Finalmente de volta no Brasil, a obra-prima dos quadrinhos, Usagi Yogimbo de Stan Sakai, agora em formato original americano, miolo preto e branco, capa cartão, pela editora Hyperion Comics.
Bom, o coelho samurai dispensa apresentações, mas caso você tenha chegado agora no planeta Terra, ele é criação do norte-americano descendente de japoneses Stan Sakai, para homenagear a cultura de seus antepassados nos EUA. O traço realmente lembra o de mangá, mas a leitura é no sentido ocidental. As homenagens ao Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima são evidentes.
As histórias são bem curtas, mas destaco a primeira que mostra como Usagi Yogimbo virou um ronin após a morte de seu mestre. Apesar de só ter sido publicado por aqui duas vezes e de nenhuma editora ter completado a série por aqui, Usagi Yogimbo é uma influência para todos os quadrinhos estadunidenses, com efeito, sua influência se estende a criação dos Tartarugas Ninja, tendo inclusive feito uma participação especial na primeiríssima série de desenhos animados dos quelônios mutantes.
Agora é torcer para que a Hyperion Comics finalmente complete essa série por aqui. Uma série verdadeiramente indicada para todas as idades, com muito bom humor, gargalhadas até e com várias camadas de compreensão e entendimento, para crianças de 12 a 120 anos (ou até bem mais).
Boas leituras e até breve!
Rodrigo Rosas Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário