domingo, 23 de fevereiro de 2025

[Resenha] A Odisseia de Gonçalo Bombom de Wander Antunes


 

+18


    A história deste quadrinho se passa num triste tempo em que as rinhas de galo eram permitidas no Brasil, sobretudo no interior do país. Gonçalo Bombom é um simpático pescador de uma cidade pequena que não gosta de ir a missa, mas obriga o filho a acompanhar a esposa na missa; bebe e esquece tudo o que fez durante as bebedeiras; e gosta de usar os serviços das mulheres da vida, principalmente da Sergipana. Eis que o galo de briga do coronel da região é roubado. Os jagunços desse coronel contratam Gonçalo Bombom para ajudá-los a encontrar o tal galo, uma vez que o nosso “herói” é conhecido e querido por todos e sua presença pode facilitar as buscas pelo galo perdido.

    Não, isso não é uma história de detetive; já alerto que o próprio autor, Wander Antunes, textos, desenhos e cores, mostra o que aconteceu ao galo no início da história e isso está até na sinopse da contracapa do quadrinho. O foco da história é ver uma verdadeira comédia de erros pela qual o protagonista passa, principalmente quando ele se lembra de quem foi que roubou, matou, preparou, serviu e almoçou o tal galo para pagar pelos “favores” da Sergipana.

    A Odisseia de Gonçalo Bombom é uma história de época, uma excelente comédia de erros em quadrinhos com uma crítica ácida ao coronelismo, regada a muita violência enquanto nosso “herói” tenta escapar da arapuca na qual se meteu, mas não é uma história de investigação e mistério; na verdade, não tem mistério nenhum, visto que Wander Antunes fez questão de não fazer nenhum mistério, e isso foi a única coisa que me decepcionou. Custava o autor começar a história no momento em que Gonçalo era contratado pelos jagunços e o destino do galo era mostrado em flashbacks durante as investigações?

    Justiça seja feita, ainda assim, é uma história escrita por Wander Antunes, é bem acima da média assim como Crônicas da Província e Contos de Honra e Sangue. A Odisseia de Gonçalo Bombom é uma publicação conjunta da Ultimato do Bacon Editora e da Trem Fantasma Editora. Capa cartão com orelhas, formato franco-belga, em cores, preço R$59,90 (mais eventual frete). Uma comédia rasgada carregada de brasilidade!

Boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Resenha] A Odisseia de Gonçalo Bombom de Wander Antunes

  +18     A história deste quadrinho se passa num triste tempo em que as rinhas de galo eram permitidas no Brasil, sobretudo no interior do ...