rider
    Conceito: tokusatsu grilo brasileiro.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * tecnologia +4
    * veículos +4
    * proteção média defesa +2
    * arma média ataque +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Moto Battle Cricket
    Conceito: moto do herói tokusatsu com uma IA.
    Pontos de Vida: 10
    Pontos de Energia: 30
    Perícias etc.:
    * velocidade +4
    * potência +4
    * acrobacia +2
    * coragem +2

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Gigante Guerreiro Grileon
    Conceito: veículo gigante que vira robô para enfrentar kaijus em forma nave espacial.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * forma alternativa (robô gigante)+4
    * voar +4
    * proteção média (defesa) +2
    * arma média – mísseis (ataque)+2
    Observação: usa a regra opcional de tamanho e escala. Ele tem tamanho Kaiju.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: Gigante Guerreiro Grileon
    Conceito: veículo gigante que vira robô para enfrentar kaijus em forma robô.
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * proteção média (defesa) +2
    * ataque poderoso +4
    * potência +4
    * disparo de energia +2
    Observação: usa a regra opcional de tamanho e escala. Ele tem tamanho Kaiju.

    Ficha de Personagem de C4
    Nome: o mestre escolhe o nome do monstro da semana.
    Conceito: modelo de monstro gigante (Kaiju).
    Pontos de Vida: 20
    Pontos de Energia: 20
    Perícias etc.:
    * potência +4
    * disparo de energia +4
    * percepção +2
    * ataque poderoso +2
    Observação: o mestre pode modificar o monstro da semana como quiser. Usa a regra opcional de tamanho e escala.

Considerações Finais


    Este cenário é um humilde exemplo de como fazer uma adaptação de qualquer obra de ficção para um sistema RPG genérico, no caso, de uma história em quadrinhos de licença aberta para um sistema de RPG de licença aberta. Espero que se divirtam. Boas leituras e bons jogos.

Bibliografia


    JUNGES, Tiago.  C4.  Porto Alegue: Publicações Coisinha Verde, 2020(?).

    JUNGES, Tiago.  C4 SRD Versão 4.1.1.  Porto Alegue: Publicações Coisinha Verde, 2023.

    JUNGES, Tiago.  C4 Versão 4.1.1.  Porto Alegue: Publicações Coisinha Verde, 2023(?).

    JUNGES, Tiago.  Calisto 2.0.  Porto Alegue: Publicações Coisinha Verde, 2016(?).

    ROSA, Franco de.  Grande Almanaque dos Super-heróis Brasileiros.  São Paulo: Chiaroscuro Studios, 2019.

    SIMÕES, Cadu (texto)/ HILDEBRAND, Fred (arte)/ ESTEVES, Daniel (texto).  Homem-Grilo Volume 1.  São Paulo: Zapata Edições, 2024.


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