O mercado de quadrinhos no Brasil é muito fraco, sejamos honestos. Por esse motivo, os eventos de quadrinhos no Brasil, por menores que sejam, precisam ser estimulados e divulgados. São momentos em que leitores e criadores de quadrinhos (escritores e desenhistas) podem interagir sem intermediários. A série “Garimpando No Evento...” fala de quadrinhos que foram comprados diretamente com os criativos nos eventos.
A pedra garimpada de hoje é Futum #01 de vários autores do quadrinho underground carioca, foi garimpada no evento A Belle e a Feira de 10 de junho de 2023 por R$30,00.
Muito bom humor dentro do possível para falar de um tema polêmico, Futum é sobre a luta para descriminalizar a maconha. Erva essa cujo principal motivo de sua criminalização é o racismo, daí o muito bom humor dentro do possível. Sim, foi o racismo o maior motivo para a criminalização da maconha, o quadrinho abarca isso na nossa realidade com uma história que fala da violência policial em comunidades pobres, mais precisamente no Jacarezinho. Afinal, o álcool é sabidamente mais nocivo que toda a potencial nocividade da maconha, mas é legal.
Além dos quadrinhos, Futum traz uma matéria sobre a precariedade da maconha em virtude da ilegalidade e um quadrinho que também fala sobre isso, de como os usuários não tem acesso a uma maconha de qualidade em virtude da ilegalidade. Enquanto isso os cigarros de nicotina são vendidos sem problemas, mas essa observação é minha, a equipe de Futum não perde tempo falando da nicotina. Apesar do gibi não falar, devemos sempre lembrar que os usos medicinais da maconha levariam alívio e cura a muitos pacientes a um custo baixo se a maconha fosse legalizada.
As histórias da revista são muito curtas, de modo que não as comentarei uma a uma para não dar spoilers. O intuito da revista é fazer o leitor pensar sobre a realidade social e da injustiça que permeia a proibição da maconha no Brasil, ainda assim, o leitor tem o direito de discordar, estamos numa democracia.
Este garimpo tem periodicidade indefinida, mas, se você quer conhecer mais, na área de pesquisa deste blog, digite “garimpando” e clique no botão “pesquisar”. Assim, você verá tanto os outros garimpos de eventos como o “Garimpando em Gibiterias”.
Boas leituras!
Rodrigo Rosas Campos
P.S.: Para saber mais sobre o assunto, também recomendo o livro Maconha de Denis Russo Burgierman da Coleção Para Saber Mais da Super Interessante. É um livro de 2002, mas ainda é uma boa introdução sobre o tema e do porque se luta pela descriminalização da maconha no mundo. Ele passa pelos usos legítimos da maconha, da medicina às indústria têxtil e de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário