sábado, 24 de junho de 2023

[Resenha] Dissociação de Caio Zero


    Dissociação de Caio Zero, texto e desenhos, é a mais nova ficção científica do selo Negro Geek da editora Ultimato do Bacon. Como toda boa ficção científica, é sobre a nossa realidade, mas num pano de fundo futurista cyberpunk. E sobre o que é Dissociação mais precisamente?

    Dissociação é sobre a violência estatal contra comunidades periféricas que atinge sobretudo os jovens e as crianças negras e pobres. Na história, Marta luta para não esquecer seu filho, que desapareceu com outros dois garotos. O descaso das autoridades se manifesta pela atuação do S.F.M., Serviço de Força e Mídia, que luta para que o desaparecimento das três crianças seja esquecido e tenta limpar da memória de Marta as lembranças de seu filho, Amiri.

    Se a história parece real é porque foi baseada num desaparecimento real de três garotos do Rio de Janeiro. A polícia só começou a se mexer quando a mídia entrou no caso divulgando-o. Ainda assim, só um ano mais tarde, os corpos dos três garotos foram encontrados e o criminoso preso. Mas parece não haver por parte da polícia do Rio nenhuma urgência em encontrar três garotos negros e pobres de periferia a não ser enquanto a mídia televisiva está olhando.

    Esse caso de morte de crianças pretas e periféricas está longe de ser isolado, elas são as maiores vítimas de balas perdidas e nada é feito quando a bala é identificada como vindo de uma arma da polícia. Como toda boa ficção científica, Dissociação é um convite para olharmos dentro de nós mesmos enquanto indivíduos e enquanto membros de uma sociedade doente que aceita e normaliza a desigualdade racial e social. Mudanças não serão fáceis, rápidas nem milagrosas, mas precisam começar a acontecer. Uma boa surpresa da edição é o poema Brasilamentos de Dandara Suburbana que complementa a história com chave de ouro.

    A revista foi publicada por financiamento coletivo e estará disponível em gibiterias físicas e na Amazon assim que os apoiadores da campanha receberem seus exemplares. Capa cartão, formato americano, miolo preto e branco, história completa, alguns extras em textos de convidados, pequena biografia dos autores, lombada canoa grampeada. Foi publicada pela editora Ultimato do Bacon e pelo selo Negro Geek e, como as demais edições desse selo, acredito que o preço de capa ficará em torno de R$ 32,00 (mais o eventual frete).

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos



3 comentários:

  1. Capa bem med0nh4. A história parece ser Boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa reflete o que estão tentando fazer com a protagonista, Marta.

      Excluir
    2. O ato é medonho, mas está bem desenhada.

      Excluir

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...