domingo, 25 de junho de 2023

[Resenha] Escafandro: O Mosaico de Luís Carlos Sousa e Lucas Rebelo – Mechas Versus Kaijus Made In Brazil

    A série de revistas Escafandro, da Ultimato do Bacon Editora, nos traz O Mosaico, história original de Luís Carlos Sousa e Lucas Rebelo. Sendo que Lucas Rebelo foi responsável pela criação, argumento, desenhos, cores e capa; enquanto Luis Carlos Sousa fez o roteiro, o texto propriamente dito com os diálogos, as letras e os balões.

    Mechas versus kaijus, ou seja, robôs gigantes tripulados contra monstros gigantes num mundo pós-apocalíptico. Essa é a premissa inicial de O Mosaico que vai muito além disso. Na história, um piloto de mecha está tentando sair de um local perigoso e desolado enquanto faz seu mecha carregar um mecha avariado. O piloto do robô gigante avariado está mal e é o irmão do piloto que está tentando resgatá-lo. Já nessa primeira parte da história, vemos que os autores abordaram um lado nada épico de uma premissa fantástica. Isso é sensacional!

    Entretanto, as notícias não são boas para os pilotos em fuga; o ponto de extração, onde uma nave resgataria os dois sobreviventes, ainda está a quilômetros de distância e não há nada que o comando possa fazer a respeito. Como nada é tão ruim que não possa piorar, os robôs em fuga são interceptados por um dos monstros gigantes daquele mundo. Em meio a esse caos, Póllux, o piloto do robô funcional, pede a seu irmão, Cástor, que este fale sobre a infância deles para que Cástor não durma, afinal, Castór está mal, se ele dormir, poderá morrer. Ir além daqui é dar spoilers.

    É excelente! É surpreendente, não esperava mesmo aquela conclusão. De fato é uma história em camadas e o risco de dar spoilers é grande. O que pode ser dito sem dar spoilers? No fundo, é uma história sobre violência cotidiana com uma crítica ao entretenimento que se apoia na violência e é voltado para crianças; um entretenimento baseado em “aventuras” que é sobretudo voltado aos meninos.

    É uma história com várias possibilidades de história dentro dela mesma. Uma história que questiona de forma sutil pequenos elementos da nossa sociedade. Uma história que traz tudo que está no cerne de uma boa ficção científica. Para quem souber ler, não será só sobre robôs lutando contra monstros. A edição possui formato americano, lombada canoa grampeada, em cores, R$22,00 mais o eventual frete. Está a venda na loja virtual da editora Ultimato do Bacon e em gibiterias e livrarias reais e virtuais.

Boas leituras,

Rodrigo Rosas Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Matéria] A Influência de Astro City Em Duas Histórias em Quadrinhos Brasileiras

   Rodrigo Rosas Campos     Para falar de Astro City e de sua influência nas duas histórias brasileiras mostradas a seguir, temos que voltar...