O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Lá fora, grandes obras permanecem em catálogo permanente tal como livros clássicos. Os editores de quadrinhos nacionais são bem imediatistas e até mesmo obras como Fradim, Watchmen, Piratas do Tietê e Maus ficam difíceis de encontrar de tempos em tempos. A série “Garimpando em Gibiterias” fala de quadrinhos que valem a pena “garimpar” em gibiterias, sebos, estoques antigos de livrarias virtuais, feiras de livros e, se a grana estiver muito curta, em bibliotecas públicas. Sim, existem quadrinhos em bibliotecas públicas, é só procurar.
A pedra garimpada de hoje é Orixás Renascimento de Alex Mir (roteiro e edição), Laudo Ferreira (capa e desenhos), Germana Viana (arte e cores) e Omar Viñole (cores). O preço foi R$22,00 (mais eventual frete), formato americano, lançada em 2018; e foi garimpada na loja virtual de um dos autores, procure e visite todos.
Aviso importante! Se você for um intolerante religioso ou um racista, este quadrinho não é para você. Para as pessoas que praticam o respeito as diferenças e a empatia, vamos em frente. Orixás Renascimento traz duas histórias com roteiro de Alex Mir:
A primeira é Iroco com arte de Laudo Ferreira e cores de Omar Viñole. Numa vila da África, as mulheres não conseguem ter filhos. Decididas a não perderem seus maridos, elas se munem de coragem e vão pedir ajuda para a primeira das árvores. Mas, Irôco não fará nada de graça e qual será o preço que essas mulheres terão que pagar pelas suas crianças? A história é curta, ir além daqui é dar spoilers.
A segunda história, Oxum, o Voo do Pavão, teve desenhos e cores de Germana Viana. Os orixás se revoltam contra Olorum, que, em reprimenda, pune a Terra com uma seca. Conseguirá Oxum levar a Olorum um pedido de perdão em nome da sobrevivência da humanidade? Novamente, ir além daqui é dar spoilers.
A revista contém extras bem interessantes: uma bibliografia com as fontes estudadas pelo autor dos textos; sketches, rascunhos e passo a passo da criação de página; galeria de arte trazendo também gravuras de artistas convidados e biografia dos autores. A revista é parte de uma série, mas as histórias são completas e autocontidas. Textos e desenhos são primorosos. Uma coleção que vale muito a pena ler.
Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa “Pesquisar no Blog”, digite garimpando e clique no botão “pesquisar”. Faça o mesmo no blog Literakaos.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário