sábado, 17 de janeiro de 2026

Garimpando Em Gibiterias: Imbatível: Justiça e Legumes Frescos de Pascal Jousselin

    O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como livros clássicos. Os editores de quadrinhos nacionais são bem imediatistas e até mesmo obras como Fradim, Watchmen, Piratas do Tietê e Maus ficam difíceis de encontrar de tempos em tempos. A série “Garimpando em Gibiterias” fala de quadrinhos que valem a pena “garimpar” em gibiterias, sebos, estoques antigos de livrarias virtuais, feiras de livros e, se a grana estiver muito curta, em bibliotecas públicas. Sim, existem quadrinhos em bibliotecas públicas, é só procurar.

    A pedra garimpada de hoje é Imbatível: Justiça e Legumes Frescos de Pascal Jousselin, texto, desenhos e arte-final com cores de Laurence Croix. Foi R$ 10,00 em uma feira do livro, pela editora Nanabooks, lombada quadrada, capa cartão, cores e formato original franco-belga.

    Estas as aventuras de Imbatível, o verdadeiro super-herói dos quadrinhos, cujo superpoder é saber que está em uma história em quadrinhos e poder viajar entre os quadros vendo inclusive as cenas de outros quadros. Pela perspectiva dos personagens comuns, é como se ele pudesse dar saltos dentro do espaço-tempo. Somente o próprio Imbatível percebe que está limitado a própria página.

    Mas imbatível não é o único que tem o poder da metalinguagem; o vilão Piadista pode viajar de uma página para a próxima ou para a anterior. O Garoto 2D, estagiário do Imbatível, tem o poder da perspectiva e da perspectiva forçada; Porquinho tem o poder da palavra e seus balões de fala surtem efeitos naquela realidade. Um raio criado pelo cientista maluco pode criar buracos na realidade deixando buracos concretos na página e isso tem implicações para os personagens que não enxergam o que está acontecendo.

    Imbatível é uma paródia de super-heróis da melhor qualidade, uma aula gráfica de perspectivismo, cada personagem tem sua própria visão do que está acontecendo e de quando está acontecendo e, acima de tudo, é uma aula de narrativa gráfica. Uma experiência divertida que explora todo o potencial metalinguístico da mídia quadrinhos.

    Imbatível é o verdadeiro super-herói dos quadrinhos porque os poderes dele estão relacionados com a mídia quadrinhos e com um grande bom humor que torna as histórias cômicas de fato. É uma obra imperdível para quem gosta de super-heróis, para quem não gosta de super-heróis, para quem gosta de quadrinhos e para quem nunca leu quadrinhos. Enfim, é uma obra para todos. Pascal Jousselin cria uma obra gráfica onde uma sobreposição de elementos básicos muito bem executados resultam numa complexidade simples de entender, curtir, sorver e rir. Normalmente não coloco contracapas nas minhas resenhas, mas esta exemplifica tudo o que aqui escrevi.

    Deixe seus comentários com carinho e educação, pois eles serão lidos com carinho e educação. Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “Garimpando em Gibiterias” e clique no botão “Pesquisar”. Ou digite apenas “garimpando” e encontrará títulos a mais em garimpos de eventos.


    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garimpando Em Gibiterias: Shin de Isaac Santos

     O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como li...